 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andretanure
Registrado: 08/08/11 Idade: 34 Mensagens: 56 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 8:55 pm Assunto: Pitanga transplante e poda drástica |
|
|
Olá pessoal.
Achei essas pitangas em um depósito do meu avó, quase que abandonadas.
Descobri depois que elas foram plantadas por mim, quando criança.
Assim, acredito que chegou a hora de resgatá-las e tratá-las adequadamente...visando a um futuro bonsai.
Para isso, espero a ajuda dos colegas.
Estou com dúvidas de como proceder, e com medo de perder as plantas.
O solo deve estar mais que saturado, por isso nao sei se faço uma poda desde já e espero a recuperação para posterior transplante (e poda de raízes), ou se faço os dois simultaneamente. O que acham?
A época também creio que não é a mais adequada, mas tenho medo de meu avó vender o depósito e não dar tempo de pegar as plantas.
Um fator importante: se eu transplantar, poderei trazer para casa desde já e dar cuidados (como colocar a meia sombra e regar adequadamente). Se ficar lá, não sei se consigo deslocar o vaso até um local com meia sombra (deve estar muito pesado), e gente para aguar todo dia será difícil.
Então, qual a sugestão dos amigos?
Fotos:
By andretanure at 2012-01-28
By andretanure at 2012-01-28
By andretanure at 2012-01-28
By andretanure at 2012-01-28 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 9:36 pm Assunto: |
|
|
Olá Andrè,
Qto a poda, pode fazê-la sem medo, as pitangas brotam de forma vigorosa, podei uma tem uns 30 dias, ou seja, já em pleno verão e a mesma já está cheia de brotos, porém acredito que o ideal seria adubar a planta uns 30 dias antes da poda p/ que ela tivesse melhor força p/ recuperação já que o solo já está bem pobre, mas cm o tempo é escasso, acho que é um risco a correr. Qto ao reenvase, essa não é a melhor época, pois o risco é maior porém com alguns cuidados pode ser realizado com sucesso.
Retire a menor quantidade possível de raízes finas, se possível quebre o vaso ao invés de tentar tirar o torrão de dentro e se o torrão estiver muito duro vá retirando aos poucos com jato de água não muito forte p/ evitar quebrar muitas raízes finas.
Outro fato é que devido a planta ter alguns anos a raiz pivotante deve estar bem desenvolvida, mas de forma enrolada por estar em vaso, essa deverá ser podada e deverá passar um selante no local do corte, deverá cortar o mais próximo da planta possível. Tenho usado como selante e com bom êxito, uma espécie de pixe que se usa p/ vedar lajes. Um dos nomes comerciais é Veda laje.
Deverá replantá-la em areia de construção peneirada, onde a parte a ser aproveitada é a mais grossa. Coloque-a em um local sombreado, porém que tenha iluminação, tipo embaixo de outra árvore que faça boa sombra. Nos primeiros dias pode até fazer uma espécie de estufa com um saco plástico transparente sobre a planta. Não adube até que a plante comece a emitir novos brotos.
Referente a poda não a faça muito baixa por hora, retire apenas a copa já formada, depois com as novas brotações você poderá decidir melhor onde fazer podas p/ a formação de uma nova copa. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Dom Jan 29, 2012 5:27 pm Assunto: |
|
|
acompanhando. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
andretanure
Registrado: 08/08/11 Idade: 34 Mensagens: 56 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Dom Jan 29, 2012 9:57 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela resposta Donegá.
Estava pensando em podar aqui:
By andretanure at 2012-01-29
A altura que podarei esse galho da esqurda ainda não sei. Com as fotos que eu tirei nao consigo definir.
Vc disse para não podar muito. O que seria muito? Tenho que deixar muitas folhas? Pq elas estao muito altas.
By andretanure at 2012-01-29
Na regiao circulada em branco, brotos bem baixos, que ajudarao na recuperacao, acredito.
Separar as plantas será um problema muito grande? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Jan 30, 2012 3:44 pm Assunto: |
|
|
André, já pensou em efetuar um alporque onde pretende podar?! Apesar de ser uma espécie dificultosa para alporquia, acho que valeria a pena pelo potencial. Além do que, seria um teste á mais para uma experiência dessa natureza que você vai adquirir. E também vai conseguir outra planta.
Abraço. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Seg Jan 30, 2012 6:15 pm Assunto: |
|
|
Amigo Andre apoio o Donegá e quanto a alporquia relatada pelo amigo Green_bsb acho que seria perca de tempo e não experiencia, visto que até em galhos finos e dificil a alporquia em pitanga e jabuticaba e pode chegar a 2 anos para enraizar.
Imagina nesse calibre que esta essa planta.
Mas vc possui um belo material para trabalhar se tudo der certo boa sorte abraços... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jan 30, 2012 6:34 pm Assunto: |
|
|
Olá André,
Qdo digo p/ não podar mt, quero dizer p/ não fazer uma poda muito baixa, tipo deixar só o toco embaixo, pois pelas fotos não dá p/ ter ideia da altura da planta e com qual altura vc deseja deixá-la. Tb fica difícil só por esse ângulo decidir por uma poda definitiva, sem ver outros lados que possibilitem novas ideias.
Qto a alporquia, não acho que seja viável, pensando no fato de que vc não tem muito tempo p/ tirar a planta do local onde está, assim como a jabuticabeira ela pertence a família das myrtaceas que costumam levar gde tempo p/ enraizamentos através de alporquia ou estaquia.
Se fosse minha faria os cortes onde assinalei e no futuro com as novas brotações decidiria o novo ponto a podar ou não. Após as podas tire novas fotos de ângulos diferentes e com algo próximo p/ dar a ideia do tamanho e calibre da planta.
Não esqueça de passar cicatrizante nos cortes e tente aproveitar a maior quantidade de raízes finas possível.
**Obs: o pixe só passo nas podas de raízes, nos cortes passo uma pasta cicatrizante que produzi com a ajuda de uma amiga farmacêutica e que está em teste a mais de 1 ano com ótimos resultados. Logo estarei disponibilizando p/ venda. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
Voltar ao topo |
|
 |
andretanure
Registrado: 08/08/11 Idade: 34 Mensagens: 56 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Seg Jan 30, 2012 11:53 pm Assunto: |
|
|
Valeu pessoal pelo apoio e pelas dicas.
Assim que efetuar algum procedimento, posto notícias. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|