FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ficus benjamina tronco sinuoso
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rodrigo_fernandes

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2012 9:59 am    Assunto: ficus benjamina tronco sinuoso Responder com citação

Gostaria de ajuda com essa muda. O que dá pra fazer num primeiro momento? As folhas dela estao muito afastadas do tronco, como faço pra compactar a copa? Preciso reenvasar agora? Qual o melhor substrato para essa espécie? Devo deixá-la a pleno sol o dia inteiro? Gostaria de sugestoes para estilizá-la.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2012 4:45 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, a princípio o que dá para notar é que as raízes devem estar ocupando o vaso todo. Neste caso eu pensaria em colocar em uma bacia grande de plástico bem perfurada com substrato bem drenante. Separa as raízes que devem estar dando voltas no vaso.
Para o substrato, meus ficus vão bem com caco de telha + vermiculita + terra. Tenho alguns só em areia grossa e só em vermiculita também. Todos crescem super bem
O movimento sinuoso está interessante, mas tem o problema dos galhos estarem crescendo altos. Dá para ver um galhinho baixo no tronco que poderáser usado. Se minha eu arriscava a seguinte: podaria a parte aérea, deixando um galho de cada lado no topo do tronco (e deixando o mais grosso da direita como ápice) e deixaria ele inclinado para estimular brotações mais baixas. O melhor seria fazer isto lá para agosto, quando as brotações vêm a todo vapor.
Se optar por podar bastante a parte aérea, acho imporatante manter as raízes sem podar muito como mencionei anteriormente, para que assim a planta possa absorver bastante nutrientes e recuperar a parte aérea mais facilmente.

Opção 2: utiliza os próprios galhos da planta para fazer enxertia nos locais mais bem posicionados: pode ser por encostia: pega um galho comprido e leva ele até o ponto desejado, formando um arco com ele. No ponto de fixação deve descascar tanto o tronco como o galho onde se encostam. Prende bem (pode usar borracha de câmara de pneu por exemplo), deixando bem apertado e esquece por uns 3 meses. Depois que ocorrer a fusão faz a poda do galho que neste momento deve receber a nutrição pelo tronco principal. ACho bem viável também.
rodrigo_fernandes

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2012 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei,

Muito obrigado pela ajuda, me esclareceu em vários pontos, mas novas dúvidas surgiram, por exemplo:

1- Posso fazer esse reenvasamento agora, ou preciso esperar o inverno?
2- Para inclinar o galho posso aramá-lo agora?
3- Quando você diz pra cortar os galhos e deixar um de cada lado, você quer dizer elimar todos os outros e deixar apenas esses dois galhos?
4- Os galhos que permanecerem, devo reduzir o tamanho deles?

abarços.
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2012 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando!
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 18, 2012 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

1. POde reenvasar agora.
2. Quando digo inclinar não é aramando, mas sim "tombando" o tronco, pois o estímulo de crescimento é maior na parte mais alta da planta, que naturalmente recebe mais luminosidade. Tombando faz com que o lado receba mais luz, podendo aumentar a chance de brotações.
3. Se não for fazer o enxerto, digo sim eliminar os outros e talvez deixar mais curto. Mas sempre atente para que permaneçam folhas em todos os galhos que deixar.
4. Reduzir o tamanho mais do ápice. Dos outros galhos ainda não, pois as folhas só estão nas pontas. É provável que na próxima primavera ela emita novas brotações na base de cada galho, podendo assim eliminar estes com as folhas longe do tronco pelas novas que poderão ser trabalhadas com melhor ramificação e adensamento.
Hora que tiver um tempo faço um rabisco. Calma, ainda não pode sem ter certeza...
rodrigo_fernandes

MensagemEnviada: Qua Jan 18, 2012 5:24 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza Nikkey.
Vou reenvazá-lo e aguardo seu rabisco pra poder visualizar melhor. Mas já esclareceu muitas das minhas dúvidas. Muito obrigado pelas dicas.

Quanto a luminosidade, devo deixá-la no sol direto? Aqui em Foz do Iguaçu faz mais de 40 graus essa época, por isso coloquei ele sob um sombrite, pois no meu quintal pega sol o dia inteiro.

Abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2012 11:04 am    Assunto: bonsai Responder com citação

As colocações do nobre amigo Nikkei são pertinentes e muito boas, portanto eu as seguiria sem nem questionar muito.

Todavia, observando uma das imagens, acredito que a que escolhi apresenta uma ótima frente para a planta, mas depõe contra no sentido de que há um ponto negativo, que chamamos de conicidade invertida: determinada area na parte superior apresenta um engrossamento maior que na parte inferior, e esse tipo de contratempo requer certo conhecimento técnico para ser resolvido, não sendo por isso de solução muito fácil.

Considerando isso foi que, ainda que as posições definidas pelo Nikkei sejam ótimas, ao analisar essa possível frente, sugiro que faça um alporque nessa área, ou então um corte radical para eliminar de vez o problema, conforme ilustro apontando uma seta para a area negativa. A linha abaixo seria o local mais indicado para fazer um anel e colocar um alporque ou então para eliminar de vez a parte superior.

Como existe uma brotação no primeiro terço do tronco, por detrás, que não aparece na foto acima, não há nenhum risco de perda. Na sequencia, mostro ainda a linha de corte ideal para ser feita nas raizes, visando reduzir a altura de produção do sistema radicular, caso haja opção de replante em outro recipiente. (lembrando que nesse caso o no recipiente não deve ter altura superior a 10cm).

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rodrigo_fernandes

MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2012 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Beleza Nicky, valeu pela ajuda. Vou transpantá-la e fazer o alporque como sugeriu.

Preciso esperar algum tempo depois do transplante pra fazer o alporque, ou posso fazer tudo de uma vez?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2012 4:36 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Rodrigo, faça o alporque primeiro. Depois que retirar, deixe a planta se recuperar bem, emitindo novas e vigorosas brotações, para então partir para o transplante, ok?

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rodrigo_fernandes

MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2012 4:57 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza Nicky, alporque primeiro. Obrigado
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2012 5:44 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, fiquei devendo a projeção, mas parece que o melhor caminho a seguir é outro. Bom, como já estava pronto vou por só para ilustrar

rodrigo_fernandes

MensagemEnviada: Qui Fev 02, 2012 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Nikkei, a projeção ficou show, mas já tinha seguido as orientações do nicky e fiz o alporque para tentar corrigir a questão da conicidade invertida. Mas muito obrigado mesmo por todas as dicas.

Assim que retirar o alporque eu posto novas fotos aqui.

Nicky, muito obrigado pelas dicas também, fiz o alporque e agora só aguardar sair as raízes.

Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: