FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Ulmus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcelo Kay

MensagemEnviada: Dom Fev 12, 2012 4:33 pm    Assunto: Ajuda com Ulmus Responder com citação

Pessoal, Sou novo no Fórum e já estou pedindo ajuda hehehehe.
Tenho um ulmus com cerca de 15 anos que está passando por dificuldades. A planta não consegue se desenvolver. Os pequenos brotos que nascem, em poucos dias secam. Notei pequenos pontos vermelhos (parecidos com aranhas minúsculas) e pesquisando aqui no Fórum, cheguei a conclusão que eram aranhiços vermelhos. Fiz 02 aplicações com calda sulfocáustica, respeitando o intervalo de 01 semana e protegendo o substrato. Aparentemente o problema com os aranhiços foi solucionado, não noto mais a presença destes, porém, o problema dos brotos secarem em poucos dias persiste. O ulmus está recebendo água diariamente (não é problema com falta de água) e recebe luz solar direta, no período da manhã. Tenho um Ligustrum que fica no mesmo local que o Ulmus que está em perfeito estado. Qual a opinião de vocês sobre o assunto?
Desde já Obrigado.

Marcelo Kay
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 12, 2012 5:14 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo ,

POsta fotos dele pra damos uma conferida!! tem muito tempo que nao faz trasplante de vaso ?? tive um Ulmus que ficou mais de 1 ano em estado "vegetativo" haha , nao brotava parecia que estava morto .. coloquei ele na areia , suas raizes estavam apodrecendo , mas algums meses e começou a soltar brotação nova e forte com folhas gande .. e esta indo!!

e um caso a sem pensar!!

Abraços..
Marcelo Kay

MensagemEnviada: Seg Fev 13, 2012 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Gustavo.

O Ulmus foi replantado a aproximadamente 4 meses. Estava na casa do meu irmão.
Excesso de água pode causar os sintomas apresentados abaixo?
Segue fotos para poderem entender melhor a situação

Espero ajuda.

Obrigado

Marcelo Kay
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2012 7:59 am    Assunto: Responder com citação

Olá!

Pode ser feito sim alguma coisa pra tentar melhorar o estado dela...

Vejo que ele sofreu uma poda drástica de raízes!Quando foi mexido a última vez nas raízes da planta?

Se lembra da última vez que adubou? Se sim, qual adubo?Qual frequência?Quantidade?

Os arames! Ajuda um pouco tirá-los, uma carga a menos pra planta suportar!

Parece inicialmente sintomas de fome...Seja por falta de alimento ou incapacidade das raízes de reagirem.

Tenho dois ulmus, verão e inverno eles estacionam, primavera e outono brotam como loucos.Neles eu uso torta de mamona, farinha de ossos e cinza de madeira, tudo misturado e posto pra fermentar antes do uso.Intercalo as aplicações com osmocote.Deixe-o pegando pouco sol, principalmente os horários mais fortes, pelo menos até um sinal de recuperação.E a água, se o solo for drenante demais, pode ter lavado a terra, adicione um composto orgânico para corrigir. Espero ter ajudado um pouco...
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2012 12:24 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo ,

O solo esta legal , o que o Marco falou e importante :
"Vejo que ele sofreu uma poda drástica de raízes!Quando foi mexido a última vez nas raízes da planta?

Se lembra da última vez que adubou? Se sim, qual adubo?Qual frequência?Quantidade? "

A planta so deve ser adubada quando tiver se recuperado bem do transplante e podas .. e quantidade certa para nao secar as raizes novas que estao surgindo!

Se tiver cortado bem as raizer acho melhor colocar um pouco mais de substrato no vaso podem estar um pouco descobertas e pegando poucas umidade ! e se tiver pouco material organico no substrato coloque mais um pouco de casca de pinus triturada ou terra para samambaia oque se acha facil e supermercado ! Ou se tiver lega deixe como esta !!

Mas cobre um pouco mais as raizes deixe para descobrir o nebari mais pra frete !!

Em fim conte mais oque fez na planta e como ela vem reagindo desde que fez o tranplante a 4 meses atras !

abraços..
Marcelo Kay

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Olá!

Pode ser feito sim alguma coisa pra tentar melhorar o estado dela...

Vejo que ele sofreu uma poda drástica de raízes!Quando foi mexido a última vez nas raízes da planta?

Se lembra da última vez que adubou? Se sim, qual adubo?Qual frequência?Quantidade?

Os arames! Ajuda um pouco tirá-los, uma carga a menos pra planta suportar!

Parece inicialmente sintomas de fome...Seja por falta de alimento ou incapacidade das raízes de reagirem.

Tenho dois ulmus, verão e inverno eles estacionam, primavera e outono brotam como loucos.Neles eu uso torta de mamona, farinha de ossos e cinza de madeira, tudo misturado e posto pra fermentar antes do uso.Intercalo as aplicações com osmocote.Deixe-o pegando pouco sol, principalmente os horários mais fortes, pelo menos até um sinal de recuperação.E a água, se o solo for drenante demais, pode ter lavado a terra, adicione um composto orgânico para corrigir. Espero ter ajudado um pouco...

Marco, Muito obrigado pela ajuda.
Então, a planta foi para o vaso a mais ou menos 4 meses. Estava com boa evolução, até ser movida de local. No local onde estava anteriormente, a planta recebia sol boa parte do dia, porém, local era coberto com tela sombrite. Depois, meu irmão mudou-se para apartamento e a planta passou a receber menos luz e começou a perder força. Levei a plata para minha casa, onde recebe luz direta na parte da manhã (aproximadamente 1 h 1/2) adubamos com osmocote (aproximadamente 01 coher de café). A planta começou a brotar novamente, só que, como vcs podem ver, os brotos com poucos dias secam.
Estou pensando em replanta-la em uma mamadeira para se desenvolver melhor. O que acham?
Marcelo Kay

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo Ribeiro escreveu:
Marcelo ,

O solo esta legal , o que o Marco falou e importante :
"Vejo que ele sofreu uma poda drástica de raízes!Quando foi mexido a última vez nas raízes da planta?

Se lembra da última vez que adubou? Se sim, qual adubo?Qual frequência?Quantidade? "

A planta so deve ser adubada quando tiver se recuperado bem do transplante e podas .. e quantidade certa para nao secar as raizes novas que estao surgindo!

Se tiver cortado bem as raizer acho melhor colocar um pouco mais de substrato no vaso podem estar um pouco descobertas e pegando poucas umidade ! e se tiver pouco material organico no substrato coloque mais um pouco de casca de pinus triturada ou terra para samambaia oque se acha facil e supermercado ! Ou se tiver lega deixe como esta !!

Mas cobre um pouco mais as raizes deixe para descobrir o nebari mais pra frete !!

Em fim conte mais oque fez na planta e como ela vem reagindo desde que fez o tranplante a 4 meses atras !

abraços..

Gustavo, primeiramente, obrigado pela ajuda.

Como informei ao Marco, a planta foi para este vaso a 04 meses e estava com um bom desenvolvimento. Pegava luz boa parte do dia (local coberto com sombrite), porém, assim que meu irmão mudou-se para apartamento, a quantidade de luz direta que a planta passou a receber, diminuiu e ela perdeu força.
Adubamos ela a aproximadamente 30 dias com osmocote, 01 colher de café e ela passou a reagir, soltando vários brotos, porém, os brotos, com poucos dias morrem.
Estou pensando transferir a planta para uma mamadeira até que ela se recupere.
O que acha?
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 16, 2012 12:46 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo ,

Voces fizeram podas de raizes??? 1h1/2 de sol e pouco !! acho que noa deve mexer na planta , e nao adulbe mais tambem .. Ela esta com boa quantidade de raiz?? na foto as raizes aparece bem descobertas , antes do trazplante elas ja estavam assim? sem nao e cortaram bem as raizes deve cobri mais raz raizes por enquanto .

mantem a rega sem encharcar muito , e coloque ela pegando sol pela manha pelo menos 4 horas . Pela manha ou pela tarde !acredito que ela vai se recuperar!

Abraço.
Marcelo Kay

MensagemEnviada: Qui Fev 16, 2012 5:50 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo,

Foi realizado a poda das raízes para o envase. Hoje, mudamos ela para um escorredor, trocando o substrato e cobrindo bem o nebari. Notei que a quantidade de raízes, considerando o tempo do transplante para o vaso, era bem satisfatório. Bom, vou postando notícias da recuperação.

Obrigado
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: