FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Será q cresce?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ravache

MensagemEnviada: Sáb Jan 07, 2012 12:35 pm    Assunto: Será q cresce? Responder com citação

Olá pessoas... Esta planta vi meus vizinhos arrancando quando saia para trabalhar. No volta 1a coisa que fiz foi correr atras da arvore!! hahaha
Ela já esta mais ou menos 10-15 dias em um vaso com agua e tiamina(enraizador) somente. Vcs acham mesmo com poucas raizes secundarias ela sobrevive? Penso em coloca-la agora com areia grossa + pedrisco, 40% de substrato(terra grossa). Aguardo opinioes e experiências... Ha tb a possibilidade de entrerra-la no chao, mas o sol fica meio comprometido neste local... e agora?
se der certo e ela viver... penso daqui uns 2 anos fazer um alporque logo abaixo do inicio dos troncos...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 08, 2012 9:40 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A Murta, nome popular da espécie Murraya paniculata, é uma velha conhecida dos adeptos do bonsai. Há duas variedades conhecidas, sendo essa que voce recolheu a mais comum, com folhas grandes. Quando adulta, sua floração e frutificação é o grande atrativo, sendo que o perfume exalado por suas flores, semelhantes a da laranjeira, permitem que seja tambem conhecida por jasmim-laranja.

No que concerne sua planta, o ideal é promover a recuperação com um substrato a base de areia grossa de rio, sem peneirar, adicionando um pouco de caco ceramico e carvão, para favorecer uma melhor drenagem (escoamento da agua da rega diária) bem como melhorar a aeração nas raizes. Após o plantio, iniciar adubação organica dentro de 60 dias, para revigorar a planta e estimular novas e vigorosas brotações em toda a planta.

No caso, creio que o ideal seria promover um bom trabalho de madeira morta, explorando um lindo shari, ao invés de reduzir a altura da planta como quer o nobre colega. Dessa forma, terá em mãos um material de qualidade técnica superior, que é bem melhor como bonsai que uma planta pequena, sem grandes atrativos visuais. Veja meu bonsai de murta, que obtive via yamadori e que cultivo há alguns anos. O vaso é Izumi e foi encomendado diretamente ao ceramista, sendo o primeiro que ele confeccionou nesse tamanho (55cm):

O grande potencial de exploração de um shari extensivo no tronco dessa espécie é algo que valoriza qualquer trabalho visando sua transformação em bonsai, na minha opinião. Por isso, minha sugestão é manter sua planta exatamente como está, mesmo após recuperar completamente, para analisar com critério e explorar um bom viés de trabalho nesse sentido.

O bonsaista Ricardo Paiva comunga da mesma opinião. Veja o material que ele recolheu e seu projeto de trabalho para ela:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14189&sid=a2a5d244206c31b81d2d15ba28b65b3c

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ravache

MensagemEnviada: Seg Jan 09, 2012 12:23 am    Assunto: Responder com citação

Noossaa não tinha pensado nisso!! Muito Obrigado mesmo!!
Segurei seus conselhos e manterei fotos para acompanhamento.
Quanto a areia de rio... será q posso usar pedrisco e caco de telha+ carvao e terra, mantendo também uma boa drenagem!??
Valeu mesmo!! Grande Abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 09, 2012 8:31 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Não há problema em usar o que vc tiver em mãos. A areia de rio é a mesma usada na construção civil. Prefira sempre a mais grossa, sem peneirar, para agregar os pedriscos e outros resíduos que vem acompanhando.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ravache

MensagemEnviada: Seg Jan 09, 2012 11:34 pm    Assunto: Responder com citação

ta feito, usei areia+pedrisco+terra vegetal, ficou bem drenante; 70%+30%(terra, ppinus,carvao); elas estava somente na agua com tiamina, no final dei mais uma banho de agua+tiamina; agora devo deixa-la na sobra por uns 30 dias??
pq o sol naõ é bom nessa fase? como a bacia de plastico ficou mt pesada para eu remover agora, cobri todo vaso com folhas velhas, ja que ela esta em um lugar que pega sol depois das 15h00 direto! Amanha posto as fotos, por enquanto, mt obrigado! Confesso que meus pensamentos estao positivos... acho q vai dar certo!! Abraço
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 10:03 am    Assunto: É Responder com citação

CRESCER?!HEHEHEHEHEHE,,,,ACHO QUE VAI VINGAR SIM.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 1:48 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Essa espécie, ao contrário da Caliandra, que é uma nativa e gosta do sol pleno em seu cultivo, requer outros cuidados, sendo um deles a recuperação em local semi sombreado, onde o calor e a luz solar sejam mitigados, sob risco de que, ao emitir novas brotações elas não evoluam como deveriam, se a exposição solar for muito forte e intensa.

Embora cultivada há bastante tempo em nosso país, a espécie é originaria do sudoeste da Europa e do Norte de África (região mediterranea), onde o clima é mais ameno e, embora o calor seja sufocante, não é tão intenso como aqui, nos trópicos. Por isso recomendei o cuidado em sua recuperação e a manutenção dentro das condições especificadas.

Ravache

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

Me preocupei... quando fui regar hoje, a agua não drenou na hora. Enchi toda superficiei com agua ate extravazar, demorou uns 5 minutos para nao ter mais agua na superficie. Sera que naõ está mt compacta, pouco drenante? Porém, este substrato mais superficial tenho certeza que ficou mais compacto que o restante, pois ficou com mt areia! terra tem pouca, pois tive que fazer mais um pouco no final para completar bem a bacia. Estou usando tiamina dias alternados, mantenho? mais uma vez mt obrigado pelos cuidados!!!
Seguem as fotos novas...

Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2012 9:13 am    Assunto: Responder com citação

Belo exemplar, desejo sucesso na recuperação.
O uso da tiamina pode ser suspendido.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2012 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

Meu sonho é ter um exemplar desses!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

sério mesmo!
Na casa dos meus pais tem 3 árvores adultas, 1 está para ser retirada por conta de reforma, vou utilizá-la!
Estou na tentativa de pegar alguns galhos por alporques, mas acredito que seja muito díficil pegar, não sei se ela pega para falar a verdade... sempre tentei pesquisar sobre isso e nunca achei nada concreto!

Muito linda a sua planta, e com certeza ela vai dar um excelente bonsai, principalmente seguindo os conselhos desses nobres amigos!

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: