FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

::Pinheiro Negro::
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 6:46 pm    Assunto: ::Pinheiro Negro:: Responder com citação

Amigos esse é meu pinheiro negro quando comprei ele estava apenas sem aramar ainda não segui a tabela de cultivo que esta disponivel aqui no forum por um motivo simples, duvida minha mesmo pois em um topico do amigo Elio ele diz que não podemos pular etapas quando ele mostra passo a passo oque faz com os pinheiros negros que possue.

Minha duvida é como não mexi nele ainda devo esperar até outubro para iniciar o ciclo e poder completalo no total?

Ele se encontra com algumas agulhas longas em alguns galhos, em outros nas pontas dos galhos brotações ainda pequenas e em alguns galhos ainda possue algumas velas.

Poderia fazer alguma intervenção nele baseado noque escrevi logo acima?
Ou é melhos esperar outubro mesmo e iniciar o ciclo?

Vista de traz:
[/img]

Detalhe da vela:

[/img]

Para ter noção do tamanho dela:

[/img]

Conto com a ajuda dos amigos...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Márcio, por ora, não mexa nas eventuais velas pois não possuem agulhas, ainda.
O que pode ser feito, em maio, é retirar as agulhas velhas (verde bem escuro) porém se houver agulhas novas acima das velhas.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

cara muito bonito seu pinheiro parabéns...
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 1:57 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado amigo Elio vou seguir sua dica para maio e em outubro começo o ciclo dele Valew.
Anderson que bom que vc gostou obrigado...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 3:28 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, outro "adiantamento" que voce pode ir fazendo agora: alimentar seu PN, com um bom adubo, que tanto pode ser a dobradinha TM+FO+FOSWAY, quanto o velho conhecido OSMOCOTE. O primordial é que, chegada a época certa de fazer as intervenções necessárias, sua planta estará vigorosa e saudável o bastante para suportar tudo muito bem.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Nicky Very Happy , Mano veio ela ja ta no processo da dobradinha obrigado por dar a dica.
Uma duvida que persiste em minhas plantas que estão em desenvolvimento eu adubo com tm+fo a cada 20 dias ja em pre-bonsai deste nivel seria melhor dar uma pausa maior na adubação tipo, de 30 em 30 ou até mais???
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

primeiro parabéns por esta peça! mto bonito seu pinheiro!! a foto com o fundo do céu e verde atras ficou mto legal! parabéns mesmo!!

permitam-me tirar uma dúvida em seu post??
vi uma imagem na net e resolvi traduzir para tentar entender...

minha dúvida é na retirada das agulhas...

no primeiro desenho mostra retirando as agulhas velhas...
me falaram q seria certo retirar as agulhas das pontas, onde será podado as velas, e deixando as agulhas mais velhas para estimular brotação mais para proximo ao tronco...

não sei se ficou claro minha dúvida...
att e abraço!
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
ROSIMEIRE E. G.
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

ACOMPANHANDO!!
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 9:02 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio,

Tá bonitão o Pinheiro Negro, tenho dois aqui que são mudinhas perto desse seu rsrsrsrs

Abraço

Nicolau Copérnico
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 21, 2012 2:23 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Jrgullo, excelente suas colocações e muito pertinente a sua duvida, que tenho certeza é a mesma de muitos outros colegas foristas. No caso, as duas opções, isto é, tanto a mostrada pelas imagens que voce postou quanto as que voce recebeu em resposta, estão corretas. A grande diferenciação, aqui, reside na FINALIDADE.

Esse trabalho apresentado pelas imagens tem por finalidade realizar uma poda de limpeza, com o fito de permitir o acesso de luz e calor solar ao interior dos galhos e acículas, favorecendo novas brotações nos pontos em que o cultivador prescinde deles. No entanto, repare que não há menção nenhuma a ramificação lateral nesses galhos. Por quê? A finalidade desse trabalho é diferente da finalidade do que foi explicado a voce.

No caso, ao preservarmos as acículas antigas, desbastando o excesso claro, e retirando as das extremidades, estamos promovendo a brotação lateral, que virá justamente no ponto onde ficaram as acículas antigas e a partir delas terão inicio novos galhos, formando um galho ramificado (um exemplo classico seria a palma da mão aberta com os dedos afastados).

Observe bem o trabalho realizado como mostra as imagens postadas (e traduzidas) por voce: elas não apresentam, em momento algum, nenhuma explicação sobre como proceder para formar as ramificações laterais, nem aludem a elas, ou de onde elas virão. Ora, se retirar todas as acículas anteriores, seja pinçando, seja com as pontas dos dedos, ou cortando com tesoura, vc inibirá as novas brotações, que deixarão de ocorrer nos pontos onde seriam necessárias serem preservadas as acículas que iriam dar origem a esses novos galhos.

Por isso, imprescindível atentar para a finalidade, sempre que quisermos executar determinada tarefa, em se tratando de um pinheiro, seja ele negro, branco ou vermelho. Geralmente, usamos pinçar as acículas das pontas, na parte superior e inferior, as anteriores (mais velhas), deixando no entando pares em posições alternadas (sempre apenas lateralmente falando), para que, quando a planta reiniciar seu ciclo, venha a ocorrer as novas brotações nesses pontos em que foram preservadas as acículas antigas.

Claro que depois que ocorrerem as novas brotações, sendo a partir delas que virão então os galhos laterais, as acículas antigas são dispensáveis, e poderão então, finalmente, ser retiradas sem nenhum problema.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 21, 2012 3:34 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Lrgullo creio que sua duvida ja esteja sanada pelo nobre amigo NickyFury.

Luiz Arthur obrigado pelas palavras, as suas mudinhas se tornarão em belos bonsai tudo depende de vc se encaminha-las bem esse meu esta com 9 anos e ja peguei muito bem encaminhado vindo do tramujas apenas fiz aramação para dar peso nos galhos e ramificações...

Amigo Nicky muito obrigado por mais uma vez tirar as nossas duvidas como é o meu primeiro PN creio que tenho muito a aprender sobre a especie até pegar o jeito da coisa rsrs espero contar sempre com os amigos para seguir na condução deste PN e não fazer cacá abraçosss...
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 21, 2012 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Lrgullo, na realidade o esquema que vc apresentou só demonstra UMA das 4 principais etapas: Hanuki (retirada das agulhas velhas). Está escrito em cima do primeiro desenho.
O ciclo é composto de mais 3 etapas: Metsumi, Mekiri e Mekaki.
Cada uma com seus objetivos.
Para estimular as novas brotações é na etapa Mekiri!
Existe um tópico aqui no fórum com uma tabela e desenhos de cada etapa. Tem que seguir rigorosamente para aproveitar o máximo do desenvolvimento de um Pinheiro.
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2012 6:14 am    Assunto: Responder com citação

Para exclarecer ta ai o link do passo a passo do nosso amigo Elio em que conclui o ciclo do pinheiro negro com as 4 etapas http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16061&postdays=0&postorder=asc&highlight=pimheiro+negro&start=15
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2012 6:17 am    Assunto: Responder com citação

E aqui o link da tabela do PN para quem quizer dar uma conferida http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18489
Abraços...
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2012 8:04 am    Assunto: Responder com citação

mto bom! sem palavras para agradecer!

grande abraço a vcs!
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: