FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Qual espécie comprar?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
renata_bbc

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2012 7:25 pm    Assunto: Qual espécie comprar? Responder com citação

Queridos amigos,

estou "namorando" uns pre-bonsais, mas estou na dúvida de qual espécie comprar e se adapta-se facilmente ao calor e umidade do RJ... a mnha casa em especial é bem umida.

Gostei das seguintes:
- Jasmin Bogari
- Camélia sasanka
- Pétrea (ou Flor de São Miguel)
- Marmelo branco

O que vocês acham?

Beijos!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2012 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

renata, conselho meu, se possivel de preferencia a ficus, lisgutrum, guajuvira, duranta's que sao plantas que para nos iniciantes vao muito bem, pois alem de serem muitos resistentes, logo logo enchem de brotaçoes. Fuja daqueles bonsai em vasos plasticos, no qual quando você chega em uma floricultura eles normalmente mostram aquilo e que tambem sao comercializado em supermercados. Mas se caso suas opçoes sao so essas, ate queria ajuda-la com minha opiniao, mas nao conheço nenhuma das especies citadas......
Nos como iniciantes, somos muito afobados, eu mesmo se tivesse as vezes me da vontade de mexer em tudo que tenho, mas sei que se deve respeitar a planta para que futuramente ela o "respeite" si e que me entende.
Fugindo um pouco do assunto, aconselho comprar mudinhas em floriculturas e plantas em um escorredor ou ate no chao se possivel e meio que esquece-las, eu comprei ontem mesmo algumas durantas, buxinhos e caliandra em mudinha paguei bem baratinho e agora estao la nos seus escorredos se desenvolvendo.... Bom como opiniao e conselho deixo isso ai, si ajudei fico muito grato.
renata_bbc

MensagemEnviada: Qua Jan 18, 2012 8:52 am    Assunto: Responder com citação

Ola Marlon,
na verdade eu já tenho algumas espécies... como ficus, carmona, ulmus, jabuticaba.
Estava atrás de novidades mesmo... É que comprei uma serissa e perdi pq ela não se adaptou e por me parecer muito delicada tbm. Sad Aí aprendi que não posso ter qualquer espécie. Confused
Mas de qualquer forma, tudo q vem com boas intenções é benvindo! Então, obrigada!!
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 18, 2012 10:54 am    Assunto: Responder com citação

ok intendo....
Estranho a serrisa nao ter se adptado, apesar de eu ter uma apenas a minha se vai muito bem, desde que a adquiri como muda, e nao faz muito tempo, ela esta com boas brotaçoes e ate ja floriu...... E ate uma especie recomendada para nos iniciantes.
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 18, 2012 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

Renata,

Se eu fosse comprar uma dessas aí, compraria o marmelo branco, pois se adapta bem a vários climas, é bem resistente, cresce rápido, e produz cedo. Tenho duas mudas comigo há alguns meses, e uma delas já apresenta algumas flores. Estou ansioso pela chegada dos frutos. hehehe.

Abraços.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 5:06 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Renata, considerando o excelente clima do RJ eu sugiro voce adquirir uma muda de cada uma dessas espécies e tentar fazer algo com elas. Todas se adaptam bem ao cultivo em recipientes pequenos, sendo que o cuidado basico a ter é escolher um substrato bem drenante e rico em materia organica: caco ceramico, pedrisco, carvão e terra granulada ou areia grossa de construção (sem salinidade).

Verifique que os vasos ou recipientes tenham furos grandes de drenagem, cuidando que o vaso fique apoiado em pés, afastado de qualquer base, nem use tampouco recipientes como pratos ou bandejas, sob os recipientes de cultivo, para permitir uma ótima aeração nas raizes, bem como tambem evitar o excesso de umidade. Rega apenas quando o solo estiver bem seco, de preferencia apenas ao final da tarde, uma unica vez ao dia.

Adubação periódica com Osmocote, que é o melhor adubo para plantas envasadas, pois não tem cheiro.

No caso da serissa, acredito que voce deva ter exagerado nos cuidados com a planta, vez que é comum os cultivadores a considerarem uma planta "sensível", quando na verdade é um arbusto bem resistente, que detesta solo umido em excesso e constantemente encharcado. As minhas quase 300 serissas são cultivadas todas, sem excessão, a sol pleno e não morrerão tão cedo, posso garantir.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 5:33 pm    Assunto: Responder com citação

Nick aproveitando o topico, quanto a granulometria do caco ceramico e pedriscos e a mesma?
Achei uma brita marron com granulometria pequena, no olhometro da pra ver que tem uns 3 a 5.....
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 21, 2012 2:58 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marlon, quando me refiro a pedrisco, não estou sugerindo brita, seja ela da marrom ou da preta, mas sim aqueles pedregulhos que retiramos da areia quando a peneiramos (alguns chamam de "seixos":

Claro que esses aí de cima são meio grandinhos, então é melhor aproveitar apenas os que forem pequenos. O tamanho deles deve sempre ser de acordo com o do caco ceramico. Dependendo da espécie, da quantidade de raízes e do tamanho da arvore, a granulometria pode variar bastante.

O ideal é termos várias para usar de acordo com a planta e seu sistema radicular. O minimo, claro, é mais ou menos do tamanho da metade de uma semente de maçã, daquelas pequenas. O máximo, fica próximo de uma moeda de um centavo (plantas grandes e de raizes fortes, como o ficus retusa).

Geralmente eu fragmento o caco ceramico e misturo com o pedrisco, em granulos proporcionais, acondicionando a mistura em recipientes diversos, como tonéis plasticos com tampa:

Os que eu uso são parecidos com esse da imagem acima, mas menores. Isso por que tenho muitas plantas e necessito de uma grande quantidade de substrato, então é preciso estar com o material disponível sempre que precisar usar. Dependendo do tamanho do viveiro e da quantidade de plantas a serem manuseadas, pode-se adotar recipientes menores, como esses:

Essas medidas exatas de tamanho de granulos, ou granulometria, são fatores exigíveis quando queremos adquirir o material pronto e precisamos informar a quem vende ou produz. Como minha produção é voltada unicamente para o meu consumo, não me preocupo em ficar medindo, de maneira que não tenho as medidas exatas desse material que uso, mas sei apenas citar comparando-as com alguma coisa, como as sementes de maçã ou a moeda.

O bonsaista/forista Gerson Araldi, de Palotina/PR, grande amigo, há algum tempo comercializava um substrato que achei interessante, sendo que na oportunidade até adquiri em certa quantidade para misturar no substrato que eu produzia (caco ceramico e pedrisco):

Como referencial, fornecendo uma medida mais precisa, podemos dizer que costumo usar mais a granulometria que se assemelha com o material do Araldi e que aparece no centro da foto abaixo:

Claro que faço uso das outras duas, tambem. Isso, como salientei, irá sempre depender da planta e de seu sistema radicular.

Com peneiras de furos de tamanhos diversos, podemos conseguir variedade quanto ao tamanho dos grãos:

Plantas pequenas requerem grãos pequenos (tanto do caco ceramico, quanto do pedrisco, do carvão e da casca de pinheiro, sempre na mesma medida):

Fique atento a que, quanto maior o vaso, maior a planta, mais raizame terá, então o substrato deverá ser composto por granulos bem maiores:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: