Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
romeucr 1.o PASSO

Registrado: 03/07/07 Idade: 40 Mensagens: 175 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Fev 03, 2012 11:42 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelo elogio Luiz Arthur,
Atualizando:
Como esta muito quente aqui em SP, comecei a burrifar agua na planta. Além disso, arranjei um lugarzinho aqui no meu ap que pega um pouco de sol durante a manhã (antes deixa protegido o dia inteiro). Em dois dias as brotações "aceleraram". Assim que ficarem mais visíveis, posto uma foto.
Enquanto isso uma dúvida quanto ao vaso:
Meu vaso foi adaptado e fiz apenas um furo embaixo, que considero não muito grande.
Até agora não parece ter dado problema, mas ter um furo muito pequeno no fundo poderia acontecer oq com a planta? Apodrecimento das raizes devido ao acumulo de água no fundo? |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 11:22 am Assunto: |
|
|
romeucr
Quanto ao furo no fundo do vaso é muito relativo, é obvio que quanto maior mais rapidamente sairá a água mas, depende muito do substrato que está usando, se for drenante o suficiente acho que não terá problemas não!
O meu Ligustrum tá bem cheinho de brotos, fiz uma pequena poda no alto da planta pois tinha muitos galhos, vou postar a foto para os amigos foristas olharem e darem a opinião.
Abraço! _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 16, 2012 6:37 pm Assunto: |
|
|
Olha ela ai depois da nova brotaçao:
aproveitei a desfolha e fiz uma aramaçao simples, num galhos finos...
16/02/2012
 |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 17, 2012 7:47 pm Assunto: |
|
|
ROMEUCR
Que beleza a brotação, as folhas com certeza vão ficar menores e assim ficará mais equilibrado e bonito!!! O meu demorou também para reagir à desfolha, mas nada como a paciência para aparecerem os resultados!!
Abraço! _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 27, 2012 11:40 am Assunto: |
|
|
Pessoal,
a brotação está realmente linda, muito mais verde do que a anterior. Cheguei ontem em casa de viagem (deixei dois dias sem regar, mas utilizando o gel forth que quebra um galho - http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20195)
Agora quero começar a adubá-la. Percebi que quando ganhei, já veio com algumas bolinhas de osmocote. Seguindo o planejamento do site bonsaikai (http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Ligustrum.htm) vou adubar com torta de mamona.
Dúvida sobre adubação:
Deve-se adubar todos os dias? uma vez por mês? 15 em 15 dias?
Dúvida sobre as folhas:
Elas estão meio enrugadas e não lisinhas. Excesso ou falta de água? ainda não peguei o jeito com irrigação hehe |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 28, 2012 10:41 pm Assunto: |
|
|
romeucr
Que beleza que está bonito o ligustrum, você disse que está com as folhas meio enrugadas? Põe foto aí para podermos opinar. Quanto a adubação quando você adubou (se adubou) e qual produto está usando ou vai usar??
Aí o pessoal pode opinar de melhor forma!
Já a rega o meu estou molhando sempre que está com o substrato seco por cima, normalmente uma vez por dia (quando está sol). Quando o sol está muito forte e vejo que secou o substrato por cima molho novamente faço um buraquinho para poder por o dedo e ver se está úmido.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 29, 2012 8:05 pm Assunto: |
|
|
Fala Luiz,
Olha as fotos:
29/02/12
Folha enrugada:
Eu ainda nao adubei com nada, mas quando ganhei havia umas bolinhas de osmocote. Agora estou pensando em adubar com TM e FO. Voce ja regou o seu? como o que? como? |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 29, 2012 8:06 pm Assunto: |
|
|
erro |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 29, 2012 11:47 pm Assunto: |
|
|
ROMEUCR
AS FOLHAS ESTÃO NORMAIS COMO AS DO MEU, DEPOIS COM O TEMPO ELAS FICARÃO MAIS MADURAS COM UM TOM DE VERDE MAIS ESCURO E FICARÃO MAIS LISAS E BRILHANTES.
APARENTEMENTE ESTÁ BEM ADUBADO AINDA O SUBSTRATO DO SEU, QUANTO A ADUBAÇÃO EU TENHO ADUBADO COM OS PELETS QUE TEM A FÓRMULA PARA FAZER NO FÓRUM, É COMPOSTO DE TORTA DE MAMONA, FARINHA DE OSSO, CINZA E BIOFERT PLUS, SEGUE ABAIXO O LINK CASO TENHA INTERESSE EM FAZER MAS JÁ AVISO O CHEIRO ATÉ ELE FICAR PRONTO É DE MATAR RSRSRSRS:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13451&highlight=pelets
SE FOR USAR A TORTA DE MAMONA TOME CUIDADO CASO TENHA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO TIPO CÃES E GATOS A FARINHA DE OSSO É ATRATIVA A ELES E A TORTA DE MAMONA É TÓXICA PODENDO ATÉ MATAR O CÃO OU GATO, VOCÊ PODE SUBSTITUIR A TM POR TORTA DE ALGODÃO QUE NÃO É TÓXICA E TEM PRATICAMENTE O MESMO VALOR DA TM.
ABAIXO SEGUE MAIS DICAS AQUI DO FÓRUM MESMO:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18721&highlight=pelets
SE ACHAR OSMOCOTE PODE SEGUIR A DICA DO PESSOAL NESTE LINK, COMO VOCÊ DISSE QUE JÁ VEIO COM UMAS BOLINHAS EU AGUARDARIA PARA ADUBAR POIS, O OSMOCOTE TEM LIBERAÇÃO LENTA E TEMOS DE CUIDAR DO EXCESSO QUE PODE QUEIMAR AS FOLHAS E ATÉ MATAR O BONSAI:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20632&highlight=osmocote
O MEU AINDA VOU AGUARDAR MAIS UNS 15 DIAS PARA VOLTAR A ADUBAR, DEPENDENDO DO ADUBO PODE AUMENTAR O TAMANHO DA FOLHA E QUANDO DESFOLHAMOS SEMPRE QUEREMOS QUE AS FOLHAS FIQUEM MENORES.
QUANTO A REGA TENHO MOLHADO NOS DIAS DE CALOR 1 VEZ DE MANHÃ CEDO, CASO O SUBSTRATO À TARDE QUANDO CHEGO DO TRABALHO ESTEJA SECO POR CIMA OU AS FOLHAS DOS BROTOS ESTEJAM MEIO MURCHAS, MOLHO NOVAMENTE E PARA RECUPERAR AS FOLHAS DOS BROTOS BURRIFO COM ÁGUA 1 VEZ, SE SECAR A ÁGUA E AINDA ESTIVER MEIO MURCHO BURRIFO NOVAMENTE.
ABRAÇO ESPERO TER AJUDADO! _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 01, 2012 4:16 pm Assunto: |
|
|
Cara, valeu pelos links e pelas informações!
Eu estava preocupado com as folhas, mas agora fiquei mais tranquilo.
Com relação à rega, faço exatamente como você. Ainda a tarde se estiver mto calor, borrifo um pouco nas folhas.
Com relação ao osmocote, eu já não vejo mais... acho q estava apenas por cima, e com o transplante que fiz e ficar mexendo, devem ter caido do vaso.. hehehe
obrigado!! |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 23, 2012 3:25 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Estive procurando por maiores informações sobre o estilo Hokidachi, para poder trabalhar e melhorar minha planta mas não encontrei nada muito específico, com detalhes...
Alguém poderia me ajudar? |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 01, 2012 11:17 am Assunto: |
|
|
ninguém? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 23, 2012 6:48 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
nasceram dois galhinhos novos bem longos. Tive a ideia mirabolante de deixá-los crescer um pouco mais, desfolhá-los e depois enterrá-los. A ideia é fazer que eles se tornem raizes aéreas...
acham que pode funcionar? como ainda não tem tamanho, nao da pra enterrar .. mas vou fazer pra ver o que acontece rs |
|
|
 |
|