Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Fev 01, 2012 11:06 pm Assunto: Pequena eugênia com tronco bifurcado |
|
|
Pessoal , tenho trabalhado também nesta pequena eugênia.
Nela estou mais tentando montar patamares e deixar com tronco bifurcado mesmo.
Ainda não sei onde vai dar mas o fato é que tenho gostado de trabalhar de maneira mais lenta.
 _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Qui Fev 02, 2012 7:05 am Assunto: |
|
|
Gostei...
Acompanhando. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Fev 02, 2012 8:50 am Assunto: |
|
|
Tá ficando bonita.. Faltou a foto dela por cima.
Qual o nome dessa praguinha que cresce nos vasos de bonsai... Os meus estão cheios... rs..
Tiro toda semana mas a bichinha volta. Tem algum macete pra controlar ou pode deixar nos Bonsais?
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qui Fev 02, 2012 11:01 am Assunto: É |
|
|
ESSAS PLANTINHAS AÍ NO VASO ESTÃO SE ALIMENTANDO DO ADUBO QUE VC COLOCA _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Fev 02, 2012 11:20 am Assunto: |
|
|
linda planta camarada parabéns! |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 03, 2012 2:49 am Assunto: |
|
|
éeee como é o nome mesmo .??? brilhantina acho, algo assim. De fato é uma praga, cresce para danar. Mas eu não tiro tudo não... tenho deixado. Refresca o solo, e a gente tem de ir controlando. Tiro sempre também com os dedos puchando com jeito para tirar desde a raiz, o que afofa a terra (na falta de minhoca..) Também deixa o ar entrar , diferente do musgo típico. Paulo do Aido Bonsai diz que favorece o crescimento de raizes da planta. Parece ser um enraizador natural... vou perguntar isso direito a ele. Mas de fato dever roubar parte do fertilizante. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Sex Fev 03, 2012 8:05 am Assunto: |
|
|
Seria essa plantinha a tal tiririca que usam para fazer enraixador?
Belo trabalho duprat!! |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Fev 03, 2012 9:06 am Assunto: |
|
|
Duprat, tudo bem?! Primeiramente quero te parabenizar pelo excelente trabalho desta espécie que tenho acompanhando nas suas recentes postagens, estão muito bonitas ao meu ver.
Gostaria de lhe perguntar sobre exposição ao sol desta espécie. Tenho uma em casa que pega luz indireta durante todo o dia, conforme já havia lido anteriormente que seria o ideal, pois não suporta sol direto, o que poderia acarretar insolação e perca da planta consequentemente, no entanto, deixando da forma que tenho deixado, a folhagem de alguns dos galhos estão murchando. Já li também que trata-se de uma espécie bastante milindrosa, com perca de galhos eventuais ou até mesmo do material completo.
Foi plantada em um vaso grande (tamanho de uma bacia de 15 litros) no início da primavera, com substrato bem drenante (80% inorgânico + 20% terra pronta). E não foi feito nenhum aporte ainda desde o plantio.Você saberia o que pode está causando este murchamento da folhagem?
Que tipo de fertilizante você usa? Pode ser TM + FO? Em qual proporção?
Agradeço desde já.
Cristiano Caetano |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 08, 2012 10:34 pm Assunto: |
|
|
Caro Cristiano,
Agradeço a força.
Olhe tenho eugênias em sol pleno e em meia sombra. Não sinto diferença significativa nestas situações. O que senti que ela não gosta é ficar sem sol direto muitas horas por dia.
Agora o problema mesmo de ficar em sol pleno é não deixar que seque o substrato. Não é por nada que nos viveiros semeiam as eugênias em terra barrenta, que retém a humidade. E indica que pelo menos elas não ligam para substratos com pouca oxigenação, pois a terra barrenta é bem compacta. Mas enfim mantendo as raízes hidratadas pode deixar no sol pleno a vontade.
Agora quanto aos galhos secando não posso ter uma posição certa, pode ser por muitos motivos. O mais normal é por não manter a planta vazia. Elas ficam lindas com copas cheias e eu mesmo já perdi galhos por conta desta sedutora situação. Entretanto se você não esvaziar a planta quem fará isso é ela, pode ter certeza. A poda de manutenção nas eugênias é muito importante, e deve ser feita varias vezes ao ano. Bobeou dançou. Onde o sol não entra ela seca. É só abrir com os dedos as partes muito densas e fechadas para conferir. Onde seu olhar chegar o sol também vai chegar, de modo que o ideal é que se veja toda a estrutura da planta.
Desenhe as copas em triângulos e patamares, depois esvazie, tire tudo que não contribua para a forma inicialmente modelada. Tem sempre muita coisa, uma folhinha sobre a outra.
Um ápice muito frondoso e cheio vai sugar a energia da planta para ali e secar um ramo mais baixo qualquer. Ela tem de estar meio esvaziada e equilibrada.
Adubo não sou o mais indicado para comentar. Particularmente não uso TM + FO. Uso adubo orgânico de um bonsaista aqui da região , osmocode, o 10+10+10, adubo foliar ,... e quando a planta tá meio caída, ou quando é reinvasada, o superthrive, ou hormônio enraizador.
Espero ter ajudado. Minha modesta experiência está a sua disposição. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 9:26 am Assunto: |
|
|
A minha fica em sol pleno.
Essa plantinhas no vaso são uma amolação. As raízes dela crescem muito rápido e são profundas, tomando muito espaço.
Mas é quase impossível evitá-las...rs |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 9:59 am Assunto: |
|
|
Duprat, fico muito grato pelas explicações em relação as suas experiências. E volto a parabenizá-lo pelos seus exemplares que tenho acompanhnado no seu site, são espetaculares. Certamente me inspira cada vez mais, pois gosto muito desta espécie.
Pelo que falou, acredito que seja mesmo então por conta da densificação da folhagem, pois ela está bem "cabeluda". Você acha que por estarmos já no fim do verão teria algum problema em podar para facilitar a entrada de sol?
Quanto a insolação vou aumentar a exposição a partir de agora, cuidando bastante para o substrato não secar. E quem sabe na próxima primavera então providenciar um substrato mais orgânico ao efetuar o transplante, talvez espere mais, dois anos, pois plantei ela no vaso grande para que se desenvolve-se mais.
Tiago, muito obrigado também por compartilhar da sua experiência em relação a esta expécie.
Muito obrigado mais uma vez. Abraços.
Caetano. |
|
|
 |
|