|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Eduardo Pereira
Registrado: 06/01/12 Mensagens: 5 Localização: Três Corações-MG
|
Enviada: Sex Jan 06, 2012 5:53 pm Assunto: Bonsai de limão - iniciante |
|
|
Boa tarde amigos, sou novo aqui e gostaria de aprender a arte do bonsai!
no jardim da minha casa nasceu um pé de limão, gostaria de saber da possibilidade de retira-lo de lá para fazer um bonsai, será que dá certo???
se possivel algumas dicas dos amigos!!
obrigado
foto do limão no local onde se encontra
http://imageshack.us/photo/my-images/210/dsc04332w.jpg/ |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Sex Jan 06, 2012 6:06 pm Assunto: |
|
|
Olá, Eduardo
Voce pode fazer um bonsai de limoeiro sem problema algum.
Pela foto o que pude observar é que se trata de uma muda, oque vc pode fazer é manter ela neste local plantada no chão, ou transplantá-la para um recipiente grande, até que ela tenha um tronco com uma boa conicidade, e um diametro mais interessante.
Se optar por transplantá-la vc pode adquirir uma bacia grande(essas usadas na cozinha, lavanderia e tal...) fazer varios furos no fundo e na lateral, adicionar o substrato e acondicionar a sua muda. O próximo passo é mante-la a meia sombra, e ter um cuidado com a rega, para não molhar de mais nem de menos pois estamos no verão.
E não esqueça de aguardar a recuperação da planta para então fazer a adubação.
Espero ter ajudado.
Abraço
Felipe Ernesto Lembi |
|
|
 |
Eduardo Pereira
|
Enviada: Sex Jan 06, 2012 6:11 pm Assunto: |
|
|
Felipe Lembi escreveu: | Olá, Eduardo
Voce pode fazer um bonsai de limoeiro sem problema algum.
Pela foto o que pude observar é que se trata de uma muda, oque vc pode fazer é manter ela neste local plantada no chão, ou transplantá-la para um recipiente grande, até que ela tenha um tronco com uma boa conicidade, e um diametro mais interessante.
Se optar por transplantá-la vc pode adquirir uma bacia grande(essas usadas na cozinha, lavanderia e tal...) fazer varios furos no fundo e na lateral, adicionar o substrato e acondicionar a sua muda. O próximo passo é mante-la a meia sombra, e ter um cuidado com a rega, para não molhar de mais nem de menos pois estamos no verão.
E não esqueça de aguardar a recuperação da planta para então fazer a adubação.
Espero ter ajudado.
Abraço
Felipe Ernesto Lembi |
Muito obrigado amigo,
acho que vou transplanta-la em uma bacia, como você disse, vou providenciar amanha mesmo.
Eu gostaria de deixar ela do menor tamanho possivel, consigo isso fazendo amarrações? desculpa a falta de conhecimento, é que me interessei pela arte recentemente, e sou totalmente leigo no assunto, estou me informando aos poucos, lendo os tópicos, comentários etc..
muito obrigado, abraço
Eduardo Pereira |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Sex Jan 06, 2012 6:48 pm Assunto: |
|
|
Não tem do que se desculpar, pois tambem sou iniciante na arte e muitas vezes eu tenho que recorrer ao auxilio de outras pessoas.
O que temos que observar é primeiramente a recuperação da planta após transplantada. Em condiçoes normais são 3 semanas.
Passada esta etapa então vc irá começar a fazer podas estruturais, definir o estilo que pretende seguir, e também a formação do nebari.
Para maner a altura vc vai utilizar técnicas de poda. Para movimentar galhos em posições adequadas vc vai utilizar aramação.
Nesta primeira coleta que chamamos de yamadori, eu aconselho a retirar a planta com o torrão, e com o máximo possível de raizes, e não desfaça o torrão(isto é muito importante para que não possa acarretar perda de material).
Sugiro que vc pesquise no site atelierdobonsai que tu vais encontrar um otimo material de apoio, sobre poda, aramação, poda de raizes, transplante, adubação, substrato....
Qualquer duvida estou a disposição.
Espero ter contribuido.
Att
Felipe Ernesto Lembi |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Jan 06, 2012 7:12 pm Assunto: |
|
|
Eduardo, pela foto me parece que ela tem a espessura de um lápis ou coisa do tipo. Minha sugestão é deixar ela no chão mesmo, que é a forma mais rápida dela se desenvolver: crescer, engrossando o tronco, para futuramente ser podada bem baixa (como quer) e depois retirar do chão para um recipiente. É um processo que para iniciante demora um pouco, eu sei. Diria que uns 2 anos no chão.
Devido ao tamanho das folhas, eu sugeriria pensar nele como bonsai em um tamanho médio (uns40 cm de altura) pois um bonsai pequeno (shoin) vai ficar com as folhas muito grandes comparativamente, mas não impede de poder fazê-lo também.
NEste estado, eu sugiro dar uma limpada aí na vegetação ao redor. Dá uma estuda em estilos e aramação/tração e já pode dar um movimento, eu sugeriria sinuoso (em forma de "S") atravéz de aramação ou tração com arame ou barbante ou coisa do tipo), aproveitando que ela está fina e permite isso. Tracione com cuidado e aos poucos para ela não rachar.
Deixa ela crescer bastante, fazendo adubação também sem muito exagero. Pode usar humus, torta de mamona, farinha de ossos, esterco.
Bom acho que é isso. Sugiro também adquirir mais plantas a serem trabalhadas.... _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Eduardo Pereira
|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 11:12 am Assunto: |
|
|
Mais uma vez, muito obrigado amigos pelas dicas
Nikkei 100, quanto a deixa-la no chão, não vai ser possivel, minha mãe quer tira-la de lá, eu falei pra ela esperar um pouco pra eu aprender retirar sem perde-la, o jardineiro vem essa semana, rs!
assim que transplanta-la, coloco fotos aqui!!
vou estudar sim os estilos de amarração etc, vou tentar ffazer o mais certo possivel
Muito obrigado companheiros pelas dicas,
ate mais..
Eduardo |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 5:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Como terá que arrancar de qualquer maneira, sugiro o nobre colega providenciar uma bacia plastica, de uns 10cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral. Preencha a bacia com um bom substrato drenante, ideal para cultivar citricos: caco ceramico, pedrisco, carvao, casca de pinheiro e um pouco da terra granulada que estiver fixada junto das raizes. Retire a planta do solo e coloque diretamente na bacia, após depositar uns 5cm em seu interior com o substrato indicado. Em seguida, disperse as raizes em toda a volta do caule, e cubra elas com o restante do substrato, regando em seguida.
Depois, é só depositar a bacia em um local mais alto, que facilite o cultivo e a lide diaria, onde a planta possa receber luz e calor solar o dia inteiro, de preferencia, com rega diária sempre ao final da tarde. Com isso, em uns tres ou quatro anos a planta terá desenvolvido bem o bastante para receber algumas intervenções necessárias, como poda e aramação, permitindo a escolha de algum estilo adequado a ela, para ser então devidamente formatada como bonsai.
Nesses quatro anos de cultivo, e depois do 45.º dia do replantio na bacia, inicie um aporte regular de adubo organico, repetindo sempre a cada 45 dias, para fortalecer a planta e estimular seu crescimento/desenvolvimento. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|