Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafa

Registrado: 05/04/08 Idade: 42 Mensagens: 74 Localização: Escada-PE
|
Enviada: Seg Ago 31, 2009 2:18 am Assunto: FLAMBOYANT - Sugestões, críticas e projeções |
|
|
Olá amigos no bonsai.
Consegui esta linda muda de flamboyant em um final de semana que fui à uma praia próxima daqui, Porto de Galinhas. Achei com um potencial muito grande, mesmo sendo um iniciante na arte, creio que com a ajuda de vocês, conseguirei guiá-la para um belo exemplar. Tracionei-a em dois pontos, pois, segundo li em um tópico aqui é a maneira mais segura de se conseguir brotações. Ainda não o tirei do balde onde estava, devo transplantá-lo para um vaso agora? Gostaria de opiniões, críticas e/ou projeções. Obrigado.
foto 01
foto 02
foto 03 |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Qui Set 17, 2009 5:25 pm Assunto: |
|
|
nenhuma sugestão??? |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Sex Set 18, 2009 10:05 am Assunto: |
|
|
Olá Rafa
Sua planta está com um bom movimento inicial.
Sabe das dificuldades de se cultivar um flamboyant?? Aqui no fórum existem algumas explicações muito úteis.
Acho que com esse seu exemplar, basta aguardamos uma maior ramificação pra encorpar sua planta, já com esse estilo que ela mesma sugere.
Tenha um bom trabalho. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Dom Set 20, 2009 4:14 pm Assunto: |
|
|
Flamboiant é meio dificil de trabalhar.
O tronco ja tem um movimento bacana.
Deixa engrossar |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Set 20, 2009 9:09 pm Assunto: |
|
|
Oi conterrâneo
Um detalhe na técnica para se conseguir brotações é que a folhagem deve ficar numa altura abaixo da curva do galho tracionado.
Poda radical também é recomendada
Deixo aqui umas fotos para inspiração:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Qui Mar 11, 2010 8:53 am Assunto: |
|
|
Obrigado senhores pelas opiniões. Desculpem-me pelo atraso, fiquei um período ausente, mas retornei com bastante dúvidas e mudas para pedir sugestões. Abraços. _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
Knight

Registrado: 01/02/10 Idade: 38 Mensagens: 29 Localização: Campo Belo-MG
|
Enviada: Qui Mar 11, 2010 12:01 pm Assunto: |
|
|
Eita, agora me bateu uma dúvida: qual a diferença marcante entre essa planta e a Sibipiruna??? Tenho um exemplar que julgava ser Sibipiruna, mas agora vendo essas fotos, estou em dúvida hehehehe |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Mar 11, 2010 8:56 pm Assunto: |
|
|
Knight: a Sibipiruna é aquela que dá uma vagenzinha que quando cai no chão seca fica quebradiça e faz um barulho qunado vc pisa em cima! A sibipiruna tem a folhagem mais escura e acredito ter um porte um pouco menor, apesar de ficar bem grande. A flamboiant dá uma vagem bem grande (30cm eu acho) a folha é mais clara e tende a formar umas raizes parecidas com uma parece, finas e altas para fora da terra. Quando plantada na calçada comumente levanta todo o pavimento.
Sibipiruna dá uma flor amarela, a falmoiant uma flor vermelha (geralmente)
MAs ambas deves ser aparentades, pois tem folhas compostas e sementes em vagem. Mas o Arzivenko pode te responder com mais propriedade!
abs
Falo isso pelo o que vejo na rua! A sibipiruna tem um odor diferente quando vc amaça as folhas. Mas pela cor das folhas vc consegue diferenciar as duas!
Verde claro = Flamboiant e verde escuro = sibipiruna _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Knight

Registrado: 01/02/10 Idade: 38 Mensagens: 29 Localização: Campo Belo-MG
|
Enviada: Sex Mar 12, 2010 11:47 am Assunto: |
|
|
Obrigado Mrkus. E eu que achava que tinha uma Sibipiruna... Mas agora tenho um Flamboiant hehehehe |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Qui Dez 29, 2011 3:08 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, estou pensando em modificá-la, retirar a parte superior e formar um novo ápice a partir do primeiro galho, para compactá-la mais. Fiz uma projeção tosca, mas, consegue-se ter uma noção do esperado. O que acham?
Frente
Lateral
Técnica das incisões realizadas na base
Superior
Projeção da vista lateral
 _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Dez 29, 2011 9:18 pm Assunto: |
|
|
acompanhando! |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Ter Jan 03, 2012 5:33 pm Assunto: É |
|
|
EU TBM TENHO DUAS PLANTAS AKI EM CASA,,,AINDA ESTÃO PEKENAS,SUA PLANTA ESTÁ COM UMA ÓTIMA EVOLUÇÃO.EU MORO EM BELÉM-PA,,,,AKI CHOVE NESSE INÍCIO DE ANO,,,TODO DIA,,,3 VZS AO DIA.AS PLANTAS ESTÃO ADORANDO E SE DESENVOLVENDO MUITO RÁPIDO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jan 03, 2012 10:27 pm Assunto: |
|
|
Oi Rafa
Como disse o Rogério, tua planta está com boa evolução e o projeto é super viável!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Rafa

|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 12:52 pm Assunto: |
|
|
Rogério, obrigado pelo elogio e boa sorte com as suas.
Alexandre, Conterrâneo, obrigado pela opinião. Vou seguir com o projeto e espero conseguir boas ramificações mais próximas para adensar sua copa.
Devo podá-la de imediado ou melhor aguardar o inverno? Ou será que realizar uma alporquia é mais viável para aproveitar a parte superior?
Pesquisei sobre alporquia em flam, mas, não encontrei informações.
Obrigado pelos comentários e podem continuar opinando. _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 3:16 pm Assunto: Re: FLAMBOYANT - Sugestões, críticas e projeções |
|
|
Rafa o flamboyant sempre foi um desafio mas sem a dificuldade que gosto teria?? eu também tenho um trabalhando principalmente o nebari pois essa planta costuma imprecionar bastante. quanto ao vaso eu não o plantario em vaso definitivo ainda o colocaria em um abacia mais larga e com no maximo 15cm de altura com substrato bem drenante, vi que já fez uma insisão para formação de nebari na bacia é bem rápido. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
|