FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda e fotos da minha jabuticabeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Dummar
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 28, 2011 5:56 pm    Assunto: Ajuda e fotos da minha jabuticabeira Responder com citação

Olá pessoal

há muito tempo eu estava afim de entrar para esse maravilhoso mundo dos bonsais e nesse final de ano ganhei de presente uma Tuia Azul jovem,.

O vicio foi tanto que na mesma semana pirei e comprei uma jabuticabeira de 12 anos hehehe Fiquei fascinado na "arvorezinha" e a trouxe para casa.

Pois bem. Logo de cara, por recomendação do vendedor fiz uma poda moderada pois a mesma já não era feita a muito tempo e a copa estava um embaraço só.
Durante a poda pude perceber alguns detalhes e venho aqui pedir ajuda para os amigos do fórum:

1- ao regar a planta percebi no vaso uma quantidade enorme ( diria quase uma infestação) de tatuzinho de jardim. Também vi que algumas formigas Beeeeem pequenas andando pelo tronco e até localizei um pequeno formigueiro instalado na copa (já foi removido na poda) mas elas continuam passeando pelo tronco. e também achei algumas lesmas.

Em relação a esses Bichos o que fazer? como fazer?

O vaso está coberto por aquele trevinho sem vergonha que nasce e por uma certa folhagem seca caida.

Devo remover isso tudo?

Algumas folhas apresentam a ponta queimada e algumas parecem estão com a coloração opaca, durante a poda retirei praticamente todas que estavam assim mas gostaria de saber o por quê disso.
não sei em qual tipo de terra ela esta plantada nem qual adubo esta sendo usado mas apesar de tudo a arvore tinha um aspecto geral saudável.

O que fazer por agora para reduzir o surgimento das pontas queimadas e dar brilho as folhas verdes? ( o vendedor disse que muito do estado da planta se deve ao fato dela estar em uma praça onde o índice de poluição de monoxido de carbono é altíssimo.) procede tal informação?

estou anexando aqui algumas fotos que tirei
desde Ƈ muito Obrigado
abraços
Dummar

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei. Acho que ficaria melhor se diminuísse bem a quantidade de galhos e separasse levemente os troncos.
Dummar
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

valeu Tiago!
obrigado!!
na verdade acho que tem muita coisa opra ser feita ainda mesmo ams a duvida é o que fazer e como fazer...rs

fora os ajustes descritos acima.
Smile
abraços
Dummar
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 3:48 pm    Assunto: Responder com citação

valeu Tiago!
obrigado!!
na verdade acho que tem muita coisa opra ser feita ainda mesmo ams a duvida é o que fazer e como fazer...rs

fora os ajustes descritos acima.
Smile
abraços
Fabrício Zerves

MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2011 7:24 am    Assunto: Responder com citação

Os tatuzinhos-de-jardim são crustáceos terrestres, pertencentes a superfamília Oniscoidea, que possuem a capacidade de enrolarem-se como uma bola o que fornece proteção e auxilia na redução da perda d'água por evaporação.

Vivem sob pedras e matéria orgânica em excesso, tais como galhos e folhas e em jardins cujo solo apresenta grande umidade. São muito eficientes como decompositores, pois alimentam-se principalmente de matéria orgânica em decomposição. Raramente causam danos às raízes e às folhas das plantas, e isto ocorre só quando a infestação for muito alta.

Para controlar um pouco sua presença aconselho diminuir um pouco a umidade do seu jardim e mantê-lo limpo de folhas e galhos e plantas invasoras. Se a infestação estiver muito alta retire o máximo de tatuzinhos que puder (com as mãos) e vá controlando. Você pode borrifar produtos específicos (praguicidas) que podem ser adquiridos em casas de jardinagem.

Acho que é isso.

Abraços e bela planta, porém eu concordo em afastar os troncos um pouquinho (fiz o mesmo com minha jabuticabeira e ficou bem melhor).
Dummar
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2011 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

Bem seguindo as dicas dos amigos do Forum vou afastar um pouco os galhos.
para isso pergunto:

1-Posso aramar agora ou existe uma época certa para isso?

2-Para Aramar eu preciso desfollhar??

3- Quanto tempo ela precisa ficar aramada?

4- para aramar preciso fixar o arame naquela parte do tronco onde os dois ainda estão juntos, certo?

5- Eu aramo os dois galhos ou um só?

ufa quantas perguntas rsrs

abraços!
Dummar
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: