FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Zelkova Serrata
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Roberto Servidio Filho

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 4:24 pm    Assunto: Zelkova Serrata Responder com citação

E aí Galera ... beleza !!!

Hoje foi dia de "arte" .... tinha esta muda comigo há alguns meses e não tinha idéia de como iniciar os trabalhos .... me aventurei em tentar algo novo para mim.

Gostaria da opnião de todos e algumas idéias para dar continuidade....a parte da madeira morta é a primeira vez que tento fazer....não sei se ficou bom.....mas é assim que aprendemos né...abçs a todos !!!!

Antes...

Durante...

Depois....

Frente

Detalhe....

[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Roberto Servidio Filho

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Nenhuma dica........acho que fiz besteira....kkkkkkkkkkk
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2011 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que esta um pouco disproporcional. Eu faria o seguinte: faria mais furos nas laterais para facilitar a troca gasosa, esperaria sua recuperação até setembro, onde faria tres alporquias, esperaria surgi novos brotos da matriz que teria mais ou menos 10 centimetros de altura. Assim teria 4 arvores com um bom potencial.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Roberto Servidio Filho

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 1:41 pm    Assunto: Responder com citação

Edu Miranda.....Tentei fazer uma projeção do que busco daqui algum tempo com esta muda.....vc acha que continuaria desproporcional? acho que com a compactação da folhagem o aspecto ficará melhor e menos desproporcional......Obrigado.....Abçs

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 2:40 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Acho que falta um pouco de conicidade ao tronco. Sugiro um alporque uns dois dedos acima desse primeiro galho da esquerda, que seria devidamente aramado e reposicionado, para construir a estruturação aerea a partir dele, bem como das novas brotações que irão sair entre a base e esse galho, inclusive.

A parte superior poderia render algo mais interessante, se separada pelo alporque. Ao menos o primeiro terço ganharia em conicidade e uma possibilidade mais interessante de trabalho quanto a formação aerea. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Companheiro, eu particularmente podaria (ou faria um alporque para aproveitar esta parte de cima como foi sugerida pelo colega) logo á cima do primeiro galho, tranformando este galho em novo ápice. Observe que o tronco do seu exemplar tem a mesma espessura por toda sua extensão praticamente, transformando este primeiro galho em novo ápice sua planta vai ganhar conicidade, indispensável para que tenha características de uma árvore. Lembrando que efetuada a poda, passar pasta cicatrizante para evitar apodrecimento no local, contribuindo também para uma recuperação satisfatória.

Abraços.
Roberto Servidio Filho

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 3:11 pm    Assunto: Responder com citação

O Alporque nesta espécie é muito difícl de ser feito?
Eu nunca fiz em nenhuma espécie e os tópicos que li aqui no forum não mencionavam nada sobre Alporque em Zelkova.....aí ficam dúvidas quanto a melhor época para ser feito, tempo que leva para as raizes aparecerem, quantos alporques deveria fazer.
Sou iniciante nesta arte e tenho um pouco de receio em fazer uma intervenção desta sem a ajuda dos colegas.....se puderemn me dar mais informações vão ajudar muito.....Obrigado pelas idéias de todos.

Valeu !!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 4:25 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Roberto, não há dificuldade nenhuma em fazer um alporque nessa espécie, vez que ela é bem semelhante ao ulmus. A alporquia é uma técnica antiquissima, que data dos primórdios biblicos, aliás, vez que provavelmente foi usada na formação das plantas que faziam parte dos jardins suspensos da Babilônia.

Não há mistérios, de modo que voce pode usar como exemplificação o material disponivel no site do Atelier, além de imagens aqui no forum, tambem:

http://www.atelierdobonsai.com.br/

Outros sites tambem explicam bem:

http://www.jardineiro.net/br/artigos/alporquia.php

http://www.bonsai.aveiro.co.pt/artigos/reproducao-por-alporquia-art9.html

http://www.plantasonya.com.br/tecnicas-de-jardinagem/alporquia-como-fazer.html

http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?t=71

No preparo, o bonsaista e amigo forista Elio, de Curitiba/PR, sugere usar vermiculita, ao invés de usar musgo esfagno, pois facilita muito quando da retirada do alporque, evitando perdas das frágeis raizes capilares, caso elas se desprendam.

O anel não precisa ser muito largo, mas deve ser bem profundo, de maneira que voce não retira apenas a casca mas um pouco do cerne duro da madeira, para que garanta bem o enraizamento. As novas raízes nascem no ponto acima e não no meio nem abaixo, então aplique uma leve camada de hormonio enraizante no local, antes de fechar com a vermiculita ou musgo esfagno e cobrir com o plastico.

Mantenha sempre levemente umido, mas sem encharcar, nem deixe secar totalmente, para não perder. Como a zelkova é da mesma familia do ulmus, se fizer o alporque agora, em menos de um mes ou dois será possível começar a visualizar as novas raizes, que tão logo mudem da cor amarela esbranquiçada para levemente marrom, estarão maduras o bastante para a retirada do alporque. Retiramos cortando um dedo abaixo do ponto inferior e em seguida enterramos, após retirar com delicadeza o plastico envoltório, usando apenas areia grossa como primeiro substrato.

Em um ano de cultivo, poderemos então desenterrar o conjunto, cortar fora o toco seco e distribuir radialmente as raizes, finalizando essa etapa e iniciando outra, de formação do novo pré bonsai. Fácil né?

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Roberto Servidio Filho

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, muito obrigado pela paciência e pelas dicas que vc dá....suas explicações são sucintas e fáceis de entender, da maneira como explica nossas intervenções nas plantas são muito mais intensas e seguras, vou seguir suas dicas e em breve postarei fotos dos alporques....muito obrigado...valeu!!!
Roberto Servidio Filho

MensagemEnviada: Qua Dez 28, 2011 5:54 pm    Assunto: Responder com citação

Hoje de manhã notei que a Planta estava úmida....como se tivesse sido molhada, porém agora estou reparando e pude verificar que nos locais onde efeuei a poda de Ramos e Galhos está escorrendo uma água pastosa...como se fosse seiva .... não sei o que é.....alguém poderia me ajudar? não sei se é normal da espécie ou se fiz alguma burrada....Obrigado
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: