FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

FICUS BENJAMINA PARA INICIANTE
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
alexitaborai

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2012 5:32 pm    Assunto: FICUS BENJAMINA PARA INICIANTE Responder com citação

Olá amigos,
Adquiri uma planta há umas três semanas e desde então fiquei interessado pela arte do bonsai. Estou enviando umas fotos para q deêm sua opinião e sugestões.

OBS.: SOU INICIANTE E NÃO SEI NADA, NADA, NADA. Estou me informando ainda. Nem sei se a imagem vai aparecer direito. rsrs

Obrigado

[img]http://hospedagemdeimagem.com.br/?di=J6JB[/img]

[IMG]http://hospedagemdeimagem.com.br/?di=R4P9[/IMG]

[IMG]http://hospedagemdeimagem.com.br/?di=U8HB[/IMG]

[IMG]http://hospedagemdeimagem.com.br/?di=0G26[/IMG]

[IMG]http://hospedagemdeimagem.com.br/?di=BBE5[/IMG]

[IMG]http://hospedagemdeimagem.com.br/?di=RTJW[/IMG]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2012 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

Alexitaborai,

Você tem aí três plantas trançadas.

O melhor a se fazer é destrançar as três, antes de mais nada. Lembre-se sempre de que um bonsai é uma representação de uma árvore em miniatura. Seguindo por esse ângulo, é muito difícil você encontrar na natureza uma árvore com esse formato. Por isso é que não é recomendado mantê-la assim.

Após destrançar, retire um pouco do musgo e essas pedrinhas de cima do substrato. Dê uma boa olhada para ver se não há raizes demais aí. Se houver, replante-a em um outro recipiente (de preferência uma bacia bem larga e de pouca profundidade). Nessa ocasião você pode optar por manter todos os troncos em um só vaso, ou separá-los. Se optar por manter todos juntos, você pode conduzí-los a se tornarem um bonsai de múltiplos troncos (kabudachi), algo mais ou menos parecido com a imagem abaixo:

(http://www.portalbonsai.com/images/art_kabudachi.jpg)

Claro que o conhecimento técnico para isso se adquire com o tempo e com muita paciência. Eu ainda não cheguei lá, mas estou penando para conseguir.

Por outro lado, se optar por separá-los, terá três plantas com que trabalhar. Isso significa que terá três obras de arte diferentes e únicas.

Mas tudo ao seu tempo. Por enquanto, eu desfaria a trança e retiraria as pedrinhas e uma boa parte do musgo, pois ele atrapalha na rega.

Além do mais, só posso recomendar muita leitura.

Aqui um tópico de um colega forista que é muito elucidativo:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359

Aqui um tópico muito bom, com ótimas dicas de colegas mais experientes sobre essa espécie:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20088

Além disso, com uma boa pesquisa, você vai achar muitas informações úteis aqui mesmo no fórum, que irão te dar uma idéia muito boa para iniciar na arte.

Você escolheu muito bem a espécie para começar. O fícus é muito resistente às nossas imperícias de iniciantes.

Abraços e boa sorte.
alexitaborai

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2012 10:20 pm    Assunto: caminhando..., ou melhor, engatinhando Responder com citação

Olá Thiago, muito obrigado pelas dicas.

Com um certo receio, destrancei as três. O receio se deu devido a falta de costume de lidar com a planta e achei que seria agressivo mas, já tá feito.

Além disso, minha inexperiência me fazia pensar que aquele tronco seria
interessante daquela forma. Tudo bem, vamos caminhando.

Quanto a separá-las em três plantas diferentes, não me sinto confiante em fazê-lo. Será que poderia dar-me algumas dicas de como fazer esse transplante: tipo de terra e tudo mais que vou precisar.

Desde já, agradeço.
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2012 11:32 am    Assunto: Responder com citação

alexitaborai,

Não se preocupe. O fícus é uma espécie maravilhosa. É quase impossível matar um fícus apenas com manipulação de seu tronco/raízes. As únicas coisas que pode realmente matar sua planta são a falta ou excesso de água e o excesso de adubo. De resto, contando que esteja na primavera ou verão, não tem problema nenhum. Inclusive, é uma planta que a maioria adquire para conseguir mais experiência no trato diário e nas técnicas de cultivo, justamente por sua facilidade de condução.

Citando o caríssimo forista nickyfury, que dá sempre ótimas dicas, uma receita muito boa de substrato é a seguinte: "caco ceramico, pedrisco, terra granulada (ou areia grossa, dessas de construção), casca de pinheiro e carvão. A proporção desse material é conforme se segue: 60%, 10%, 10%, 10%10%, respectivamente." ( http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=190818&highlight=#190818 )

No mesmo tópico, ele dá boas dicas sobre como proceder na hora de reenvazar a planta: "Vc tem que retirar a planta do recipiente atual, usando um palito de bambu (desses que se usam para churrasquinho servem bem) e esgaravatar as raizes, removendo dessa maneira o torrao e demais detritos que estiverem aderidos às raizes. Em seguida, com um jato forte de agua, remova o restante, lavando bem as raizes com as mãos e pontas dos dedos, deixando-as totalmente livres e devidamente limpas. Agora, então, é só replantar conforme indiquei, num substrato mais drenante.

Se quiser, enquanto prepara o substrato drenante, deixe as raizes imersas em solução liquida contendo hormonio enraizante diluído (se não tiver hormonio, apenas agua limpa serve). Assim, elas ficarão umidas até o replante. Replantou? Regue bem, até observar que a agua escorre limpa (ou parecido com isso) pelos orificios no fundo do novo recipiente. Depois é só deixar escorrer bem e levar para um local onde a planta fique exposta ao sol o dia inteiro, para ela se recuperar adequadamente."

Seguindo as dicas citadas acima, é fácil para você separar as plantas.

Além dos materiais citados acima, podem-se usar vários outros tipos de componentes, dependendo da facilidade em encontrá-los. O caco cerâmico, na minha opinião, é o mais difícil. Pode ser obtido quebrando em pedaços pequenos alguns tijolos, ou telhas dessas coloniais. Se for fazer isso, não aproveite o pó, pois este se compacta e é fatal. Utilize apenas os pedacinhos. Não precisa ser muito homogêneo, mas deve ficar bem pequeno.

Quando realisar o reenvase, atente-se para nunca utilizar terra adubada, nem misture qualquer tipo de adubo ao substrato. A adubação deve ser feita só após um período de adaptação da planta, de uns 45 dias, pelo menos. O melhor mesmo é comprar uma pequena placa de plástico e escrever nela a data de reenvase, o nome e a espécie da planta, e outras características que julgue necessário ter em nota. Assim, conforme a sua coleção aumenta, torna-se mais fácil manter um controle sobre adubações e outras intervenções.

Quanto à adubação, opte pelo mais clássico, que é a torta de mamona + farinha de osso. Como ainda falta muito para a primeira adubação, dê uma boa pesquisada aqui mesmo no fórum, e vai saber como utilizar.

Boa sorte com as intervenções. Pode agir sem medo.

Abraços.
alexitaborai

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2012 8:25 pm    Assunto: Onde plantar Responder com citação

Olá Thiago,

Muito obrigado pelas dicas. Estou me preparando para fazer o transplante das árvores e lendo alguns artigos na internet me vieram as seguintes dúvidas:

- posso plantar as três plantas no escorredor de macarrão (engrossar o tronco)?
- pretendia plantar duas no vaso e uma no chão, o que você me aconselha? plantar as três no vaso ou escorredor?

obrigado e desculpe a perturbação

Abraço

Alex

Thiago Batista escreveu:
alexitaborai,

Não se preocupe. O fícus é uma espécie maravilhosa. É quase impossível matar um fícus apenas com manipulação de seu tronco/raízes. As únicas coisas que pode realmente matar sua planta são a falta ou excesso de água e o excesso de adubo. De resto, contando que esteja na primavera ou verão, não tem problema nenhum. Inclusive, é uma planta que a maioria adquire para conseguir mais experiência no trato diário e nas técnicas de cultivo, justamente por sua facilidade de condução.

Citando o caríssimo forista nickyfury, que dá sempre ótimas dicas, uma receita muito boa de substrato é a seguinte: "caco ceramico, pedrisco, terra granulada (ou areia grossa, dessas de construção), casca de pinheiro e carvão. A proporção desse material é conforme se segue: 60%, 10%, 10%, 10%10%, respectivamente." ( http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=190818&highlight=#190818 )

No mesmo tópico, ele dá boas dicas sobre como proceder na hora de reenvazar a planta: "Vc tem que retirar a planta do recipiente atual, usando um palito de bambu (desses que se usam para churrasquinho servem bem) e esgaravatar as raizes, removendo dessa maneira o torrao e demais detritos que estiverem aderidos às raizes. Em seguida, com um jato forte de agua, remova o restante, lavando bem as raizes com as mãos e pontas dos dedos, deixando-as totalmente livres e devidamente limpas. Agora, então, é só replantar conforme indiquei, num substrato mais drenante.

Se quiser, enquanto prepara o substrato drenante, deixe as raizes imersas em solução liquida contendo hormonio enraizante diluído (se não tiver hormonio, apenas agua limpa serve). Assim, elas ficarão umidas até o replante. Replantou? Regue bem, até observar que a agua escorre limpa (ou parecido com isso) pelos orificios no fundo do novo recipiente. Depois é só deixar escorrer bem e levar para um local onde a planta fique exposta ao sol o dia inteiro, para ela se recuperar adequadamente."

Seguindo as dicas citadas acima, é fácil para você separar as plantas.

Além dos materiais citados acima, podem-se usar vários outros tipos de componentes, dependendo da facilidade em encontrá-los. O caco cerâmico, na minha opinião, é o mais difícil. Pode ser obtido quebrando em pedaços pequenos alguns tijolos, ou telhas dessas coloniais. Se for fazer isso, não aproveite o pó, pois este se compacta e é fatal. Utilize apenas os pedacinhos. Não precisa ser muito homogêneo, mas deve ficar bem pequeno.

Quando realisar o reenvase, atente-se para nunca utilizar terra adubada, nem misture qualquer tipo de adubo ao substrato. A adubação deve ser feita só após um período de adaptação da planta, de uns 45 dias, pelo menos. O melhor mesmo é comprar uma pequena placa de plástico e escrever nela a data de reenvase, o nome e a espécie da planta, e outras características que julgue necessário ter em nota. Assim, conforme a sua coleção aumenta, torna-se mais fácil manter um controle sobre adubações e outras intervenções.

Quanto à adubação, opte pelo mais clássico, que é a torta de mamona + farinha de osso. Como ainda falta muito para a primeira adubação, dê uma boa pesquisada aqui mesmo no fórum, e vai saber como utilizar.

Boa sorte com as intervenções. Pode agir sem medo.

Abraços.
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2012 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Alex,

Se você tem disponibilidade de plantar no chão, aconselho-te a fazer isso com as três então, pois o crescimento é muito mais rápido em tal ambiente, sem a imposição de barreiras ao crescimento das raízes, como ocorre no cultivo em vasos, escorredores ou bacias.

Se por um acaso optar por manter o cultivo em recipiente em alguma delas, o resultado também vem rápido, pois essa espécie tem crescimento/engrossa muito rápido. Nesse caso, é preferível plantar em uma bacia plástica grande, bem perfurada na lateral e no fundo. Para perfurar a bacia sem quebrar, é bom utilizar um ferro quente. No geral, utiliza-se ferro de solda para isso.

Mas é bom que faça o transplante logo, pois conforme se vão os dias, a época ideal se vai também. Já estamos caminhando para o outono, que não é mais uma época tão boa quanto o verão. A melhor época, no entanto, é o início da primavera.

Abraços e boa sorte.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: