FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bandeja para Penjing
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lbandeira

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 11:50 am    Assunto: Bandeja para Penjing Responder com citação

Bom dia pessoal. Nem sei se é aqui que se posta sobre isso mas... preciso saber se alguem sabe de alguma loja online que venda daquelas bandejas para penjing??? Moro em Campo Grande - MS e aqui tem varias pessoas que praticam o cultivo de Bonsai mas material é meio escasso. Prefiro comprar online mesmo.
Caso ninguem possa me informar, poderiam me dar algumas dicas de como fabricar?

Muito obrigado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 2:15 pm    Assunto: Responder com citação

Lbandeira, comprei bandeja de cerâmica na vaso petrópolis. Dá para comprar online, tem um pedido mínimo não lembro de quanto.
Estou para montar um com uma bandeja de mármore que a marmoraria joga fora, vou fazer as boradas com cimento.
No faça você mesmo acho que já vi algumas confecçoes também.
Lbandeira

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Minha mãe mora no interior do estado e lá tem umas artesãs que fazem vasos em cerâmica, tipo barro sabe...? Elas fazem de tudo que é modelo de vaso. Será que fica bacana uma bandeja desse material? Não pelo material em si, mas pela cor...?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 4:59 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Lbandeira, geralmente a cor predominante é o branco ou cinza claro, para o suiban. No caso da ceramica, é preferível que a queima seja acima de 1200 graus, pois com o tempo a ceramica de baixa temperatura, como é o caso desses tipos de vasos artesanais de que fala, se racharem tanto pelo calor e umidade constantes no recipiente, quanto pelo poder de erosão das raizes das plantas e peso do trabalho finalizado.

O bonsaista e amigo Paulo Neto, muito criativo por sinal, fez um suiban de madeira:

http://aidobonsai.com/tag/construindo-um-suiban/

Outros preferem de fibra de vidro ou resina:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-210813626-vaso-suiban-80-x-40-em-fibra-de-vidro-_JM

Voce pode entrar em contato com os ceramistas mais conhecidos, como o Izumi, de Atibaia/SP, o Sami do RJ, o Sergio Onodera, de SP e conversar diretamente com eles, encomendando peça(s) do tamanho que desejar e no formato que quiser, que certamente eles atenderão seu pedido prontamente.

A outra forma é fazer um suiban a partir de cimento celular. O Mario Garcia dá dicas no site dele, Atelier do Bonsai, ensinando como trabalhar com esse material. Mas há outros bonsaistas que tambem orientam nessa area, não necessáriamente para fazer suiban.

É um ótimo material: leve, resistente, moldável e facil de trabalhar. Vale a pena o custo/beneficio despendido.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: