|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 5:25 am Assunto: O Bonsai |
|
|
Olá! Estava dando uma olhada em vários tópicos do Forum, e vi que aqui tem muitos profissionais super gabaritados. Creio que esse tópico não seja interessante para eles, pois devem conhecer do assunto muito mais do que eu, mas talvez possa ajudar um pouco aos iniciantes na arte do Bonsai.
Bom... essa é a primeira vez q eu posto aqui, quer dizer... me apresentei lá em cima, mas eu sou a Lili Nagao, que escreve no blog http://matsunagao.blogspot.com/, que já foi até comentado aqui no Forum.
Outro dia, quando eu estava comprando tranqueiras no ML, vejo um anúncio de bonsai e fui dar uma olhada. No anúncio, uma pessoa perguntava se aquele era um bonsai de verdade e o vendedor respondeu: bonsai significa árvore na bandeja, então qualquer planta colocada em um vaso raso, é um bonsai.
Na verdade, não é bem assim.
Bonsai em japonês é escrito com 2 ideogramas. O 盆 que pode significar bandeja, bacia, vaso e até panela, dependendo da frase onde é empregado, e 栽 que pode significar planta ou plantio, cultivo. Nesse caso, o mais correto seria considerar que o bonsai, mais do que um substantivo ( árvore/ bandeja), é um Verbo. Os verbos plantar, cultivar, podar, cuidar etc etc uma árvore em uma bandeja.
Ou seja, bonsai é muito mais do que uma plantinha num vaso raso. Do mesmo modo que o jardim japonês é uma reprodução em escala menor do modo que vemos a natureza, o bonsai é uma réplica da natureza em miniatura, simulando os mesmos padrões estéticos que elas teriam se estivessem em seu habitat natural, com a força dos ventos, a erosão das chuvas, e as marcas do tempo.
Uma mudinha plantada num vasinho raso não é bonsai. Ela pode ter potencial para ser um, mas ainda não é. Tive vontade de falar isso pro vendedor do ML, mas deixei quieto.
Pode soar muito feio o que vou dizer, mas muitas vezes o cliente não está sendo enganado, mas sim, se enganando. Não dá pra produzir bonsai de modo industrial e em grande escala. Não dá pra comprar um Bonsai no supermercado por R$15,00. Não dá pra fazer uma encomenda de 500 bonsais pra dar de brinde, querer pagar R$ 10,00 pq é compra por atacado, e acreditar que está levando um bonsai de verdade. É o mesmo que ir fazer compras no Paraguay e depois se sentir enganado, pq comprou um abibas, ao invés de um adidas.
Picaretas tem em todas as áreas, mas eles só estão aí, pq tem mercado para eles. E outras vezes, eles nem são tão picaretas assim... já vi mudinhas muito bonitas e com muito potencial por aí. Se a procedência for boa e tiver barato, super vale a pena. Só precisa ficar claro que não é bonsai, ainda... Então o meu conselho pra quem quer comprar sua primeira plantinha, é entender melhor o conceito de Bonsai. Assim, mesmo pagando um pouco mais, ela verá que vale a pena, pois vc saberá o valor (não só monetário, mas artístico) que ele tem.
É isso. abraço a todos. _________________ Lili Nagao
http://www.matsunagao.com.br/
http://jardimoriental.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/matsu.nagao |
|
|
 |
Leo_ 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 7:38 am Assunto: |
|
|
Seja bem vinda! _________________ Na vida Tudo e um aprendizado. Oque mais quero e aprender. |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 7:47 am Assunto: |
|
|
Boa Lili!
Seja bem vinda! |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 11:29 am Assunto: |
|
|
LEGAL LILI, GOSTEI MUITO DO TEXTO E DA SUA PERCEPÇÃO A RESPEITO DA ARTE. UM DIA JA ME ENGANEI COMPRANDO ESSES TAIS BONSAIS KKK...
SEJA BEM VINDA, OLHA DE VEZ EM QUANDO O PESSOAL DA CAPITAL REALIZA UNS ENCONTROS. ESTA CONVIDADA TÁ...
BJ |
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
|
|
 |
FredCastro
Registrado: 26/01/12 Idade: 39 Mensagens: 14 Localização: Uberlândia-MG
|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 2:35 pm Assunto: |
|
|
Lili... acredito que na grande maioria das vezes quem compra esses "bonsais de supermercado", compra por impulsão e normalmente são pessoas que ainda não tem pleno conhecimento do que se trata a arte. Compram primeiro para depois estudar o assunto (experiência própria).
Acredito que uma pessoa com o mínimo de intelecto ao ver que um bonsai de fato chega à cifra dos milhares de reais não compra uma mudinha de R$15,00 acreditando estar com uma planta fantástica nas mãos. |
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 5:25 pm Assunto: |
|
|
Muito bom, o texto, Lili!
Seja bem vinda!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 5:45 pm Assunto: |
|
|
Adorei sua visão sobre a arte todos no inicio cometemos algo errado achando que estava certo seja bem vinda amiga.. _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 10:26 pm Assunto: |
|
|
LILI NAGAO escreveu: | Acho que quase todo mundo já se enganou comprando um bonsai fajuto..rs. Até eu. |
Eu também ficava encantado quando via no supermercado, agora com meus nobres mestres estou vendo a grande diferencia que há.
Muito bom seu tópico LILI.
Seja bem vinda
 |
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

Registrado: 22/06/10 Mensagens: 277 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Sex Fev 10, 2012 4:14 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde a todos.
Lili foi muito bom o seu comentário, mas essas mudinhas que são vendidas em floriculturas, supermercados, etc.. tem o lado bom e o lado ruim para Arte do Bonsai.
Primeiro, muitas pessoas que compraram ou compram esses pré-bonsai ou simplesmente mudinhas são iludidas e muitas vezes acham que o cultivo de Bonsai é dificil, simplesmente desistentem de cultiva-los.
Segundo, muitos dessas pessoas que compraram são hoje excelentes artistas do Bonsai e não desistiram, ao contrário, foram atrás do conhecimento. Parabéns para essas pessoas, pois é através do conhecimento, persistencia, dedicação, amor, paciência, etc.... conseguiram pintar, esculpir, moldar, podar, aramar, replantar..... criar um verdadeiro BONSAI
Abraço |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Sex Fev 10, 2012 4:38 pm Assunto: |
|
|
Lili, bom post!!
Edson, caro amigo, concordo com vc, e aqui estou como um desses que comprou uma tuia de supermercado que claro morreu, ai disse para eu mesmo vou aprender fazer isso direito e lá já se vão 7 anos, e ainda muito para aprender... _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Fev 10, 2012 9:31 pm Assunto: |
|
|
Lili,
Belo texto, é isso aí!!!
Trabalho com paisagismo aqui em Florianópolis, mandei um e-mail pra vocês a quase um ano e nunca me responderam. Vocês mandam plantas para fora de SP?
Caso sim, me passe seu contato via mp.
Grato,
Felipe _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|