FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Camila Geracelly



Registrado: 20/12/11
Idade: 40
Mensagens: 11
Localização: Campina Grande-PB

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 10:12 pm    Assunto: Shimpaku Responder com citação

Comprei esse shimpaku há uma semana em uma feira de flores de Holambra em João Pessoa - PB.

Li um pouco e tentei trabalhar com ele. Como não tenho experiência com bonsai (já tive um bonsai de bambu), li que deveria trocar o vaso, colocá-lo em um vaso maior e fiz a mistura de casca de pinus, cacos de telha, areia e um pouco de esterco aproximadamente nas proporções: 40+20+30+10.

Hoje, depois de uma semana de ter transplantado, resolvi fazer uma poda seguindo as orientações do fórum, como foi a primeira vez que fiz, não achei que ficou legal e eu tive medo de matá-la.

O que posso fazer para melhorá-la? Ou é melhor eu deixá-la crescer? Não sei quanto tempo ele tem, mas tem o diâmetro de um cigarro e aproximadamente 17 cm de altura.


















Esse verde no solo são restos da poda.

Outra dúvida: Montei o vaso da seguinte forma: Coloquei cacos de telha no fundo, cobri ele com TNT (substituindo a manta de bidim) para segurar o substrato e coloquei a mistura listada acima, será que vai dá certo? ou eu preciso furar o fundo do vaso?





Aguardo dicas, informações e soluções.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Eduardo Valmórbida



Registrado: 26/03/11
Idade: 32
Mensagens: 70
Localização: Iomerê-SC

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

Camila Geracelly

Eu acho que você deveria ter plantado ele em uma bacia com o substrato bem drenante, sendo a bacia bem furada.

Eu não conhecia essa técnica de usar o TNT separando os cacos cerâmicos do restante do substrato, e penso que se o vaso não for perfurado a agua vai acabar acumulando no fundo e com o tempo vai causar um apodrecimento das raízes, e quem sabe até a morte da planta.

Os furos no vaso não servem apenas para a drenagem, eles são importantes para a oxigenação das raízes.

Mas agora o que esta feito, esta feito. Acho q a unica coisa que deverias fazer é perfurar o vaso.
E quando quiseres fazer mais alguma intervenção nele espere pela epoca adequada que é no inverno, visto que esta espécie não tolera intervenções radicáis fora de época, o que pode acarretar na perda da planta

E o mais importante de tudo Muita Paciência


Abraços Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
paulo.go



Registrado: 07/12/11
Mensagens: 37
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 12:08 am    Assunto: Responder com citação

Camila,

embora eu seja um principiante, penso que o mais adequado seria sua planta passar um tempo num escorredor para desenvolver e fortalecer raizes e tronco.

Vai aí um tópico esclarecedor sobre o assunto: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6000&postdays=0&postorder=asc&start=0

Sucesso!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Camila Geracelly



Registrado: 20/12/11
Idade: 40
Mensagens: 11
Localização: Campina Grande-PB

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2011 1:06 am    Assunto: Mais dúvidas sobre o Shimpaku Responder com citação

Retirei a muda do vaso e coloquei em uma peneira grande e funda (maior que o vaso) sobre uma bacia, também furada, porém não coloquei substrato na bacia ainda, pois entendi que a mamadeira só é para ser feita em uma fase posterior. Gostaria de saber como proceder agora, deixo a muda lá até quando, não tenho como deixá-la na terra pois não tenho espaço, além do que ela por enquanto será uma planta viajante, pois como moro em duas cidades, e vivo viajando ela vai ter que ir junto.

