|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Serjaorj

Registrado: 09/02/12 Idade: 46 Mensagens: 7 Localização: Sao Paulo-SP
|
Enviada: Seg Fev 13, 2012 10:47 pm Assunto: Caliandra Rosa - Serjao |
|
|
Olá amigos bonsaistas,
estive no Ceasa no sábado e econtrei uma muda de Caliandra Rosa por R$ 25,00. Achei barata e comprei.
Andei lendo muito e aprendendo tudo o que posso sobre Bonsai.
Comecei os estudos antes mesmo de adquirir este exemplar.
Quase comprei um "Mausai" há algum tempo no Mercado Extra. Sorte minha que li antes,
aqui mesmo no fórum, que aquilo não vale nada e, praticamente, não há possibilidade de estilização e crescimento.
Pois Bem! Vou iniciar aqui o meu post para tirar todas as dúvidas que tenho e que irão surgir. Conto com a ajuda e a paciência dos mais experientes.
Vamos lá!
Vou começar enviando fotos da minha muda:
Esta, creio eu, será a parte da frente pelo fato do nebari estar aparente.
Nebari mais de perto.
Este seria a parte detrás:
Parte detrás do nebari:
Parte de cima:
Vamos as perguntas iníciais:
1ª) Alguém mais experiente arriscaria me informar qual a idade aproximada desta muda?
Vamos as medidas: Altura: 50 cm ( Do substrato ate o galho mais alto. )
Espessura do tronco: 8 cm ( Na parte mais grossa, próxima ao nebari.)
2ª) Seria válido coloca-la no escorredor/mamadeira, antes da primeira poda/estlização, para a planta ganhar mais vigor e suportar melhor os traumas?
3ª) Minha idéia inicial é cortar o galho do lado direito( primeira foto).
Como poderia aproveitar esta parte para criar uma nova muda? ... por estáquia ou fazendo Alporquia antes de cortar?
4ª) Alguém poderia comentar idéias de estilização para esta muda?
Por enquanto é isso pessoal, conto com o apoio de todos os amigos aqui do Fórum. |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 9:01 am Assunto: |
|
|
Serjao, quanto a estilização vou deixar pra quem sabe. MAs comcerteza o melhor método para tirar outra planta deste galho seria o alporque. Seria a opção mai segura e com maiores chances de sucesso. |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 10:48 am Assunto: |
|
|
fala ae Serjaorj...
tb estive no Ceagesp a umas duas semanas atras....
fui matar a saudades do meu tempo de floricultura...
não rodei muito pois inventei de levar a patroa...de madruga a cara de mau humor era visivel...
notei que os preços estão bem mais acessiveis do que a anos atras, como exemplo paguei um ligustrun no torrão R$ 4,00 e uma cerejeira R$ 8,00.
mas tinha bastante acer (não sei a variedade) com preços médios de R$30,00 aquele lugar é o paraiso....
sobre o alporque tenho alguns em ficus, rezeda e goiabeiras, não sei como a caliandra reage a esta tecnica, mas foi uma bela aquisição, agora é esperar a galera expert opnar.
abraços... |
|
|
 |
Serjaorj

|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 12:43 pm Assunto: |
|
|
Olá Fabio Lima,
Pior que eu nem fui na feria de flores do Ceasa, fui no sábado mesmo, na feira de legumes e frutas fazer a feira da semana e comer um Pastel com caldo de cana. Mesmo nesses dias tem plantas ótimas, o dia que eu for na Feira de Flores vou enlouquecer. Abraço! |
|
|
 |
Serjaorj

|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 12:44 pm Assunto: |
|
|
Olá wlsjurai,
obrigado pela dica. Vou aguardar mais algumas o opiniões!
Abraço! |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 12:55 pm Assunto: |
|
|
E AI SERJÃO, BLZ?
ENTÃO PRA TIRAR OUTRA PLANTA DESSA O MAIS INDICADO É A ALPORQUIA, NO SABADO FIZ EM UMA CALIANDRA NA LINHA DO TROLEBUS. KKK
QUANTO A ESTILIZAÇÃO , SUGIRO Q VÁ ESTUDANDO ENQUANTO ESPERA AS RAIZES SURGIREM NO ALPORQUE.
ABÇS |
|
|
 |
Serjaorj

|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 1:02 pm Assunto: |
|
|
Ricardo L C,
valeu pela dica! |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 1:07 pm Assunto: |
|
|
QUE NADA TAMO AI...
ENTAO A GALERA AQUI DA CAPITAL FAZ UNS ENCONTROS DE VEZ EM QUANDO , TA CONVIDADO. |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 1:40 pm Assunto: |
|
|
Serjaorj...é cara...a feira das flores é expetacular.
vivi este ambiente por uns 8 anos, todas as semanas, faziam outros 8 que não mais havia ido.
o interessante é como a forma de ver td mudou, antes era um olhar de comprador, visando a loja e o que teria boa aceitação no comercio, na visita do dia 03/02 era de contemplação, com o olhar avido para buscar boas plantas vislumbrando os bonsais, pena o bolso não acompanhar tamanhã variedade e possibilidades, mas.....pelo menos a cada 2 meses vale uma visita..
pra quem não conhece, VÁ!!!...
de madrugada para ter mais tempo....
vale muito a pena, tem boas plantas até com alguma condução e por preços praticaveis...
me arrependi de não ter levado a maquina...tinha uma jabu, magnifica 36 anos...pelo modesto valor de R$ 3.000,00
abraços... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 3:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
Serjão, a caliandra é na minha opinião uma das melhores espécies para se começar a pratica do bonsai, pelas respostas rápidas às intervenções que fazemos, bem como pelo resultado, facilmente obtido, quanto a adoção de um estilo diferenciado e a exploração e formação estrutural da planta. Tenho em meu viveiro várias delas, em diferentes estágios de desenvolvimento e crescimento, bem como diferentes estilos de formação.
Antes de iniciar os comentários pertinentes a sua planta, devo fazer alguns esclarecimentos para auxiliar não só voce mas outros que vão até gardens comprar mudas para formar bonsai. A primeira observação é no sentido de analisar detidamente as condições da planta, que deve apresentar folhas e flores (quando for florifera ou frutifera) em cores vibrantes, denunciando vigor e saude.
Observe pontos ferruginosos nas folhas, tanto na parte superior quanto inferior da folha, bem como pontos de cor negra, branca ou vermelha. Nódulos ou excrescências diferentes tambem devem ser buscados, para evitar adquirir material danoso, acometido de algum tipo de praga ou virulencia desconhecida, que pode contaminar outras plantas em nosso viveiro.
Na analise, principiamos a notar a base do tronco: se houver algumas raizes sobre a superficie do solo, elas devem partir do tronco em direção mais ou menos reta em sentido da base do recipiente onde estiver a planta, o que significa um bom nebari. Se não houver essas raizes, evite as plantas em que há raizes saindo da parte mais alta da planta (um dedo ou dois acima do solo, em direção a este, partindo do tronco). Esse tipo de raiz só é bonito e fácil de ser cultivada se a planta for um ficus. Sendo de outra espécie, irá dificultar a futura estilização da planta, devendo desde logo ser evitada.
O que caracteriza um bom espécime é a base do tronco, que deve ser o mais ampla possível, isto é, bem larga na base. Por base, entenda os dois ou tres primeiros dedos do tronco desde o nivel do solo para cima. Isso nos reporta até sua planta, onde devemos considerar como melhor frente a parte que voce diz ser a traseira. Essa traseira, possui as melhores qualidades para ser a frente, por causa da amplitude da base do tronco, enquanto que a "frente" que voce escolheu, não é a mais indicada, por causa da raiz que "brota" no primeiro terço do tronco, caracteristica de um ficus, mas que depõe contra, quando numa caliandra.
Voltando a sua planta, além desse aspecto que mencionei, temos então a visualização do tronco, que se divide em dois a partir de certa altura. Se essa divisão fosse um ou dois dedos mais baixa, seria a mais adequada para estilizar como um twin trunk, ou tronco duplo. Na posição em que está, porém, ainda que possamos explorar essa vertente, o resultado não ficará tão satisfatório, e será um pouco mais demorado e dificultoso atingi-lo, mas não devemos ainda descartar essa possibilidade. Vamos analisar com calma e ponderação.
Um ponto muito considerado no momento da escolha de uma nova planta é a conicidade. Por conico, entendemos um tronco em que a base é larga e vai afunilando aos poucos, em direção a ponta extrema mais alta, ou seja, o ápice. No caso da sua caliandra, o tronco da esquerda é mais fino, porem mais alto que o da direita, mais grosso e mais baixo. Considerando a melhor conicidade a partir da base, teriamos que manter o tronco da esquerda (mais fino) e cortar fora o da direita (mais grosso) por que esse está praticamente da mesma grossura que a base, como pouca conicidade.
Mas seria um erro grosseiro fazermos isso, pois trata-se de uma planta jovem, com um grande potencial. Então, a melhor opção é manter como está, por enquanto, buscando aumentar a conicidade pelo engrossamento paulatino da base do tronco. Como fazer isso? A resposta, obviamente, está no replantio dela em uma bacia plastica grande, com altura minima de 10cm e maxima de 15cm, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão e terra granulada (ou areia grossa de construção, sem peneirar, caso não consiga a terra).
No entanto, esse replante só é permitido na próxima primavera, que é a melhor estação do ano para isso, em relação a essa espécie. Até lá, minha sugestão é manter a planta como está, promovendo sua exposição solar intensa, com cultivo a pleno sol, o dia inteiro, sem exceção de horário, com rega apenas ao final da tarde, desde que observando se o solo drena bem. Se não drenar, faça mais furos na lateral e no fundo do recipiente atual, para promover maior escoamento da agua, bem como permitir uma maior ventilação no sistema radicular (raizes).
