Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 3:04 pm Assunto: |
|
|
Que bom André.
Também quero muito iniciar um projeto de fusão de troncos de ficus. Tenho vários exemplares microcarpa mas ainda não sobrou tempo para fazer.  _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 3:02 pm Assunto: |
|
|
Olá! Consegui reduzir bem o tamanho das folhas desta árvore, porem não consegui unir os troncos, fiz como os amigos indicaram, mas acredito que retirei o saco muito cedo. Ela emitiu muitas raízes no local que estava com o musgo, mas tive uns problemas com mudança e no transporte o saco rasgou e eu retirei.
Gostaria da ajuda dos amigos de como proceder com ela para que eu possa explorar do potencial dela, que acredito ser bom.
Ai vai as fotos tiradas hoje.
 _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 4:09 pm Assunto: |
|
|
BOM TRABALHO COM ELA... ABÇS |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 4:19 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Ricardo. _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 5:04 pm Assunto: |
|
|
É um ótimo material, mas na minha opinião você não deveria se preocupar com redução de folhas agora e sim em reconstruir uma boa copa. Os galhos estão muito longos e sem forma, principalmente aqueles retos bem no meio da copa. Se a planta fosse minha faria uma poda bem radical da copa e recomeçaria tudo do zero.
Abraços e desculpe a sinceridade. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 8:37 pm Assunto: |
|
|
Ricardo,
Acredito que ainda seja possível proceder com a fusão dos troncos realizando o mesmo processo, juntando-os bem com fitas de borracha de câmara de ar ou mesmo provocando o surgimento de raízes aéreas muito comuns nesta espécie, colocando novamente musgo em volta do tronco até a altura onde eles começam a se dobrar em 45º graus. Também poderá dar melhor forma envergando alguns galhos p/ a posição mais horizontalizada. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 9:05 pm Assunto: |
|
|
Tenho a impressão de ver um tronco mais grosso e dois masi finos separados, sendo que um sobe reto, é isso?
A fusão pode ocorrer sim, mas eu pensaria em eliminar os mais finos e trabalhar o principal, horizontalizando e distribuindo bem os galhos, ao mesmo tempo que faz a poda dos galhos mais curtas para aumentar a ramificação/adensamento.
A poda seria coisa de 2/3 do comprimento dos galhos, em forma de arco. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 30, 2012 1:53 pm Assunto: |
|
|
Não precisa se desculpar pela sinceridade Átila, quem dera todo homem a tivesse sempre.
Eu gostaria de fazer justamente isso Donegá, acredito que a fusão dos troncos séria a melhor opção, já que desfazer dos troncos mais finos como o Nikkei 100 sugeriu iria me trazer alguns problemas pois eles estão unidos na base, vou postar uma foto do dia em que o recolhi que da para ver bem isso.
Obrigado pela dica de todos estive meio distante das minhas plantas e conto com a ajuda dos amigos para muitas delas, vou solicitando e enchendo os amigos.
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 31, 2012 8:14 am Assunto: |
|
|
Ótimas inspirações, muito obrigado. Nas fotos a impressão que da é de que o tronco é todo formado por raízes, na sexta foto da página parece que a árvore está entrelaçada a outra coisa!? Lembrei de uma "figueira" que encontrei abraçada a um cedro.
Obrigado pela ajuda, mas devo voltar a amarra-la agora no verão?
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Ter Jan 31, 2012 12:56 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando. Me enteressei pela tcnica da fusão.
Sua planta tem grande potencial. Parabens... _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 31, 2012 4:08 pm Assunto: |
|
|
Olá André,
Acredito que seja uma boa época p/ fazer uma nova tentativa de fusão, pois é época de crescimento das plantas, com isso o engrossamento dos troncos ajudará na fusão, pois no inverno elas estarão em dormência, o risco maior é marcar os troncos com a fita que irá enrolar, pelo mesmo motivo do crescimento, mas se for optar pelas raízes aéreas, ela irão cobrir as possíveis marcas, mas aconselho antes de passar a fita de borracha passar uma camada de ráfia antes, pois ajuda a proteger as gemas dormentes. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 31, 2012 4:11 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Donegá! Só preciso esperar o fim de semana. _________________ André dos Santos Guimarães
|
|
 |
|