Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
romeucr 1.o PASSO

Registrado: 03/07/07 Idade: 40 Mensagens: 175 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Jan 26, 2012 8:59 pm Assunto: Primeira Jabuticaba |
|
|
Olá pessoal,
Peguei esta jabuticabeira que estava nascendo em um outro vaso, junto com uma outra planta. Nao sei ha qto tempo esta no outro vaso. Acabei de transferi-la para este vaso e, como sou iniciante, gostaria da ajuda de vocês para seguir cuidando dela. algumas dúvidas:
26/01/2012
-
-
-
-
-
esta última foto foi tirada depois de uma limpeza para retirar uns galhos mal colocados e folhas com ponta seca. isso foi a única coisa que fiz.
1) Deixo no vaso que está ou coloco numa bacia para engrossar o tronco?
2) Que substrato usar neste momento? Este vaso está com terra preta, um pouco de telha e pouco de pedrisco.
3) Que estilo seguir? pensei naquele varrido pelo vento pois o trontico é inclinado para o lado. mas acho q para jabuticaba nao ficaria bem...
4) Preciso dar uma maior podada nela? tendo em vista que acabe de transplanta-la? há poucas raizes finas... |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Jan 26, 2012 9:42 pm Assunto: |
|
|
Romeu...
Se vc tiver espaço, plante no chão. Jabu demora a crescer em vasos, bacias ou escorredor. Mas se não tiver opção, manda ela pra uma bacia bem grande, com um substrato drenante e bem rico. Ainda dá tempo já que vc transplantou hoje...
Vai ajudar e muito...
Abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 11:20 am Assunto: |
|
|
Fala Macdonald..
Acabei colocando a planta no chao, como sugerido. Podei mais alguns galhos e tal. Depois posto umas fotos dela no chao.
voce teria ideia de qto em qto tempo preciso podar raizes, poda estrutural, etc? |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 1:21 pm Assunto: |
|
|
Então Romeu..
Vc fez alguma poda nas raízes? o legal era vc ter colocado alguma coisa embaixo, uma tábua, piso... para que as raízes crescessem radialmente... mas no chão... acho que nem precisaria mecher não... só na hora de fazer a retirada pra um vaso de treinamento..
Abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 4:03 pm Assunto: |
|
|
Fiz sim uma poda, inclusive da pivotante pois estava bem funda. Hum, agora é tarde para colocar uma tábua pois plantei na casa da minha mãe e só voltarei lá dentro de umas 2 semanas.
Quando for pra lá, coloco uma tabua. Qual a finalidade? |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Jan 30, 2012 2:48 pm Assunto: |
|
|
romeucr escreveu: | Fiz sim uma poda, inclusive da pivotante pois estava bem funda. Hum, agora é tarde para colocar uma tábua pois plantei na casa da minha mãe e só voltarei lá dentro de umas 2 semanas.
Quando for pra lá, coloco uma tabua. Qual a finalidade? |
Romeu, a tábua vai impedir o crescimento das raízes na vertical (para baixo), seu crescimento se dará na horizontal com uma distribuição radial, contribuindo para uma boa formação do Nebari (raízes expostas), assim como, já estará condicionando a planta a um ambiente de vaso, facilitando assim quando for passar para um vaso novamente.
Pelo que tenho lido aqui no Fórum é esta a função, caso tenha faltado ou me equivocado sobre alguma informação, o companheiro Mc vai te esclarecer.
Abraço. |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 11, 2012 1:02 pm Assunto: |
|
|
Como os amigos sugeriram, coloquei algo embaixo da planta. Acabei colocando um vaso de xaxim e apoiei a pivotante nele.
Infelizmente, nas duas semanas que se passaram desde a última intervenção, fez muito calor e a planta não foi regada. Resultado: as folhas secaram. acabei fazendo uma desfolha total. Também cortei uns galhos, acho q mais pra frente poderá ser um literati. oq acham?
11/02/2011
 |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 21, 2012 10:24 am Assunto: |
|
|
Acho q matei ela, meu primeiro assassinato rs
Até hoje ela continua do jeito q está na ultima foto. não deu nenhuma brotação nova e hoje dei uma raspadinha no tronco, não está verde..
alguma outra forma para confirmar a morte? |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 21, 2012 7:23 pm Assunto: |
|
|
Se raspou e não tá verde, veio a óbito... Compre outra e plante no mesmo local.. Não desanime não meu velho...
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sáb Abr 21, 2012 10:16 pm Assunto: |
|
|
As jabus são muito sensíveis a transplantes. Agora deixar 2 semanas sem rega... Você deu a sentença de morte pra ela.
Mais como disse o Mcdonald, bola pra frente, e aprenda com os erros.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 21, 2012 11:19 pm Assunto: |
|
|
Bola pra frente Romeu!
Agora não se esqueça as jabuticabas gostam bastante de água.
abraços _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 22, 2012 6:39 pm Assunto: |
|
|
pois é.. e duas semanas de bastante sol..
faz parte do aprendizado né.. fico triste pois a planta estava bonita antes.. rs
valeu pessoal !! |
|
|
 |
|