Pode iniciar tambem uma adubação regular, com aporte de um bom adubo organico (tipo torta de mamona e farinha de osso) ou osmocote granulado, de decomposição lenta e gradativa (6 meses ou 9 meses), repetindo o aporte de adubo, se organico, a cada 45 dias (removendo sempre o excedente do anterior, antes de colocar o novo) ou acrescentando mais osmocote, caso seja essa a opção, sempre que vencer o prazo (de acordo com o prazo do adubo, se seis ou nove meses). A adubação deve sempre ser feita após a rega diária, e em boa quantidade. No caso da organica, uns seis copinhos descartáveis desses de cafezinho, cheios, virados para baixo (furando o fundo), dispostos em posições separadas e sempre próximos da borda do recipiente, afastado do tronco. No caso do osmocote, tres a quatro colheres de chá, cheias, nas mesmas posições e condições do organico.
Não faça podas, nem aramação nem alporquia até a primavera, quando então irá promover a retirada da planta e seu reenvase para favorecer seu desenvolvimento e engrossamento.
As analises e sugestões acima foram feitas considerando como melhor frente a que voce escolheu para ser a parte traseira, na quarta foto a contar de cima para baixo. Se preferir manter as sugestões anteriores, e for fazer o alporque, escolha o caule mais fino, da esquerda, realizando o anelamento uns dois ou tres dedos acima da bifurcação, para facilitar o enraizamento e obter um material melhor. Nesse caso, ao planejar o futuro desenvolvimento da planta com um tronco unico, será preciso que ao reenvasar o tronco seja inclinado para a esquerda, para ficar melhor posicionado, aproveitando o ligeiro movimento inicial que há no tachiagari (primeiro terço do tronco, isto é, desde a base até uns quatro dedos acima). Nesse caso, o estilo muda para o moyogi, ou ereto informal. Mas, particularmente, eu priorizo o estilo twin trunk, ou tronco duplo, como o melhor a ser explorado, com um resultado de qualidade técnica superior, na formação do futuro bonsai.
Mas, como gosto é igual pescoço, cada um tem o seu. Então, a ultima palavra e decisão será sempre a do cultivador e dono da planta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 3:56 pm Assunto: vonsai |
|
|
Em relação a idade presumível dessa planta, eu diria que situa-se entre 4 a 6 anos. Foi cultivada a partir de estaca, e esteve plantada no solo durante os tres primeiros anos, ou então suas raizes vazaram o fundo do recipiente e nutriram a planta, desenvolvendo-se no solo por algum tempo, até que foram cortadas pelo cultivador inicial.
Mas a idade da planta será poderá ser alterada pelo bonsaista, que ao usar as técnicas corretas de cultivo e de formação estrutural, poderá acrescentar sempre mais alguns anos a ela, tornando-a bem mais velha, aparentemente, do que realmente poderia ter na realidade. Então, não se preocupe muito com isso, é só o que posso dizer por agora. Concentre-se em cultivar adequadamente sua planta, para ter num futuro não muito distante, um material ótimo com que formar um lindo e vetusto bonsai. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Editado pela última vez por nickyfury em Ter Fev 14, 2012 4:03 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 3:56 pm Assunto: vonsai |
|
|
sem comentários. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 6:58 pm Assunto: |
|
|
olá amigo nicky fury, gosto muito das caliandras, e agora começando a arte do bonsai queria fazer um da mesma,aqui perto da minha casa tem um pé com uma mudinha em baixo com +/- 1cm de diâmetro.queria saber se ela resiste bem a retirada da terra e qual o primeiro passo com ela?obrigado. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 9:02 pm Assunto: bonsai |
|
|
O primeiro passo é aguardar a chegada da primavera, para fazer a retirada da planta do chão. se tirar agora, com certeza a planta irá secar e morrer, sem chance. Até lá, vá cuidando dela, podando o excesso de galhos, reduzindo o comprimento deles, limpando a base, retirando mato e outras ervas daninhas próximas, e depositando um adubo organico, regularmente, isto é, a cada dois ou tres meses deposite um potinho pequeno (tipo um copinho de cafézinho) cheio de adubo na base, enterrando um pouco para as raizes absorverem melhor.
Com isso, voce irá fortalecer a planta, deixando-a mais saudável e vigorosa, facilitando mais na hora da retirada do solo. Lembre-se de regar a planta, vez ou outra, para manter a saude dela em alta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 9:26 pm Assunto: |
|
|
nicky,muito obrigado pelas dicas,so mais uma pergunta alguém jogou uma pedra nela e tem uma ferida relativamente grande mas cicatrizada, queria saber se atrapalha o engrossamento da plantinha? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|