|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rodrigo_fernandes
Registrado: 12/01/12 Idade: 42 Mensagens: 26 Localização: Foz do Iguaçu-PR
|
Enviada: Ter Jan 17, 2012 10:40 pm Assunto: Acer, dúvida sobre a espécie |
|
|
Acabei de adquirir essa muda de Acer, mas não sei qual espécie de acer ela é. Alguém pode me ajudar?
Outras dúvidas que tenho:
Quais os cuidados básicos para essa espécie?
O que devo fazer num primeiro momento?
Devo fazer uma desfolha total nela agora?
Devo colocá-la num vaso maior com um sustrato drenante? Posso fazer isso no verão ou é melhor esperar o final do inverno?
abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jan 18, 2012 5:50 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, lamento informar mas sua planta não é um acer mas sim um liquidambar fomosana. Esta planta pode ser trabalhada como bonsai apesar de ter folhas e entrenós mais longos do que os acers... De momento não é o caso de fazer desfolha pois o amigo precisa aí sim de mais crescimento. Então pode fazer um falso replantio, mesmo agora, sem mexer na terra, ou seja, simplesmente puxe para fora deste vaso e com todo o torrão coloque em outro vaso maior, preenchendo o restante do espaço com um substrato bem drenante, apenas para planta aproveitar ecrescer um pouco mais aogra até o fim do verão. No outono as folhas irão cair... antes do início da primavera é hora de intervenções mais fortes, como uma poda para selecionar qual os galhos que ficarão. Na verdade eu sugiro cortar o tronco que segue reto, onde ele bifurca, deixando o outro, assim você começará a ter uma nova linha de tronco principal com algum movimento. Também nesta época (fim do inverno/início da primavera) seria a hora de então retirar todo o substrato velho, fazer uma organização e poda das raizes a fim de ajeitar o nebari, e colcoar a crescer novamente. O imporante para nós do sul, é fazer estas intervenções um pouco antes da mudança da estação pelo calendário, porque ele vai começar a brotar antes disso e estas intervenções que citei tem que ser feitas antes de iniciar a nova brotação.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
rodrigo_fernandes
|
Enviada: Qui Jan 19, 2012 12:58 pm Assunto: |
|
|
Bom dia Elio,
Pois é, estava mesmo desconfiado de que poderia não ser um acer, pois achava as folhas deles um pouco diferente das espécies de acer que pesquisei. Mas fiz algumas pesquisas sobre essa espécie e achei ela bem interessante também. To fazendo um arquivo com algumas fotos e características dessa espécie e em breve postarei aqui pra compartilhar com todos.
Muito obrigado pelas dicas. Vou transpantá-la para um vaso maior como você disse e deixar ela engordar mais um pouco. Quanto a cortar aquele tranco que cresce reto, depois da bifurcação, na verdade acho que não vou poder, pois o outro tronco acho que está morto, pois não tem nenhuma brotação. Nas fotos que postei acho que não dá pra ver isso direito, mas vou postar outras melhores que dêem pra visualizar melhor.
abraços. |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jan 19, 2012 5:04 pm Assunto: |
|
|
Bem, claro se este tronco estiver morto tem que tomar outro rumo. De fato ali na foto não deu para ver que não tem folhas saindo dele. Mas olhando com mais atenção dá para ver mesmo que ele está seco. Neste caso, eu diria, melhor. Sabe porque? Este corte que sugeri ainda era alto demais para o meu gosto. Apenas sugeri a fim de poder utilizar o movimento que um galho da lateral proporciona. No caso dele estar morto vamos baixar um pouco mais o corte. Eu cortaria logo acima daquele broto verdinho que sai à esquerda. Tenho algumas mudas que fiz através de alporquia que depois fiz o corte ainda mais baixo do que isso aí... Pode fazer sem medo nenhum... Com este broto se fará a continuação do tronco principal...Assim já se começa dar conicidade ao tronco num ponto ainda melhor... é por aí... Mas o corte, somente no fim do inverno.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 20, 2012 4:09 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rodrigo, minha sugestão é que voce faça um replante em seu liquidambar: prepare uma bacia de tamanho grande, bem perfurada no fundo e na lateral, com uma altura minima de 15cm. Preencha com um bom substrato: caco ceramico (70%), pedrisco (10%), carvão (10%), terra granulada (10%) ou areia grossa de rio (de construção) sem peneirar, caso não disponha de terra granulada. Não use esterco curtido nem adubo.
Forre a bacia com uns quatro dedos do substrato, colocando sobre ele uma camada de casca de pinheiro seca e picotada. Em seguida, distribua as raizes da planta o mais radialmente possivel, cobrindo tudo com o restante do substrato, regando substancialmente tão logo conclua. Ao retirar a planta do recipiente atual, vc não deve em hipotese alguma cortar as raizes, pois não é época para isso. Por outro lado, poderá usar um jato forte de agua e lava-las bem, para eliminar todo o resquicio do substrato atual, sem nenhum risco para a planta.
Após o reenvase, deposite o recipiente em local semi sombreado, para que a planta possa estar se desenvolvendo bem, lembrando de efetuar apenas uma rega diária, de preferencia ao final da tarde. Dentro de 20 dias desse replantio, poderá iniciar adubação leve, com matéria organica, como Torta de mamona+farinha de osso.
Não faça desfolha, agora. Se podar seguindo as orientações do Elio, não há problema algum em fazer o replante que sugeri, desde que não pode as raizes. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
rodrigo_fernandes
|
Enviada: Dom Jan 22, 2012 2:13 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury, obrigado pelas dicas. Estou preparando o substrato e a bacia e irei reenvasá-lo como sugeriu.
Elio, quanto a poda que você sugeriu, seria logo acima desse broto que indiquei com a seta na foto?
Será que dá pra fazer um alporque pra aproveitar a parte de cima da planta? Tem época certa pra fazer alporque? É possível fazer agora no verao?
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 22, 2012 3:47 pm Assunto: bonsai |
|
|
O verão é uma época ótima para alporquias. Pode fazer sem susto, que o resultado é garantido. Para voce comparar, estou atualmente com tres espécies diferentes sob alporque: junipero comunis, ulmus e piracanta. Todos têm tronco com diametro aproximado de um copo de vidro médio, desses americanos. Devem estar finalizados dentro de um ou dois meses, no máximo, quando irei retirar e plantar em substrato que está só aguardando.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 23, 2012 9:47 pm Assunto: |
|
|
É isso aí que o Nicky falou, Rodrigo. Pode fazer o alporque e o local que sugeri é este mesmo. Só cuida para ao fazer o alporque deixar o broto de fora, certo. Tenho várias mudas desta espécie conseguidas por alporquia e em troncos desta grossura para maior. Então é sem stress mesmo...
|
|
 |
rodrigo_fernandes
|
Enviada: Ter Jan 24, 2012 10:51 am Assunto: |
|
|
Fala Nicky e Elio,
Muito obrigado pelas dicas, estão sendo muito importantes pra mim. Realizei o reenvase como sugerido, neste domingo. Minha dúvida agora é se preciso esperar algum tempo antes de fazer os alporques.
abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 24, 2012 1:48 pm Assunto: |
|
|
Se não mexeu nada no torão e raizes, se ficou inteiro, não vejo problema em fazer o alporque logo. Mas se houve movimentação nas raizes eu esperaria...
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|