Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 25, 2012 11:18 pm Assunto: Ajuda com adubação de caliandra rosa |
|
|
Olá pessoal,
Tenho uma caliandra rosa em um vaso de 25 cm e estou com dúvida quanto a adubação. Moro em Tocantins e aqui não temos estações do ano bem definidas. O ano é divido em período chuvoso que se estende entre meados outubro e maio e período de estiagem entre os meses de junho e início de outubro. Li em vários lugares que agora no mês de janeiro é bom adubar a planta com adubo químico (N-P-K 04-14-08 ), porém ela tem apresentado sempre florida (entre 5 e 10 flores por semana).
Posso adubar com adubo químico?
Qual a melhor dosagem para o tamanho do vaso?
Valeu galera! _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jan 26, 2012 7:18 pm Assunto: |
|
|
Luan, o adubo que vc tem é líquido ou farelado?
Sugiro sempre colocar a metade da dose recomendada pelo fabricante.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 8:45 am Assunto: |
|
|
Daí Elio,
Como aqui não tem loja com produtos especializados para bonsai, comprei em uma loja agropecuária um adubo GRANULADO de liberação gradual naquela proporção 04-14-08.
Me indicaram 1 colher de chá.
Na dúvida, vou colocar meia colher então.
Valeu aí pela dica!!
Abraço. _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 11:09 am Assunto: |
|
|
Luan, só cuidado com o que os balconistas orientam. Na embalagem deve ter a recomendação.
Se for o granulado, a granel, não recomendo.
Se puder, informe quais os adubos que a loja dispõe e se são: líquidos, farelados ou granulados.
Na realidade adubo não precisa ser específico para bonsai, exceto alguns adubos importados.
Tem que tem o NPK 04-14-08 é bom, mas tem que ter os micronutrientes.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 2:31 pm Assunto: |
|
|
Elio, Então acho que o que eu comprei é justamente o que vc não recomenda. Vi num outro post vc falando que usa osmocote com micronutrientes.
Posso usar SOMENTE o osmocote com micronutrientes 15-09-12, com liberação 3/4??
Se sim, qual as melhores épocas para aplicação com o clima daqui?
Obrigado aí pela atenção.
Abraço _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 3:09 pm Assunto: |
|
|
LUAN, se usar o Osmocote 15-9-12 liberação 3 a 4 meses.........está ótimo.
Pode usar o ano inteiro, sem problemas.
De vez em quando pegue umas bolinhas e esprema com os dedos. Se constatar que tem uma "areiazinha" dentro (são os sais minerais) não precisa trocar.
Somente quando ficar a casquinha vazia é que deve tirá-las e jogar fora. Se ficar no vaso também não tem problema.
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 30, 2012 1:06 am Assunto: |
|
|
Valeu aí pela força Elio, já começo amanhã com o osmocote.
Abraço. _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
|