 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ederson 1.o PASSO


Registrado: 09/12/10 Mensagens: 127 Localização: Botuvera-SC
|
Enviada: Qua Jan 18, 2012 4:40 pm Assunto: FICUS com grande potencial |
|
|
Na semana passada vasculhando em uma floricultura achei este ficus (que não sei a espécie que é, pois nem o dono sabia) num canto jogado, logo peguei na mão e não larguei mais. Pelo valor que paguei no meu ver razoavelmente barato, pelo estágio das raízes aéreas, Valor de R$ 50,00.
Junto a ele comprei mais um, as folhas são iguais, mas ele é mais rasteiro.
Este ficus tem a altura de uns 2 metros, no momento devo fazer uns alporques para aproveitar o máximo dele, só não sei se devo replanta-lo agora pois a época não é ideal, pois o inconveniente é que as raízes estão saindo por cima do balde e as folhas estão amareladas deve ser por falta se substrato.
Mas vamos ao que interessa, as fotos
Como estava na compra cheio de limo no tronco.
depois de limpa
Detalhe das raízes aéreas
detalhe das folhas amareladas
Aguardo opiniõs |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Jan 19, 2012 11:18 pm Assunto: |
|
|
acompanhando... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Jan 20, 2012 1:44 pm Assunto: |
|
|
Acho que se não vai mexer nas raízes, pelo menos coloca ele num recipiente maior e completa com substrato em volta. O que aconselho é retirar deste vaso e dar uma "despenteada" nas raízes que estão mais na parte de fora e colocar no recipiente maior.
Trabalhando várias plantas acho que pode render bons trabalhos. Me parece que as folhas verdes também têm umas manchas amarelas, será que não está com alguma doença? Posta umas fotos pro pessoal ver, da uma examinada melhor também. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 20, 2012 3:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Prepare um recipiente de cultivo mais adequado, preenchendo-o com um substrato bem drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão e terra granulada ou areia grossa sem peneirar. Se usar uma bacia plastica, prefira uma com no maximo 10cm de altura, perfurando bem no fundo e na lateral. Em seguida, depois de pronta a bacia, com uns dois ou tres dedos de substrato dentro, prepare a planta: faça uma desfolha completa, cortando fora toda a folhagem no pecíolo (talinho) com uma tesoura de pontas finas.
Retire a planta do recipiente atual, elimine totalmente o substrato das raizes, lavando-as com um jato de agua bem forte, em seguida, distribua as raizes o mais radialmente possível, cobrindo-as todas, inclusive as que estão fora de cobertura agora, com o restante do substrato (mais ou menos uns dois dedos acima das raizes, na metade do primeiro terço do tronco).
Ao contrário do que se pode pensar, o verão é uma época excelente para promover esse tipo de trabalho com o ficus. Devo lembrar, porém, que não deverá podar as raizes, nem cortar nenhuma delas, a não ser alguma ou outra que forem muito grossas e estejam crescendo muito reto, ou que venham a atrapalhar a fixação da planta na bacia. Nos orificios no fundo da bacia passe um arame para fixar a planta ao recipiente e evitar sua queda, enquanto a planta se estabiliza em seu crescimento.
Uma semana depois desse trabalho, verá que a planta reinicia seu ciclo, emitindo novas brotações. Será o momento ideal, então, para fazer os alporques, nos pontos que julgar mais interessantes. Após as intervenções que sugeri, o cultivo deverá seguir normal, mas sem adubação, com a planta em area exposta ao sol pleno, o dia inteiro. Rega apenas ao final da tarde, uma vez ao dia. Não molhe a parte aerea, apenas o solo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ederson 1.o PASSO


