|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nilton casarin
Registrado: 29/10/07 Idade: 63 Mensagens: 46 Localização: Piracicaba/SP
|
Enviada: Seg Fev 13, 2012 8:26 am Assunto: ALPORQUE DE ACER |
|
|
Fiz um alporque de acer palmatun, em novembro, usando a tecnica de colocar um vaso com verniculita em vez de plastico com esfagno e por descuido esqueci de fazer as verificações da evolução das raizes já que tinha umidade constante da irrigação automatica.
Nesse fim de semana, vi que ja estavam saindo raizes pelo fundo do vaso, e resolvi fazer o transplante. Para minha surpresa as raizes estavam bem desenvolvidas, mas com uma cor mais escura e não com o aspecto de raizes novas, branca amarelada, mesmo assim resolvi arriscar. Segui a dica de meu amigo Chaddad em cortar os brotos mais novos e deixar as folhas mais velhas para promover o crescimento e fortalecer as novas raizes.
Sera que vai vingar?
abs. _________________ NCasarin |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 9:26 am Assunto: |
|
|
Nilton, pelo que vi aqui pelo forum, se não me engano em post do Elio, as raizes mais escuras é sinal de que estão mais maduras.
Tente fazer contato com o Elio e ele te dá um aula sobre alporquia. |
|
|
 |
nilton casarin
|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 7:32 am Assunto: |
|
|
Valeu Jurai,
Vou dar uma olhada
na ansiedade de respostas rapidas, as vezes a gente passa batido por onde deveria começar a procurar respostas.
Ontem vi que todas as folhas que deixei no alporque secaram, então cortei quase tudo em estacas pra tentar salvar alguma coisa, se perdi o alporque, talvez sobre alguma mudas por estaquia.
Mas ainda chego lá!
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Fev 16, 2012 2:15 pm Assunto: |
|
|
Nilton, apesar de ter sido o meu xará Elio de Curitiba que falou do lance das raizes escuras, venho aqui a confirmar que o escurecimento das raízes significam que elas já estão maduras e portanto é a melhor hora para fazer o replantio da muda. Agora, pode ser sim, que com o excesso de umidade, ao invés dela amadurecerem podem ter apodrecido, quando também tomam a tonalidade escura... Acho estranho que todas as folhas tenham secado, não seria normal, de qualquer maneira não mexe nada na planta agora, deixando em local sombreado, mas com boa claridade e aguarde pois tenho bastante convicção de que ela vai brotar novamente.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nilton casarin
|
Enviada: Qui Fev 16, 2012 3:37 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio pela força!
Tô torcendo muito por essa brotação.
Agora é tempo ao tempo, e bonsai é isso paciencia ao tempo!
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|