FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fungo no tronco e agulhas do Pinheiro-Negro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bernardo Amaral

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 10:42 am    Assunto: Fungo no tronco e agulhas do Pinheiro-Negro Responder com citação

Estou a algum tempo com este fungo em um dos meus pinheiros, então ha alguns meses adquiri outro pinheiro-negro saudável, e ele adquiriu o mesmo fungo, acredito que se propaga através de esporos pelo ar.
Em uma floricultura na minha cidade que compro insumos pras minhas plantas, notei que praticamente todos pinheiros deles estão com esse mesmo fungo.
Ele atrasa a brotação das agulhas novas, e seca as antigas com o tempo, apliquei caldo de fumo, deu uma amenizada, mas não solucionou o problema, queria curá-la antes do inverno, pois não sei se eles resistirão o inverno da minha região com esse fungo por mais 1 ano.

Agradeço por qualquer auxílio
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 11:06 am    Assunto: Responder com citação

Cara..

Com essas fotos não dá pra identificar nada. Estão totalmente fora de focos.
Vc poderia tirar umas fotos mais longe?

Abraço
Bernardo Amaral

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 11:28 am    Assunto: Responder com citação

eu tentei tirar em modo macro, mas essa minha câmera é muito ruim, são pontos brancos na planta, tipo pelinhos, eu tava passando uma escova de dente pra remover eles, mas retornam. E no meio das agulhas não tem como escovar.
Vou tentar providenciar fotos melhores.
Bernardo Amaral

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Consegui, nessas imagens abaixo da pra ver melhor o meu problema.

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 11:42 am    Assunto: Responder com citação

Só com Fungicida!!!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Bernardo Amaral

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 1:42 pm    Assunto: Responder com citação

Qual você recomenda Elio?
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 3:36 pm    Assunto: É Responder com citação

ELE GOSTA DEMUITO SOL,,PORÉM DE FRIO.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Bernardo Amaral escreveu:
Qual você recomenda Elio?

Eu uso e recomendo o Folicur. O difícil é comprar pois normalmente exigem cadastro como produtor rural.
Se não conseguir pode usar o Enxofre, mas é mais demorado para acabar com o fungo.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 9:36 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Esse parasita ataca quando o cultivador favorece o ambiente, tornando-o mais propício a sua propagação. No caso do pinheiro, excesso de umidade, constante, no solo, no caule, nas raízes e na folhagem acicular, que se não for corretamente tratado e debelado, pode levar à morte da planta inclusive.

O ideal é regar com moderação, expor ao sol o dia inteiro, sem sombra nenhuma, e usar um substrato o mais drenante possivel, para reter apenas o minimo de umidade necessária nas raizes, eliminando todo o resto proveniente da agua da rega diária, que deve ser reduzida a apenas uma, de preferencia ao final da tarde.

O solo no interior do recipiente de cultivo deve estar livre de liquens, ervas daninhas, cascas e outros dejetos, inclusive restos do aporte regular da adubação. O solo deve estar limpo, o tronco limpo tambem, bem como a base livre de musgo e de liquens, sendo este ultimo um parasita que trabalha em simbiose com o fungo pó branco, com um facilitando a vida do outro e vice versa.

Um fungicida simples pode ser feito a partir da diluição de calda sulfocalcica, dessas usadas para aplicação em madeira morta como shari e jin. Diluido o produto em agua, aplica-se com uma escova, usando-a para remover a placa de fungos, esfregando bem forte, para retirar tudo. Em seguida, usando um saco plastico transparente, grande o bastante para envolver toda a planta e o recipiente de cultivo, cobre-se e isola-se a planta em area afastada do viveiro, para impedir a ação dispersiva de novos parasitas. O saco só é levantando no momento da rega diária. A planta continua sob exposição solar intensa.

O produto usado pelo Elio:]

http://www.bayercropscience.pt/internet/produtos/produto.asp?id_produto=92

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Bernardo Amaral

MensagemEnviada: Qua Dez 28, 2011 12:23 pm    Assunto: Responder com citação

Sulfato de cobre poderia solucionar o problema?
me passaram a medida de 10ml/l

Pelotas é a cidade mais úmida da minha região, aqui se ficar parado mofa! talvez não seja um local ideal para cultivo de pinheiros.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: