FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
WFROTA
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/01/08
Mensagens: 127
Localização: Manaus-Am

MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2012 8:13 pm    Assunto: Ajuda Responder com citação

Algum tempo atras (ago/2010)achei essa planta em um terreno abandonada ate postei pedindo opinião da galera, ela deveria ter uns 10 anos, nao sei bem.

Resumindo fiz uma alporquia que resultou em duas plantas uma delas e essa.


Bem hoje com 15 meses resolvi mexer para melhorar seu estilo.

?


Uploaded with ImageShack.us


Dei uma limpada para ver bem os galhos, agora não sei bem oque fazer o que acham?



Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2012 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

WFROTA, primeiramente um fícus plantado no chão por 10 anos seria uma árvore bem grande, essa ai que você coletou não tem nem 2 anos. O único jeito de um fícus de 10 anos ficar desse tamanho seria se ficasse plantado por esse tempo em um vaso bem pequeno e sem furos no fundo encostando na terra ou dentro de uma fenda de parede ou calçada e sem espaço nenhum para crescer, se foi um desses casos talvez tenha 10 anos, se estava no chão não tem a menor possibilidade.

Eu acho que o estilo mais óbvio a seguir é o hokidachi, já que a disposição dos galhos já apresenta esse caminho.

Ele tem um sério problema no tronco que é a conicidade invertida (base mais fina que alguma parte superior do tronco), que mesmo sendo pequena no caso dessa planta ainda sim pede uma correção. O ideal seria que você fizesse uma alporquia no meio do tronco para resolver o problema, a altura ideal, para mim, seria logo acima da mancha mais escura no tronco. Depois ele deve ser colocado em um vaso de treinamento, bem raso e largo, com um desses pratinhos que se põem embaixo dos vasos, com as raízes bem distribuídas de forma radial para que engrossem um pouco e formem um bom nebari.

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/09/11
Idade: 40
Mensagens: 757
Localização: Uruguaiana-RS

MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2012 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

legal! acompanhando.....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
WFROTA
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/01/08
Mensagens: 127
Localização: Manaus-Am

MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2012 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Não tenho muita experiencia na questão idade, mais esse estava em vaso e ficou por muito tempo ater ser abandonado. segundo uma vizinha o dono morou na casa mas de 8 anos e trouxe a planta com ele.


Não tem outro jeito de tirar essa imperfeição?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2012 11:00 pm    Assunto: Responder com citação

WFROTA para resolver a conicidade invertida outra opção seria deixar um galho de sacrifício crescer na base do tronco e engrossar até que a base fique mais grossa do que a parte de cima, para isso você teria que colocá-lo em um vaso grande e controlar os galhos da copa.

O problema é como faze surgir esse galho. Você poderia tentar a técnica da agulha, ou seja, espetar uma agulha um pouco acima do local onde você quer criar o galho, mas não é garantido o sucesso dessa intervenção em todos os casos.

Você também poderia fazer podas regulares e adubar bem, quem sabe o tal galho não aparece, ainda mais se combinar com a técnica da agulha.

Para explicar melhor a idéia da técnica é interromper parte do fluxo de seiva que iria para os galhos ai a planta "entende" que foi podada e passa a alimentar uma nova gema abaixo do local da intervenção.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/03/11
Idade: 48
Mensagens: 626
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2012 11:11 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhado !!!!!!!!!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2013 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil