|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ROSIMEIRE E. G. 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 10, 2012 12:18 pm Assunto: Sugestões para meu ficus |
|
|
Sou principiante e gostaria que me dessem algumas opiniões. Tenho um ficus aproximadamente há 12 anos. Adquiri a muda trançada, na verdade, eram três mudas de ficus trançadas que agora se fundiram formando um tronco de 26 cm de circunferência. A árvore ficou sobre o gramado do meu jardim em um vaso redondo de 50cm x 20 de altura. Eventualmente levantávamos o vaso para cortar a raiz que saía pelos orifícios de drenagem, e o jardineiro podava do jeito dele. Hoje ele está com 93cm de altura e gostaria de transformá-lo em bonsai. Tenho muitas dúvidas: Qual formato ficará melhor? Quais galhos manter? Após poda de raíz e galhos já devo colocá-lo no vaso definitivo? Bom...acho que o problema é sério e tenho medo de estragá-lo.
E aí, alguém pode me dar uma luz?
Seguem algumas fotos...
 |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Ter Jan 10, 2012 12:47 pm Assunto: |
|
|
Eu faria uma poda radical logo abaixo das bifurcações! e trabalharia uma parte aérea nova apartir do zero. |
|
|
 |
Manoel Félix
Registrado: 13/12/11 Idade: 29 Mensagens: 64 Localização: Quissamã-RJ
|
Enviada: Ter Jan 10, 2012 1:12 pm Assunto: |
|
|
Eu também faria uma poda radical !! muito bonito esse seu Ficus  |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 10, 2012 3:37 pm Assunto: |
|
|
Obrigada! Pensei em fazer deste modo, mas dá uma peninha, não é mesmo? Espero conseguir sucesso, mas antes gostaria de mais algumas opiniões a respeito. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jan 10, 2012 8:40 pm Assunto: |
|
|
Oi Rosimeire
Gostei da planta... O nebari está bem característico!
Amanhã faço um projeto para ela  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jan 10, 2012 9:54 pm Assunto: |
|
|
Rosemeire, espere a projeção do Alexandre. Nosso mago das projeções aqui do fórum...com certeza vai dar uma nova luz para sua planta. Vou querer acompanhar...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 8:01 am Assunto: |
|
|
Obrigada Alexandre, tenho acompanhado suas sugestões aqui no fórum e amei todas elas, como o Elio disse, você é o mago das projeções por aqui. Aguardo ansiosamente sua sugestão. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 10:14 am Assunto: |
|
|
Obrigado também pelos elogios
Pensei em preservar o máximo da estrutura, formando uma figueira bem semelhante ao que vemos na natureza...
Com a redução drástica dos galhos você irá formando patamares em várias altura e com espaços vazios entre os mesmos
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 2:36 pm Assunto: |
|
|
Obrigada Alexandre!
Excelente sugestão. Você acha que devo mantê-lo ainda em vaso de treinamento (escorredor e depois mamadeira? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 3:08 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rosi, vc pode manter a planta nesse vaso mesmo, até que ela esteja plenamente formada como bonsai, seguindo as excelentes projeções do nosso amigo Alexandre. Porém, é preciso reenvasar sua planta, pois o solo apresenta grande saturação e não é muito interessante para o desenvolvimento do sistema radicular da planta.
Por isso, sugiro que após as podas sugeridas, vc retire a planta do recipiente, lave bem as raizes, eliminando todas as impurezas aderidas a elas, bem como elimine todo o substrato atual, deixando-as limpas e novas. Prepare um novo substrato, mais drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada (ou areia grossa, dessas de construção), casca de pinheiro e carvão. A proporção desse material é conforme se segue: 60%, 10%, 10%, 10%10%, respectivamente.
Primeiro, deposite uma camada desse material no fundo, fazendo uma capa de uns quatro dedos. Deposite a planta, com as raizes distribuídas o maximo possível em toda a volta do tronco (as raizes finas, que estão imersas no substrato atual). Em seguida, cubra com o restante do substrato, até que ele cubra as raizes TODAS, até o inicio da base do tronco. Isso irá garantir uma recuperação mais rapida de sua planta. Ao final, regue bem e intensamente, até ver que a agua que sai pelos orificios de drenagem no fundo está limpa.
Se o vaso não possuir muitos furos no fundo, ou apenas um, peça a alguem que ajude e faça mais furos, com cuidado para não danificar o vaso. Após o replante, deixe a planta em local onde receba luz e calor solar diretos, o dia inteiro, cuidando de regar sempre ao final da tarde. Só adube depois de 45 dias do replante. Use tijolos ou lajota para manter o vaso em local mais alto, longe do contato direto do fundo com o solo. Isso irá permitir que haja oxigenação na parte inferior, que penetra pelos orificios e promovem aeração nas raizes, estimulando o crescimento/desenvolvimento do sistema radicular.
Ao promover esse tipo de reenvase, aproveitando o mesmo recipiente, não há necessidade de usar bacia, escorredor ou mamadeira. Basta seguir a linha de cultivo: sol pleno o dia inteiro, rega ao final da tarde, e adubação dentro de 45 dias a contar da data do reenvase. Logo voce irá ver novas e vigorosas brotações ocorrendo na planta, e ficará fácil então conduzi-las de acordo com a projeção do Alexandre. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 5:26 pm Assunto: |
|
|
Olá nickyfury,
Valeu pelas dicas!!! Ajudou bastante, apenas acho que colocarei a planta em um vaso mais leve ou bacia, pois este vaso é de concreto e não consigo erguê-lo, nem mesmo com ajuda. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 9:28 am Assunto: bonsai |
|
|
Nesse caso, prefira então uma bacia plastica grande, que tenha uma circunferencia um pouco maior que a do vaso, com no maximo 15cm de altura. Faça vários furos na lateral e no fundo, para favorecer uma boa aeração nas raizes. O cultivo na bacia é bem mais fácil, mas lembre-se de mante-la em local alto, sem deixar o fundo encostar no solo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 2:59 pm Assunto: |
|
|
Ótimo! Já estou providenciando, assim que possível dou notícias.
E agora... Mãos a obra!!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 7:36 pm Assunto: |
|
|
Olá nickyfury,
Por gentileza, poderia tirar uma dúvida? Você disse para eu reenvasar a planta e que para isso eu devo lavar as raízes. Então, tenho que tirar todo o torrão?
Agradeço muito pela ajuda! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 13, 2012 12:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
Exatamente. Vc tem que retirar a planta do recipiente atual, usando um palito de bambu (desses que se usam para churrasquinho servem bem) e esgaravatar as raizes, removendo dessa maneira o torrao e demais detritos que estiverem aderidos às raizes. Em seguida, com um jato forte de agua, remova o restante, lavando bem as raizes com as mãos e pontas dos dedos, deixando-as totalmente livres e devidamente limpas. Agora, então, é só replantar conforme indiquei, num substrato mais drenante.
Se quiser, enquanto prepara o substrato drenante, deixe as raizes imersas em solução liquida contendo hormonio enraizante diluído (se não tiver hormonio, apenas agua limpa serve). Assim, elas ficarão umidas até o replante. Replantou? Regue bem, até observar que a agua escorre limpa (ou parecido com isso) pelos orificios no fundo do novo recipiente. Depois é só deixar escorrer bem e levar para um local onde a planta fique exposta ao sol o dia inteiro, para ela se recuperar adequadamente. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|