|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ANDRADE 2.o PASSO

Registrado: 13/10/05 Idade: 44 Mensagens: 272 Localização: ituporanga sc
|
Enviada: Ter Jan 03, 2006 11:04 am Assunto: pinheiro preto |
|
|
ola pessoal
FELIZ ANO NOVO A TODOS
acabei de adquirir umas sementes de pn
e gostaria de algumas dicas de semeadura para obter sucesso
desde ja agradeço a ajuda. |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Jan 03, 2006 11:23 am Assunto: Re: pinheiro preto |
|
|
Olá Andrade,
Não é uma boa epoca para a semeadura do Pinheiro Negro, mas se mesmo assim quiser tentar, me envia seu email que te mando uma materia:
tadewi_i@yahoo.com.br
Ou anota meu msn que te mando por la:
frost_i@hotmail.com
Ou se preferir tem uma materia tambem no site da nipon Bonsai, mas tem que ser cadastrado para poder ler. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 03, 2006 12:01 pm Assunto: |
|
|
GRANDE ILEX
FICO AGRADECIDO AQUI MEU E-MAIL
md2andrade@yahoo.com.br
qual seria a melhor epoca devo semear agora para nao perder as sementes? |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Jan 03, 2006 2:25 pm Assunto: |
|
|
Olá Andrade,
Igual lhe disse amigo, pode ate plantar agora, so que nao sei se a taxa de germinação será tao alta quanto na epoca correta que seria entre Inverno e Primavera. As minhas plantei nesta epoca e germinaram cerca de 50% das sementes, ja fiz todos os procedimentos (Sashiki e tudo mais) agora estao crescendo. Por conta de alguns procedimento que deverão ser feitos como o citado Sashiki do matsu acima, nao seria conveniente faze-lo nesta epoca, poderia perder algumas plantas. Mas se quiser plantar algumas e deixar outras para o Inverno tudo bem. O procedimento para guarda-las é muito simples. Pegue um potinho e ponha areia seca (naos e esqueça tem de ser areia seca), ponha as sementes dentro dele, sem enterra-las na areia, so por cima, e ponha na parte da gaveta de verduras da geladeira, e espere ate o Inverno e meados da Primavera chegar, é uma boa opção. Espero ter ajudade amigo, o arquivo ja foi enviado para seu email, agora é so ler ele. T+.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 04, 2006 11:19 am Assunto: |
|
|
VALEU MESMO ILEX
VOU SEMEAR PARTE DAS SEMENTES E PARTE GUARDAREI PARA A PRIMAVERA
T+AMIGO |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 01, 2006 11:47 am Assunto: |
|
|
SALVE ILLEX
MINHAS SEMENTES DE PINHEIRO COMESARAM A GERMINAR E JUNTO COM ELAS AS MINHAS DUVIDAS TAMBEM
QUAL A PERCENTAGEM DE PEGA NA TECNICA DO SASHIKI?
SERA QUE SE EU FAZEER NESTA EPOCA VOU TER SUCESSO? SERA QUE COM UMA CAMERA UMIDA DARIA?
SE PODER ME AJUDAR LHE AGRADESSO
GRANDE GURU
ABRAÇOS |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 01, 2006 2:09 pm Assunto: |
|
|
Olá Andrade,
Nao posso lhe dizer se daria certo nesta epoca porque nunca efetuei este processo nesta epoca do ano, porem cabe a voce decidir se fara ou nao. A porcentagem de pega que obtive aqui no Sashiki foi de 100%, todos os matsu pegaram, e ja estao bem enrraizados tomando sol e ja receberam a primeira adubação. Nao creio que precise de uma camara umida, os meus deixei no tempo e a maioria dos amigos que plantaram tambem o fizeram e deu certinho, so deixe protegidos um pouco do sol direto, se tiver uma planta maior e quiser deixa-los de baixo dela, perfeito. O procedimento é o seguinte:
Com uma lamina da gilete (facilmente encontrada em supermercados e vendinhas) va pegando uma por uma das mudinhas de matsu e cortando logo acima de onde nascem as raizes, e as que for cortando va colocando em uma baciazinha com hormonio enrraizante. O corte das raizes deve ser feito de uma so vez, muito preciso e limpo, sem arrancar "fiapos" da mudinha, se isto ocorrer as chances de sucesso diminuiem muito. Apos fazer todo este processo é hora de plantar, evite catar as mudas e fincar na terra como estacas, eu so plantei em areia e no fundo da bandeja de estacas coloquei pedrinhas para a areia nao sair e melhorar a umidade. Como ia dizendo convem voce encher toda a parte onde serao plantadas as estacas com o substrato, depois com um palitinho va fazendo os buracos onde estas serao colocadas e va tapando, quando terminar o processo regue com agua comum, apos uns 15 minutos regue com o enrraizador. Depois sempre que a terra estiver levemente seca regue somente com o enrraizador, cerca de 10 aplicações serao o suficiente, contando a partir da primeira vez que regou com ele, ou seja, logo apos fazer as estacas. Com isso creio que a taxa de sucesso sera muito alta.
Outra dica, quando chegar a epoca da primeira adubação nunca adube com adubos organicos, as mudas novas dos Pinheiros Negro sao muito frageis e por isso adiquirem pragas com facilidade, regue somente com adubo quimico, a partir do primeiro ano de vida das mudas, pode começar a adubar com adubo organico, eu prefiro pois proporciona entrenós mais curtos, favorecendo a compactação no matsu.
Espero ter ajudado amigo, qualquer duvida se soubermos estaremos por aqui. T+.
Abraços:
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 02, 2006 11:13 am Assunto: |
|
|
GRANDE ILLEX SO POSSO AGRADECER!
NÃO CONSEGUIRIA CHEGAR A LUGAR NEM UM SEM A SUA AJUDA,BRIGADÃO MESMO.
AGORA SÓ MAIS UMA PERGUNTINHA?
QUAL O ORMONIO QUE VC USA E QUAL A DOSAGEM?
DESDE JA AGRADEÇO
T+ MESTRE |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|