|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 12:27 pm Assunto: DURANTA REPENS ada. Francisco Lustosa e Roni em ação. |
|
|
Meu compadre Ronivaldo, bonsaista e forista, fez um yamadori e obteve para si uma ótima duranta, com um bom tronco. Após a recuperação plena da planta, com muitas e vigorosas brotações, levou-a até o viveiro do bonsaista Francisco Lustosa, para que ele o ajudasse na estilização:
Compadre Roni apresenta sua duranta:
Após uma analise criteriosa, Lustosa optou por sugerir uma mudança radical, preservando apenas um galho para formar uma estrutura aerea com ele, e explorando o restante da madeira do tronco, num belissimo SHARI extensivo:
Cuidou-se de proteger o unico galho preservado, para evitar danos decorrentes de acidentes fortuitos com o uso do maquinário elétrico (dremel e makita):
Lustosa (E) e Roni (D) se revezaram durante o desbaste, para não se cansarem e o resultado sair bem composto:
A madeira dura da planta foi explorada ao máximo, tanto no ápice quanto no meio e na base do tronco:
A exploração do shari visava relevar principalmente o movimento levemente sinuoso que o tronco apresentava:
O bonsaista Glauco Felix apareceu para dar seus palpites e sugerir alterações quanto à exporação da madeira:
Sugestões aliás aceitas de bom grado pelos amigos Lustosa e Roni:
A vantagem de se trabalhar um shari extenso num bloco tão robusto de madeira viva é algo que não se pode deixar de observar. O resultado, claro, é sempre bem melhor que se fosse um tronco mais fino:
Nesse ponto o trabalho foi finalizado. Agora teremos que aguardar a recuperação da planta, bem como estimular o engrossamento de seu unico galho formador, para estabelecer uma aramação criteriosa nele e corrigir seu posicionamento, com uma distribuição que some harmonia visual da estrutura aerea com o restante do tronco.
Além disso, com a recuperação da planta, poderá ser dada continuidade ao trabalho exploratório, ensejando seu refinamento, através do polimento da area exposta e aplicação de produto impermeabilizante protetor, para evitar o apodrecimento da madeira inclusive.
Opiniões, sugestões e criticas são sempre bem vindas, por isso sintam-se à vontade para coloca-las. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 1:24 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pelo trabalho, só não entendi por que deixaram apenas um galho...
Vou continuar acompanhando pois tenho uma duranta em situação parecida só que com uma diferença a minha já está com a parte aérea bem encaminhada, entretanto o tronco ainda não foi retificado.
Em breve criarei um tópico aqui sobre ela.
Gostaria de saber do amigo nick se devo transplantá-la novamente pois eu achei jogada fora em um jardim então plantei na primeira coisa que achei aqui em casa e era um vaso de xaxim que a minha mãe tem aqui e que inclusive tem uma planta dentro.
E estou com medo de transplantá-la pois o yamadori foi feito há uns 4 meses (Não sei se duranta aguenta intervenções desse tipo...
Aguardo respostas e mais uma vez parabéns pelo trabalho... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 4:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, apesar da duranta ser uma espécie bem resistente, sugiro mante-la onde voce a plantou, até a próxima primavera (no ano que vem, portanto), para proceder ao novo reenvase. Dessa vez, com calma e tranquilidade, passe para outro recipiente melhor de cultivo, com um substrato bem drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão e casca de pinheiro (ou de outra arvore, como abacateiro, p.ex., se não achar pinheiro).
Em relação ao unico galho na duranta, tenho que informar que a planta foi trabalhada como se fosse uma OLEA (oliveira spp) silvestre, proveniente de yamadori. As oliveiras de yamadori, na Europa, geralmente são estilizadas nesse aspecto, em que apenas um galho é preservado para no futuro ser usado na formação da estrutura aerea, e a madeira do tronco é totalmente explorada, em shari extensivo (que expõe a maior parte da madeira), de forma a compor um trabalho que tem origem na observação dessa espécie na natureza onde ocorre.
A idéia, como se vê, não é original, mas o principio no qual ela se baseia é inovador, se compararmos esse trabalho com outros existentes em nosso país, que infelizmente ainda não tem um alcance muito grande em termos de bonsai artistico. Isso se deve ao fato de que muitos bonsaistas ainda estão presos à velha escola classica de bonsai japonesa, tentando duramente ainda aplicar as velhas e arcaicas regras, ao visualizar uma planta bruta e tentar arduamente transforma-la num bonsai apresentável.
No caso dessa duranta, por exemplo, muitos foristas, inclusive bonsaistas experientes, passariam ao largo de tentar esse tipo de abordagem em sua estilização, não por não conseguirem realiza-lo, mas por não terem o conhecimento de sua possibilidade e existencia, que é bem mais inovadora aliás, preferindo por outro lado uma abordagem classica, em que aproveitaria na estruturação aerea a maioria dos galhos e não apenas um.
Esse um, porém, não precisará ficar na unicidade, vez que poderá ser dividido em outros, bastando deixar crescer e engrossar novos galhos a partir do principal, estabelecendo com eles patamares sobrepostos, criando com isso areas negativas entre os galhos, e formando uma copa mais densa e não tão simplista quanto a principio, erroneamente, se poderia pensar que será.
A título de exemplificação, veja algumas Oleas, var. sylvestris, estilizadas com base nesse principio:
Como podemos observar por essas imagens, o bonsai que emerge aqui não é aquele tradicional, com um primeiro galho aqui, o segundo galho ali, um galhinho de fundo acolá e um ápice. Não há mais essa divisão, e o tronco é cada vez mais explorado, para mostrar todo o pontencial da arvore, deixando de ser apenas um participante efetivo, para se tornar até mesmo o astro principal, em que a copa funciona como um coadjuvante, quando não um mero espectador.
Foi mais ou menos isso que o Lustosa visualizou, quando analisou o material apresentado pelo Roni, e estabeleceu as linhas gerais de ação para realizar seu projeto mentalizado. Claro que, como frisei, ainda falta algo para concluir, e não estou me referindo à parte aerea, mas sim na parte de madeira exposta. Mas com o tempo, isto é, mais algum tempo, isso será resolvido tambem, e o resultado, prometo, será ainda mais surpreendente do que agora.
Mais oliveiras podem ser visualizadas aqui:
http://kintall.blogspot.com/2009/08/uma-galeria-de-oleas-europeas-bonsai.html
http://kintall.blogspot.com/2009/11/39-projetos-olea-peninsula-iberica.html
Não basta ter boas idéias. É preciso executá-las, projetar outras e apresentar aqui, no forum, para que todos possam estar aprendendo e sentindo estimulados a tentar mudar tudo isso que está aí, sobrando.... _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 7:08 pm Assunto: |
|
|
Nick, fico muito agradecido pela explicação, é sempre bom aprendermos novos caminhos na arte...
Gostei muito dos exemplares que me mostrou, inclusive pretendo acompanhar a duranta do Lustosa, para continuar aprendendo.
Mais uma vez obrigado... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 8:33 pm Assunto: |
|
|
Muito bom o registro e trabalho realizado até agora Nicky... Bastante didático, parabéns!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 10:27 pm Assunto: |
|
|
Nicky, acabei vendo o outro tópico antes e opinei lá. Mas apenas para deixar registrado aos que somente vierem a ve este.
Quero parabenizar a equipe pelo excelente trabalho artístico na madeira. E lógico pela visualização diferenciada de um material que a maioria iria estilizar de forma tradicional. Apenas acho que se poderia tirar um pouco mais de madeira da metade do tronco para cima a fim de afunilar mais o tronco e assim eliminar a inversão de conicidade que ao menos nas fotos se apresenta. Não pela inversão em si, mas por de fato ficar meio estranho. Claro que as fotos podem não retratar a realidade, mas dentro do que se vê acho que esta intervenção seria necessária.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 11:39 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio Luis, na verdade é como disse no final: ainda falta o refinamento, e pelo que o Lustosa me disse, dias depois desse trabalhão todo ele ainda realizou algumas alterações nesse sentido, de maneira que deve ter corrigido não só a falha que voce indica, mas outras tambem. Eu estou meio sem tempo para ir até a casa dele e fotografar novamente a planta, mas tão logo possível farei isso e complemento, aqui, para que todos possam analisar como ficou o procedimento na sequencia.
Por um "descuido", acabei publicando o outro tópico, que está incompleto. Não consegui contato com o Mario, mas pedirei a ele a exclusão, para que fique apenas este, que está mais completo.
Alexandre, agradeço suas palavras elogiosas. O sentido didático deve sempre prevalecer na mostra de todos os foristas, na minha opinião, principalmente quando houver trabalhos como esse da duranta, que fogem um pouco das "amarras" tradicionais do bonsai. Há muito que esse tipo de "avanço" é tônica sempre presente nos trabalhos europeus e japoneses, penso que é chegada a hora de nós começarmos a ver e estudar isso com maior interesse e profundidade, sob risco de ficarmos "para trás" no universo do bonsai.
É algo bem como o trabalho do bonsaista Robert Steven, da Indonésia, que inova na arte penjing, ao apresentar trabalhos bem diferentes do que tradicionalmente víamos até então. É preciso conhecermos as regras para podermos moldá-las ao nosso bel prazer e descobrir novas e diferenciadas formas de fazer bonsai. O caminho é esse, então. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 12:52 pm Assunto: |
|
|
Nicky, mais uma vez parabéns pelo post, fico feliz e me sinto privilegiado de ter contato com pessoas tão esclarecidas nesta linda arte...
Gostaria de lhe pedir licença para lhe mostra o tópico no qual mostro a duranta que eu lhe citei acima...
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20154
Antecipadamente agradeço pelas opiniões e sugestões e mais uma vez pelos ensinamentos. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 2:07 pm Assunto: |
|
|
Nicky, excelente visão do Lustosa e, principalmente, excelente trabalho com a retífica. Pode parecer fácil, mas dar aparência natural a um shari como se fosse que a natureza tivesse construido,...... é muito difícil!
O Lustosa conseguiu!
Abraço, véio! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 2:15 pm Assunto: |
|
|
Nicky, atualize sempre que possível este trabalho.
Abraços. |
|
|
 |
gilbertovm

Registrado: 28/08/11 Idade: 46 Mensagens: 92 Localização: Goiania-GO
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 4:15 pm Assunto: |
|
|
Minha durante é parecida com essa. vou acompanhar, e tentar copiar algo depois  |
|
|
 |
Roni
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 7:16 pm Assunto: |
|
|
Compadre Nick;
Creio que o Hélio Luís acertou em cheio em seus comentários em relação ao fato de que podíamos ter explorado melhor a conicidade da planta, mas eu particularmente só vim a perceber isto vendo as fotos.
Parece que o dono da planta se assustou com alguma coisa, olha só a cara de assustado dele, acho que que foi com o fotógrafo KKKKKKKKKKKKKKKKK.
Quem seria ?????!!!!!!!!!!!!! |
|
|
 |
paulo.go

|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 11:28 pm Assunto: |
|
|
Excelente o trabalho! Analisando as fotos, vejo anos e anos de experiência refletidos nesse trabalho. Parabéns aos colegas bonsaístas! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|