FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mudas de Acer via estacas (sashiki)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

Elio

Bem observado, eu nunca tinha me tocado disso...

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

muito interessante o topico, ainda mais eu que adoro fazer estacas independente da especie. Nick, esse bioplant que voce usa nas estacas, e mais encontrado aonde??
Voce mistura qual proporçao dele com os cacos?? Tenho saibro, pode ser no lugar do tijolo qebrado?
Se puder colocar algumas fotos do processo das estacas desde o inicio, forma de corte e tal, ficaria muitooooooooooooooooooooo agradecido!!!!!
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 05, 2012 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

vou fazer uma mistura e testar os seguintes componentes: casca de pinus+vermiculita+casca de coco triturada+areiao
num seguindo recipiente como teste colocarei: casca de pinus+vermiculita+turfa+areiao

quero ver os resultados na estaquia, so que estou com uma duvida com o tamanho da casca de pinus, tem que ser triturada a ponto de pó?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2012 8:39 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A casca do pinheiro, ou de qualquer outra arvore desde que se apresente "carnosa", tipo cortiça, é adequada na mistura pois proporciona, ao longo dos anos de cultivo, um forte componente organico, vez que irá se degradar, isto é, apodrecer lentamente. No caso de falta da casca do pinheiro, podemos usar outra, mas o ideal é a do pinheiro, pois ela ao se decompor irá adicionar ao substrato um pouco de micorriza, que é um fungo que age em conluio com as raizes, favorecendo que elas possam atuar mais intensamente na captação dos recursos que fornecemos, como a umidade proveniente da rega e o alimento, proveniente da adubação regular.

O fungo micorrizal é há tempos conhecido por sua atuação no sistema radicular, com o qual trabalha em simbiose continua. Ao dotarmos o substrato com a casca do pinheiro, estaremos então proporcionando matéria prima para que o fungo se desenvolva e traga, em contrapartida, o resultado acima descrito, sempre benéfico no cultivo do bonsai.

Por outro lado, ao preparar a mistura, a casca deve estar fragmentada em pedaços pequenos, algo do tamanho da unha do seu dedo (qualquer dedo), para que possa "apodrecer". Se pulverizar, não irá servir, a não ser que passe por um processo de queima total, chamada carbonização. No composto que indico, o BIOPLANT, está presente a casca de pinheiro e a fibra da casca de coco, devidamente queimadas nesse processo, com resultados melhores inclusive que o uso simples.

Mas mesmo usando o BIOPLANT, que contem além desses dois ingredientes, vermiculita, sugiro sempre usar a casca de pinheiro fragmentada, para adicionar a micorriza, ausente na queima. O BIOPLANT pode ser encontrado com outros nomes: PLANTAX, PLANTMAX, BIOPLANTAX, etc. O importante é procurar por um produto que é usado por horticultores, para a germinação de sementes de hortaliças.

Veja junto aos produtores de sua cidade ou arredores, o que é que eles usam para fazerem a germinação das sementes de alface, couve, repolho, acelga, etc, qualquer hortaliça. Esse produto é o que voce irá usar então, mesmo que ele não tenha o nome que informei acima.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2012 3:44 pm    Assunto: Teste de paciência na arte Responder com citação

Além de quebrar manualmente com uma marreta, cacos cerâmicos me deparo com um novo desafio...moer casca de pinos! Tem algum método eficiente?Ou pega um alicate e vai despedaçando! Na santa paciência mesmo!?
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2012 6:16 pm    Assunto: Responder com citação

algumas estacas minhas de ficus e ligustrum brotaram, mas em seguida o broto secou, qual seria o problema??
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 07, 2012 6:21 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A casca de pinheiro deve ser quebrada, e não fragmentada, nem pulverizada. Para quebrar, eu uso um alicate grande, desses comuns, e quebro em pedaços pequenos (do tamanho de uma moeda de 10 centavos, por exemplo). Não uso em todas as plantas, apenas naquelas que julgo ser mais necessário. Nem sempre misturo ao substrato, mas apenas espalho uma leve camada sob as raizes, antes de amarra-las com arame, fixando-a no vaso/recipiente de cultivo (escorredor/bacia), cobrindo em seguida as raizes com o substrato pronto.

Nesse local, a casca de pinus terá uma ação mais adequada, proporcionando maturação e micorriza diretamente nas raizes capilares, ao se degradar com o tempo de cultivo. Se misturado ao substrato, ao colocar o recipiente imerso numa bacia com agua (procedimento necessário, toda a vez que efetuar um replante), as cascas ficarão flutuando e não serão aproveitadas como deveriam. O mesmo vale para o carvão.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 10, 2012 11:07 am    Assunto: Carvão vegetal Responder com citação

Certo! E quanto ao carvão vegetal!? É o mesmo do churrasco? E qual a finalidade do seu uso? Qual benefício ele traz? Desde já,obrigado pela atenção!
Vânia Fortes

MensagemEnviada: Ter Jan 10, 2012 1:37 pm    Assunto: Responder com citação

Muito boa explicação do Nickfury, aliás, ele sempre foi uma pessoa educada, prestativa e sempre disposto a ajudar. Grande abraço.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 10, 2012 2:07 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Vania, que prazer imenso vê-la por aqui!!! Em primeiro lugar, quero desejar a voce, ao Vitor e a toda sua familia um grande e feliz 2012, repleto de alegrias, felicidade e muitas realizações. Obrigado por suas gentis palavras para comigo, espero continuar a ser merecedor delas, de sua parte, sempre.

Marco, o uso do carvão é algo discutível. Não está muito bem explicitado qual a importancia de se adicionar carvão triturado ao substrato, embora muitos de nós, novatos e experientes, o façamos. Recentemente o nobre amigo Elio até postou excelente matéria para discussão sobre esse assunto, restando que ficou meio a meio, por assim dizer, o resultado final da contenda, com muitos defendendo o uso, outros tantos contrários a ele. Eu sempre recomendo, por que faço uso e não vejo nada que desabone o carater de sua utilização. Mas é critério pessoal, e cabe a cada cultivador descobrir a razão para usar ou não.

Há algumas informações que tratam sobre essa matéria:

"O fino de carvão, obtido no processo de peneiramento na classificação do carvão vegetal, tem uma estrutura altamente porosa que, se misturado ao solo ou substrato pode aumentar a porosidade, a capacidade de retenção de água e facilitar a proliferação de microorganismos benéficos. "

Esse estudo trata do uso do carvão em pó, e não granulado como usamos. O texto grifado acima está contido na matéria que pode ser lida na pagina abaixo:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-29452003000300037&script=sci_arttext

O carvão usado para compor o substrato para bonsai é carvão comum, igual ao de churrasqueira, mas que sempre deve ser novo, pois os que já foram usados prejudicam a planta. Alguns cultivadores dizem que o uso do carvão na mistura do substrato foi trazida pelo aquarismo, isto é, o pessoal que criava peixes em aquario foi que teria disseminado o uso do carvão, daí surgindo a idéia de que usar carvão no substrato do bonsai resultaria tão bom quanto no do aquario.

Discussões à parte, há estudos diversos sobre o uso do carvão, inclusive no cultivo de orquideas:

http://webnotes.sct.embrapa.br/pab/pab.nsf/4b9327fca7faccde032564ce004f7a6a/70ef1049d133a4c603256792006c3808/$FILE/pab96_07_11.pdf

O pessoal do bonsai que defende o uso do carvao como componente no substrato (nunca superior a 10%) salienta ainda que o material é bastante rico em Potássio, substância que ajuda as plantas e se proteger de doenças, pragas e tudo mais., funcionando como uma VACINA..um ANTISÉPTICO.

Bem, como se pode ver, a discussão ainda caminha e não tem hora nem pouso certo para parar. rss Para finalizar, um ótima matéria a respeito de substrato, que deve ser lida e assimilada, pois é muito ótima a meu ver:

http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/tecnicas/o-substrato-ideal-para-bonsai/

Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 10, 2012 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

mas me veio uma duvida, se o carvao atua como uma proteção antifungo, ele tambem nao evitaria a ploriferação da micorriza?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 10, 2012 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Marlon, na realidade o carvão não é fungicida! Comprovadamente, ele:
1. Tem boa CTC (Capacidade de troca de Cátions) essencial para a liberação de adubo à planta;
2. Rico em Potássio, fazendo um bom trio com a TM e FO;
3. Boa retenção de umidade, sem encharcar;
4. Captura do excesso de cloro e cálcio (águas de concessionárias são ricas em Cal e cloro).

Bem, até onde descobri, esses são os principais benefícios!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 8:12 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Além disso tudo, ainda há o aspecto de que, juntamente com o caco ceramico, promove uma otimização de oxigenio nas raizes, permeando um maior acesso de umidade e favorecendo o desenvolvimento/crescimento radicular.

Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 11:23 am    Assunto: Responder com citação

entendi.
Mas aproveitando o topico eu tenho uma pergunta, muitas estacas minhas soltam brotaçoes novas so que depois de um tempinho secam as brotaçoes e ja era...... o que sera que acontece? Sera excesso de rega? Sol muito forte?
Tenho minhas estacas em uma bancada escada, onde nao havendo meia sombra para elas fiz uma cobertura com sombrite da seguinte forma:
Duas camadas de sombrite 50% e uma de sombrite 70%
As de ligustrum muitas secaram, as de ulmus pelo que parece secaram tambem e isso que nem solto brotaçoes, algumas de azaleia brotaram e continuam indo..... A tenho tambem algumas de ficus e guajuvira que nao estao nesta cobertura mas aconteceu o mesmo caso, as de guajuvira estao com brotaçoes verdes algumas secaram....
Alguma opiniao? Desde ja agradeço
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 12:04 pm    Assunto: Estacas Responder com citação

Tenho obtido sucesso com mini estufa!
Faço uma armação quadrada de madeira, do tamanho do vaso e grampeio plástico transparente bem esticado.deixo um buraco do tamanho de uma moeda de um centavo, pra troca de ares. Em um dos lados fica uma cortina plástica com uma madeira fina pra fazer peso na qual me permite enrolá-la e ter acesso ao seu interior.

Nick! Obrigado mais uma vez, vou dar uma pesquisada a fundo no carvão e tentar algumas experiências com altas concentrações de carvão. Vou usar umas cobáias mais além relato como foi. Sabemos que a cinza de madeira é riquíssima em potássio(k) e o carvão é madeira queimada, por isso agora é descobrir medidas seguras do seu uso. Em média 10%, correto!? Vou tentar mais % , aproveitando sua porosidade em reter umidade e provável retenção de nutrientes. Até mais!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: