|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Dez 19, 2011 9:57 am Assunto: |
|
|
Acho que a nova escolha de estilo vai ficar bacana. Parabéns aí companheiro e boa sorte! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Dez 19, 2011 10:11 am Assunto: |
|
|
Green_bsb escreveu: | Acho que a nova escolha de estilo vai ficar bacana. Parabéns aí companheiro e boa sorte! |
esta nova escolha de estilo levou quase um ano pra se concretizar.
Obrigado amigo! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 19, 2011 11:33 am Assunto: bonsai |
|
|
Laudir, sem dúvida nenhuma é preciso por vezes nos arriscarmos um pouco, se queremos ter algo que seja um diferencial, em termos de bonsai. Certamente o alcance de seu empenho nessa planta não é visivel por agora, mas o futuro dela irá retornar com um lindo bonsai. Pode até ir escolhendo uma boa laje de pedra (melhor que qualquer vaso, nesse estilo) para o reenvase na primavera do ano que vem. Parabens pelo excelente trabalho. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 19, 2011 11:40 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Laudir, sem dúvida nenhuma é preciso por vezes nos arriscarmos um pouco, se queremos ter algo que seja um diferencial, em termos de bonsai. Certamente o alcance de seu empenho nessa planta não é visivel por agora, mas o futuro dela irá retornar com um lindo bonsai. Pode até ir escolhendo uma boa laje de pedra (melhor que qualquer vaso, nesse estilo) para o reenvase na primavera do ano que vem. Parabens pelo excelente trabalho. |
fico contente que o nobre colega tenha aprovado as intervenções na planta....
quanto à laje, preciso de orientações pois desejo fazer com minhas próprias mãos.... rsrs
alguem me disse de um tal de vaso orgânico.... mas estou na dúvida, só tenho olhos dela numa laje _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 19, 2011 1:56 pm Assunto: bonsai |
|
|
A laje e a melhor opção, na minha humilde opinião. Vc pode obter uma ótima escavando um bloco retangular de cimento celular, ou mesmo pegando uma simples laje de ardósia ou outra pedra usada na construção civil e quebrar as bordas, criando fractais nelas, de maneira a que fique algo mais natural, ao invés de manter a area reta do corte.
A vantagem do cimento celular é que se trata de um material superleve, ainda que muito resistente, facilmente moldável com ferramentas simples, como formão e martelo, ou mesmo usando uma maquina elétrica para desbaste, como uma furadeira ou similar. Se não me engano, no site do Atelier vc verá um trabalho magnifico realizado pelo Dom Mario com esse material. No site do Ai do Bonsai, do bonsaista Paulo Neto tambem há excelentes trabalhos realizados por ele, com imagens mostrando o passo a passo, de forma a poder usar isso como referencial para a sua laje.
O importante não é o tamanho da peça, mas a composição dela. No caso de usar uma base feita a partir de pedra ardósia, prefira a de cor clara ou verde, para ficar melhor, tendo um resultado mais satisfatório do que usando cor escura ou preta. Outras pedras de uso frequente, como aquelas usadas em bordas de piscina e calçamento tambem servem bem, mas são mais dificeis de serem quebradas nas bordas, tendo que ter um cuidado extra para não danificar a peça toda.
http://www.hotfrog.com.br/Empresas/ARACEL-Representac-es-Concreto-Celular-CCA-Celucon/Bloco-de-concreto-celular-autoclavado-CCA-Celucon-57169
http://www.sempretops.com/casa/pedras-decorativas-saiba-um-pouco-sobre-cada-uma/
http://pirenopolis.olx.com.br/pedras-para-revestimentos-iid-13366388
Veja as pedras abaixo, até o corte delas, a espessura e o formato são ideais para um composição com o seu buxus:
Para não falar na cor, que é excelente tambem. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 30, 2011 3:29 pm Assunto: |
|
|
Amigo nickyfury
simplesmente planto sobre a pedra ou tenho que fazer alguma outra coisa para enfim acondicionar a planta? _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 01, 2012 3:03 pm Assunto: bonsai |
|
|
Laudir, meu chapa, não entendi sua pergunta. Se vc tem o buxus e a laje, é só plantar sobre ela, distribuindo as raizes radialmente. Claro que é preciso antes uma base de substrato, que poderá ser formado a partir de musgo esfagno previamente umedecido em hormonio enraizante, cortado em pedaços pequenos, misturado com terra argilosa, para dar um pouco de liga e manter o substrato coeso, e por fim alguns granulos de caco ceramico. Para enriquecer o preparado e garantir maior sobrevida para a planta, pode adicionar uma ou duas colheres de chá cheias de osmocote.
Após fixar as raizes sobre o substrato, uso do mesmo para cobri-las, de maneira a deixar aparente apenas o nebari, seu houver. Não use musgo para cobrir o solo nem nada disso, para que ele possa "respirar".
Se ficar com receio de que o substrato "escorra" pelas bordas da pedra, pode usar tambem algumas pedrinhas para fechar um cerco em torno da area do plantio, garantindo seu aprisionamento. Mas nesse caso, terá que usar pedaços da mesma laje, e tentar formar algo bem natural, para que o resultado fique satisfatório. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Dom Jan 01, 2012 5:17 pm Assunto: |
|
|
deixa pra lá... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho.
Editado pela última vez por Guilherme Luz em Sex Jan 06, 2012 5:04 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 01, 2012 5:54 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Laudir, meu chapa, não entendi sua pergunta. Se vc tem o buxus e a laje, é só plantar sobre ela, distribuindo as raizes radialmente. Claro que é preciso antes uma base de substrato, que poderá ser formado a partir de musgo esfagno previamente umedecido em hormonio enraizante, cortado em pedaços pequenos, misturado com terra argilosa, para dar um pouco de liga e manter o substrato coeso, e por fim alguns granulos de caco ceramico. Para enriquecer o preparado e garantir maior sobrevida para a planta, pode adicionar uma ou duas colheres de chá cheias de osmocote.
Após fixar as raizes sobre o substrato, uso do mesmo para cobri-las, de maneira a deixar aparente apenas o nebari, seu houver. Não use musgo para cobrir o solo nem nada disso, para que ele possa "respirar".
Se ficar com receio de que o substrato "escorra" pelas bordas da pedra, pode usar tambem algumas pedrinhas para fechar um cerco em torno da area do plantio, garantindo seu aprisionamento. Mas nesse caso, terá que usar pedaços da mesma laje, e tentar formar algo bem natural, para que o resultado fique satisfatório. |
Falaste tudo que eu necessitava! Dúvida sanada...
Obrigado, vou providenciar a laje para tal procedimento. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Sex Jan 06, 2012 5:04 pm Assunto: |
|
|
acompanhando... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qua Jan 18, 2012 11:44 pm Assunto: |
|
|
nossa, qualquer dia desse eu bato no seu portão ae so pra pegar umas aulas... ta lindo seu buxinho...
obs eu sempre falava BRUXINHO e percebi agora q num tem o R ali então e buxinho de buxa heh legal |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 18, 2012 11:58 pm Assunto: |
|
|
SMART2 escreveu: | nossa, qualquer dia desse eu bato no seu portão ae so pra pegar umas aulas... ta lindo seu buxinho...
obs eu sempre falava BRUXINHO e percebi agora q num tem o R ali então e buxinho de buxa heh legal |
opa... sempre é bom receber a visita de um amigo próximo!!! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
rorobles
Registrado: 08/02/12 Idade: 41 Mensagens: 53 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 10:08 pm Assunto: |
|
|
to por aqui aprendendo tb, e acompanhando...
Vai ficar legal na lage de ardósia, eu acho, rsrsrsrs _________________ Rodrigo Robles
Fisioterapeuta e Acupunturista
(11)9338-6515 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 11:51 pm Assunto: |
|
|
rorobles escreveu: | to por aqui aprendendo tb, e acompanhando...
Vai ficar legal na lage de ardósia, eu acho, rsrsrsrs |
O problema é encontrar ela na minha cidade... vou ter de adquirir em outra a 100km daqui _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
rorobles
Registrado: 08/02/12 Idade: 41 Mensagens: 53 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Fev 16, 2012 12:18 am Assunto: |
|
|
ai caramba laudir
e o que tem por ai? não seria uma opção até para dar uma aparência mais "local"?
Não sei o que estou falando, só dando pitaco de hiperprincipiante.
Abraços _________________ Rodrigo Robles
Fisioterapeuta e Acupunturista
(11)9338-6515 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|