Registrado: 09/12/10 Mensagens: 127 Localização: Botuvera-SC
|
Enviada: Seg Jan 23, 2012 7:55 am Assunto: |
|
|
Nikei valeu pelas dicas.
nicky
com uma aula dessa até mero iniciante sabe como fazer.
apenas uma dúvida, sei que as raizes capilares não devem ser cortadas como mencionado por vc , mas vai precisar cortar algumas raízes grossas, pois tem muitas raizes saindo por cima o por baixo do recipiente.
Posso corta-las ?
Agradeço a esta aula Nicky. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 23, 2012 8:38 am Assunto: bonsai |
|
|
Geralmente cortamos o excedente de raizes grossas, que não servem para nada dentro de um vaso de bonsai. Tentamos, por outro lado, preservar a maioria da massa radicular fina, pois é ela que irá contribuir para o desenvolvimento/crescimento/manutenção da planta. É sabido que as raizes grossas servem basicamente para sustentar a planta no solo, mas muitas vezes ao longo delas e nas suas extremidades há um bom volume de capilares tambem. Então qual a resposta?
Bem, corte fora todas as raizes grossas de que não vá precisar quando envasar, num vaso de bonsai, a sua planta. Deixe apenas aquelas que poderão compor o que chamamos de nebari, que são as raizes que ficam aparentes, sobre o solo e que dão um charme a mais para o bonsai, além é claro de transmitir a impressão de que se trata de uma arvore antiga, mais velha do que realmente é.
Se no entanto as capilares forem em maior quantidade nas raizes grossas que tem de ser cortadas do que em outros pontos mais próximas ao tronco, então não devemos cortar fora todas as raizes grossas logo na primeira leva. Poderemos estar fazendo isso durante toda a fase de desenvolvimento de nossa planta, ao longo dos anos. Cortamos algumas ou apenas uma hoje, daqui a um ano cortaremos mais outra e assim, sucessivamente, até eliminarmos por completo todas elas.
Ao reduzir o comprimento das pivotantes ou outras raizes grossas presentes na planta, ao inves de aplicar pasta cicatrizante no corte, podemos tambem aplicar hormonas de enraizamento, cobrindo a area de corte com musgo esfagno previamente umedecido em solução enraizadora. Dessa maneira iremos estimular a brotação de novas capilares naquela extremidade de raiz, aproximando-as da area de base do tronco, onde são necessárias.
Podemos tambem fazer pequenos furos na base do tronco, na area inferior a superficie do solo, preenchendo com musgo umedecido com hormonio, para favorecer a saída de novas capilares nesses pontos. Assim, no próximo reenvase, quando novas raízes vigorosas estiverem crescendo nessas areas previamente tratadas, poderemos então cortar fora todas as raizes grossas que não serão utilizadas na composição do nosso trabalho.
Esses recursos técnicos são de praxe no cultivo do bonsai e podem ser aplicados a diversas espécies, não apenas ao ficus. Claro que há espécies que não aceitam bem esse tipo de intervenção, e a resposta será diferente da pretendida. Então, nesses casos, iremos estar buscando outras maneiras de estimular essas capilares e de proceder ao corte das raizes grossas. Mas, no caso do ficus, esse é o melhor caminho. Claro, podemos sempre tambem estar efetuando enxertia de base, com a adição de novas mudas, com raizes finas, na base do tronco da planta mais grossa, com o fito de que essa absorva as raizes daquela, e com isso possamos então cortar fora as raizes grossas das pivotantes, sem nenhum problema.
Há técnicas e técnicas no bonsai. Importante conhecermos algumas para nos darmos bem e termos respostas mais satisfatórias aos nossos tratos de cultivo, não é?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ederson 1.o PASSO


Registrado: 09/12/10 Mensagens: 127 Localização: Botuvera-SC
|
Enviada: Seg Jan 23, 2012 4:12 pm Assunto: |
|
|
Nicky
Mais uma vez Obrigado pela aula, vou hoje mesmo fazer o reenvase. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO


Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Seg Jan 23, 2012 8:59 pm Assunto: |
|
|
avompanhando!! _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Ter Jan 24, 2012 10:54 am Assunto: |
|
|
ótima planta acompanhando a evolução! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ederson 1.o PASSO


Registrado: 09/12/10 Mensagens: 127 Localização: Botuvera-SC
|
Enviada: Ter Jan 31, 2012 4:57 pm Assunto: |
|
|
Seguindo os conselhos do Nick ai vai as novas intervenções
retirada da antiga terra
Vejam o volume de raízes grosas que estavam no fundo do balde.
As raizes que tive que cortar, pois estava muito alta
Depois do corte
E no seu nova acomodação
Já procedi com a desfolha só não tirei fotos.
aguardo novas brotações e opiniões |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO


Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Ter Jan 31, 2012 11:32 pm Assunto: |
|
|
Acompanhado!!!!!!!!!!!!!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO


Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Fev 01, 2012 2:01 pm Assunto: |
|
|
Me too!!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO


Registrado: 16/12/11 Mensagens: 156 Localização: Palmas-TO
|
Enviada: Sex Fev 03, 2012 8:36 am Assunto: |
|
|
Essa vou acompanhar... _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Laudir PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Fev 03, 2012 11:36 am Assunto: |
|
|
Acompanhando! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|