Mais alguma opinião, há algo mais que posso fazer, ou agora é só esperar e aguar?

p.s. obrigado rapazes pelas dicas!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2011 7:23 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O ideal é voce comprar um vaso próprio para o cultivo de bonsai, à venda nos sites nacionais, como O Bonsai, Ideal Bonsai, Nipon Bonsai. Pelo tamanho da planta, e por causa de suas "andanças", sugiro algo como o vaso produzido pelo ceramista japonês Shugo Izumi, de Atibaia/SP, mostrado no endereço abaixo:

http://www.idealbonsai.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=1937

Trata-se de uma peça de qualidade, que por ter uma cor neutra, combina bem com a conífera que é seu junipero chines. Além disso, como voce só tem essa planta, nada mais justo que te-la acondicionada num vaso de qualidade, não é mesmo?

Esse tipo de vaso possui um orificio grande no fundo, que auxilia na drenagem da agua da rega diária e na entrada de oxigenio para as raízes crescerem e manterem-se sempre saudáveis. Não use manta bidim, tnt ou qualque outro aparato, pois esse tipo de material não serve para cultivo de bonsai em vaso, lamento dizer.

O substrato que voce preparou está até razoável. Sugiro não adicionar esterco, curtido ou não. Esse tipo de material acidifica as raizes, ao fermentar, graças à rega diária. Isso pode contribuir para a "queima" das ponteiras de novas raízes produzidas pela planta, levando à morte delas, que redundará, obviamente, na morte lenta de toda a planta, vez que as raizes antigas vão morrendo e sempre há novas brotando e crescendo.

O melhor substrato, drenante e esteril, pode ser composto da seguinte maneira: 50% caco ceramico, 20%terra granulada, 10%carvão, 10% casca de pinheiro, 10% pedrisco. A adubação deverá ser iniciada uns 45 dias após o reenvase que pode ser feito no momento em que voce tiver o vaso em mãos, bastando tão somente retirar a planta do recipiente onde está atualmente, lavar bem as raizes e replantar normalmente. No fundo do vaso ceramico coloque uma telinha plastica, para evitar que o substrato se esvaia, em seguida deposite uma leve camada do substrato, coloque as raizes ligeiramente espaladas e cubra com o restante do substrato, de maneira que este não chegue totalmente à borda do vaso, mantendo-o 1cm abaixo dela se possível.

Use um arame fino passado pelos orifios próprios existentes no fundo do vaso, para prender as raizes da planta, fixando-a ao vaso, de maneira que não caia com a rega ou o movimento de transporte/alteração de local. Com o tempo, novas raízes irão nascer e poderão manter a planta estabilizada no vaso, sendo então o momento de cortar fora o arame fixador. Veja imagens desse processo:











As imagens acima têm algumas dicas, e voce pode visualizar e ler no tópico abaixo|:

http://amorpeloverde.atspace.com/bonsai_tecnica.htm

Lembre-se de submergir todo o vaso, cobrindo o substrato, em uma bacia com agua, para dessa maneira molhar bem. Deixe por uns cinco minutos ou até que parem de sair borbolhas na agua, retirando e escorrendo bem antes de depositar o vaso em area fixa.

Essa espécie precisa de sol intenso, o dia inteiro, para sobreviver adequadamente. Não suporta longos períodos em local sombreado, de maneira que vc deve propiciar ao menos a maior parte do dia para seu cultivo sob o sol. Regue apenas ao final da tarde e adube apenas 45 dias do reenvase, usando produtos como o osmocote 9-14-12, por ser um adubo de decomposição lenta (dura entre 3 a 6 meses para se decompor) e inodoro.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Eduardo Valmórbida



Registrado: 26/03/11
Idade: 32
Mensagens: 70
Localização: Iomerê-SC

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2011 11:37 am    Assunto: Responder com citação

Agora fiquei em dúvida.

Por se tratar de um shimpaku, e sabendo que as coníferas não aceitam muito as intervenções fora de época. Seria mesmo o ideal realizar outro reenvase num espaço de tempo tão curto, alem de ser fora de época?
Ou se ao reenvasa-lo sem danificar as raízes não tem problema?

abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2011 4:39 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Eduardo, desde que não corte as raízes, nem as grossas nem as fina, mantendo a quantidade inteira delas, não há nenhum problema em reenvasar, dentro da situação especificada e conforme indiquei. O importante é cuidar da planta, corretamente, ou seja, nada de poda seja nas raizes seja na parte aerea, nem aramação nem adubação. O processo todo pode ser realizado, em qualquer época do ano e não irá acarretar nenhum tipo de perda, isso posso garantir por experiência própria.

Por outro lado, se não se sentir a vontade para executar toda a operação agora, então o melhor a fazer é aguardar a chegada do inverno, ano que vem, para realiza-la.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Camila Geracelly



Registrado: 20/12/11
Idade: 40
Mensagens: 11
Localização: Campina Grande-PB

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2011 7:50 pm    Assunto: Obrigada pelas dicas Responder com citação

Vi o vaso no site e vou comprá-lo.

Por enquanto eu vou mantê-lo no escorredor, mas ainda tenho uma dúvida:
Li no fórum que para engrossar as raízes é importante colocar a planta em solo fértil e bem adubado, mas quando o vaso chegar vou trocar o substrato e colocar o indicado, mas não pode ter nada de esterco ou húmus?

Depois de trocar o vaso devo passar quanto tempo antes de trabalhá-la?

Estou colocando-a sob sol direto, mas ontem e hoje está bem úmido e chuvoso, será que deixá-la do lado de fora de casa pode prejudicá-la?

Muito obrigada pela atenção e aguardo novas instruções!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 7:45 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O reenvase implica justamente em condicionar o crescimento da planta em um recipiente menor, que proporcione estabilidade para a planta crescer bem e saudável. Em contrapartida, o substrato para o desenvolvimento da planta deve sempre ser esteril, totalmente neutro, sem nada de esterco ou adubo, para que a planta possa se desenvolver de maneira controlada pelo cultivador, vez que tudo de que precisa para manter-se seja dado pelo cultivador: aguar diária, para a rega, e adubo periódico (em períodos intercalados ou espaçados).

O acréscimo de adubo ou esterco curtido no substrato é praxe em plantio de solo, ou vasos grandes para plantas ornamentais ou que tenham essa finalidade. No caso de vaso para bonsai, não fazemos esse tipo de aporte, por que se o fizermos iremos perder o controle sobre a planta, podendo inclusive causar sua morte prematura. As raizes, ao serem retiradas do meio onde a planta cresce e colocadas dentro de outro recipiente, com outro substrato, precisam de um tempo para se firmarem e voltarem a produzir novas raizes. À medida em que essas novas raízes nascem e crescem, elas irão necessitar apenas de agua/umidade do solo, luz e calor solar. Se encontram adubo entre o substrato, esse material estará fermentado ou em processo de fermentação, causando a queima dessas novas raízes.

Ora, se nascem novas raízes, significa que as velhas estão em fase final de vida ou mortas. Se as novas queimam e morrem o que acontecerá com a planta? Fatalmente irá secar gradativamente, e ao final de algum tempo, sucumbir tambem, irreversívelmente. Por isso a recomendação para o cultivo implica sempre em não adicionar adubo ou similar ao substrato.

Se voce leu no forum que é preciso adubo para engrossar o tronco, leu corretamente. Agora, se leu que é preciso adubar o substrato antes de envasar, para engrossar as raízes, então está errado o que foi escrito e, lamento dizer, não é um conselho sábio nem correto. Engrossar raízes não é finalidade para o cultivo do bonsai. Nós adubamos uma planta para aumentar o volume das raizes capilares, que são as finas raízes de alimentação da planta.

As raizes capilares agem na capitação da umidade contida no substrato proveniente da agua da rega, bem como do oxigenio que circula, após entrar pelo orificio de drenagem no fundo do recipiente (no caso do vaso de bonsai), e tambem do calor proveniente da exposição solar diária. Esses ingredientes são transformados pelas raízes capilares em produtos quimicos, que irão circular por toda a planta, favorecendo seu desenvolvimento e a manutenção de sua saude. Claro que a planta, em resposta a isso, irá por sua vez captar energia, luz e calor solar, agua da rega e oxigenio, trasnformando via fotossíntese os compostos em outros produtos quimicos, que distribuirá para o restante de suas partes, inclusive as raizes capilares.

Raizes grossas tem por finalidade a nutrição em menor escala e a sustentação da planta em grande escala, quando a planta estiver no solo, principalmente. No caso do vaso de bonsai, apenas plantas recuperadas (yamadori) é que contarão as vezes com raizes grossas aparentes, isto é, que parecem existir mas que na verdade são apenas representativas, por servirem para embelezar a base da arvore, no que chamamos de nebari. Abaixo da superficie, portanto, nunca existirão nem poderão existir, quaisquer raizes grossas. Principalmente se o cultivo for em um vaso de bonsai, mas tambem se for em um escorredor ou bacia plastica.

No caso do vaso que indiquei, voce deve então aguardar até o próximo inverno para proceder ao reenvase. Até lá, sugiro manter a planta como está, sem aramar nem podar, para que ela possa se recuperar adequadamente e manter-se estavel e vigorosa. A partir do segundo mes em que a plantou no recipiente atual, faça um aporte leve de nutrientes, como por exemplo torta de mamona`+farinha de osso ou então o osmocote. A vantagem do osmocote é que é inodoro, não exala odor fétido como a dobradinha TM+FO recomendada. Se dispuser de espaço afastado da residencia e de animais domésticos, então use o organico, senão, prefira o quimico. (osmocote é quimico).

No inverno, voce poderá então aramar sua planta, tanto o tronco quanto os galhos, para dar a eles um leve movimento sinuoso, agregando mais beleza ao bonsai. O arame poderá ficar por um ano ou mais, sem nenhum problema, até que condicione a planta a ficar do jeito que voce quiser. Nesse espaço de tempo, irá continuar adubando para manter a planta sempre saudável, suspendendo apenas no inverno, quando a planta entra em dormência.

No caso de manter a planta em local chuvoso, não há risco algum para a planta, desde que o solo drene bem e a agua não fique retida no fundo do recipiente de cultivo. Isso acontece mesmo em escorredores, caso o volume atual de raizes seja superior ao do substrato contido, ou então quando o substrato se massifica, isto é, perde a capacidade drenante, por causa dos componentes usados, como esterco, terra e areia fina, dentre outros.

Se achar que a planta está com o solo encharcado por mutio tempo e em demasia, retire da area exposta ao tempo, mas mantenha próxima em um local onde continue a receber, indiretamente, a luz do dia. Lembre-se: pode ser pequena, mas é uma arvore/arbusto, então tem condições de suportar as ações climaticas, sem nenhum problema, mas não irá resistir da mesma forma se cultivada dentro de casa por um periodo superior a cinco dias.

Para exemplificação sobre o uso do arame, veja na imagem abaixo, que apresenta um shimpaku (junipero chines, como o seu), com a mesma altura da sua planta, mas com o tronco um pouco mais robusto, que recebeu aramação para formatar o tronco com um movimento bem sinuoso:

[img]http://item.shopping.c.yimg.jp/i/j/bonsai-service_cp-1[/img]

Esse outro tambem teve tambem uma ótima aramação no tronco, para deixa-lo bem sinuoso:



A parte branca chama-se SHARI, e tem por finalidade agregar maior beleza e mais idade para a planta. Veja como fica show uma planta trabalhada, primeiro recebendo um movimento bem sinuoso no tronco, depois (dois anos ou mais) recebe o shari, que após secar bem ao sol, recebe uma camada de um produto chamado calda sulfocalcica, que visa proteger a madeira bem como dar-lhe o aspecto de envelhecida pelo tempo:



E se alguem disser que sua planta é pequena e que não tem como converté-la em algo atrativo como as plantas acima, então mostre as imagens abaixo. Veja que o tamanho delas é ainda menor, comparadas com um isqueiro:









Veja no link abaixo um passo a passo da construção de um shari e jin em um bonsai shohin (leia xôrrim: isso significa bonsai até 25cm de altura):

http://flowers.hunternet.com.tw/showthread.php?t=132483

O texto é meio dificil de ser lido, mas as imagens explicam bem. rss

Veja as mudas à venda no mesmo site em que retirei as imagens acima, para comparar com sua planta. Não são muito diferentes, e todas elas, com certeza, irão ser trabalhadas para se transformarem em lindos bonsai, como os outros:


_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Camila Geracelly



Registrado: 20/12/11
Idade: 40
Mensagens: 11
Localização: Campina Grande-PB

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 3:51 pm    Assunto: Agradecimento Responder com citação

Muito obrigada nickyfury, tirou muitas das minhas dúvidas. Vou seguir suas dicas e assim que trocar de vaso no inverno coloco as fotos do processo de transplante.

Mas por enquanto posso deixá-la no escorredor? ou ela irá sofrer muito?

Mais uma vez muito obrigada!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 4:44 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A planta não irá sofrer muito, por continuar no escorredor. Mas sofrerá se não for exposta a uma quantidade maior, diariamente, de sol, recebendo luz e calor solar a maior parte do dia, com rega apenas ao final da tarde.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Eduardo Valmórbida



Registrado: 26/03/11
Idade: 32
Mensagens: 70
Localização: Iomerê-SC

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 7:32 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Eduardo, desde que não corte as raízes, nem as grossas nem as fina, mantendo a quantidade inteira delas, não há nenhum problema em reenvasar, dentro da situação especificada e conforme indiquei. O importante é cuidar da planta, corretamente, ou seja, nada de poda seja nas raizes seja na parte aerea, nem aramação nem adubação. O processo todo pode ser realizado, em qualquer época do ano e não irá acarretar nenhum tipo de perda, isso posso garantir por experiência própria.


Obrigado pela resposta...

Vivendo e aprendendo


Abraço a todos e Feliz natal Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 3:02 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Eduardo, não há o que agradecer. É algo que precisamos estar sempre fazendo: desmistificando o cultivo de plantas com a finalidade de torna-las, um dia, um bonsai. Algumas espécies apresentam certo grau mais elevado de dificuldade em relação a outras, isso não se discute. Mas ao atentarmos para o conhecimento básico necessário para lidar com uma determinada espécie, analisando e estudando suas reações às nossas intervenções, e desde que sempre façamos tudo com critério, paciência e sem pressa, estaremos dando um passo à frente para realizar o que quisermos, sem prejuízos materiais, que é o mais importante.

Para isso, basta tão somente pesquisarmos na net, sobre determinada espécie, para aumentar aos poucos nosso cabedal de conhecimento sobre ela, bem como é preciso tambem um pouco de esforço no sentido de estudarmos igualmente sobre fisiologia vegetal, botânica, e tudo que se relacione ao cultivo de uma maneira geral: raizes, folhas, troncos, simbiose, fotossintese, por aí vai. Aos poucos vamos aprendendo a distinguir o "joio do trigo", de maneira que podemos passar para a fase prática e lidar, corretamente, com a espécie, seja ela qual for.

As coníferas, de uma maneira geral, são tão simples de se cultivar quanto qualquer outra planta. Junipero, então, nem se fala. Isso é mato em alguns países, crescem largados, ao sol, suportando mudanças e alterações climaticas severas, então não vejo por que nos intimidarmos diante de uma planta como essa e deixarmos que ela nos comande. Nós é que temos que comandá-la e ela tem que nos obedecer. Wink

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing ou não? Twisted Evil
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil