 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
lucianopp
Registrado: 26/07/09 Mensagens: 21 Localização: São Gonçalo-RJ
|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 10:07 am Assunto: Sobre minha tuia jacaré e enraizadores |
|
|
Fala pessoal !
Pra não criar dois tópicos e poluir muito o fórum, vou pedir duas dicas pra vocês de assuntos diferentes, pode ser ?
Então, o primeiro é o seguinte, eu ganhei a 1 ano mais ou menos um "bonsai" de tuia jacaré, esses de carrefour que na verdade o pessoal faz uma estaca mal feita e coloca na prateleira de qualquer forma pro pessoal comprar como se fosse um bonsai mesmo.Como eu cria bonsais a algum tempo, minha mãe coitada comprou de presente pra mim achando que era um bonsai de verdade.
Bom... eu não simpatizo muito com os pinheiros, no clima que moro é MUUUUITO dificil cuidar delas ( Rio de Janeiro) mas como já tenho ela a 1 ano e foi um presente da minha mãe faço de tudo pra manter a saúde dela.
Eu queria uma ajuda de vocês porque eu não consigo achar uma forma pra ela, não sei trabalhar muito bem com pinheiros, então vou postar uma foto com os esquemas das ramificações dos galhos e queria ver se alguém tem alguma dica pra mim.
(como podem ver na foto ela está bem "queimada" com alguns galhos secos, parece que vai morrer, mas ela sempre foi assim desde que a tenho a quase 1 ano, pois o clima da minha região nao ajuda em nada, se alguém tbm tiver umas dicas pra esse problema eu agradeceria tbm )
Agora a outra questão. Eu nunca fui muito de usar fertilizantes sintéticos, procuro usar mais os orgânicos como farinha de osso e torta de mamona mas resolvi comprar um enraizador (West Garden - fertilizante mineral misto raiz). É um vidro com 138ml.
Minha dúvida é a proporção que tenho que diluir em 1l de água e se tenho que usar ela diariamente nas regas que faço ?
Ouvi dizer que tenho que diluir 40gotas em 1l de água, confere? Mas ainda não sei se tenho que usar todos os dias ou 1x por semana.
Então é isso pessoal, espero que não tenha ficado confuso meu texto, se alguém puder me dar uma força em qualquer coisa ficaria muito agradecido, flw pessoal, um grande abraço ! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 1:30 pm Assunto: |
|
|
Ola Luciano ,
Olha a sua Tuia nao e a Jacare e conhecida como Tuia Azul!! e muito comercializada em supermecados mesmo !! mais especificamente pela Crisbonsai ..
A sua plantas se estiver no solo original de onde veio , pode esta com excesso de agua por isso pode estar queimando as folhas ..o solo original e muito compacto e retem muita agua ..a
A regra para regar plantas em vaso nao e regar todos os dias mas regar quando a terra estiver ligeiramente seca !isso depende do sobstrato , da planta , do vaso , do tempo exposto ao sol.
quanto ao enraizante e so seguir as recomendações do fabricante .. pega a dosagem e se for por 1 litro divide por 100ml .. e segui o recomendado ..
normalmente adubações sao com intervalos de 15 dias !
abraços.. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
FredCastro
Registrado: 26/01/12 Idade: 39 Mensagens: 14 Localização: Uberlândia-MG
|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 1:37 pm Assunto: |
|
|
Desculpa invadir o tópico mas tenho uma pergunta também.
É comum, ou mesmo indicado utilizar enraizador em uma muda no escorredor? No meu caso, se trata de uma Jabuticabeira.
Gustavo... bom encontrar alguém aqui da região no fórum. Não vejo muitos foristas do triângulo mineiro por aqui.
Você citou aí a Crisbonsai... é fria!?? Devo ficar o mais longe possível?? rsrsrs
Abraço |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 2:17 pm Assunto: |
|
|
Fred ,
Olha o enrraizador pode ser usado sim .. como qualquer nutriente !!nao faz mal nao!! tem que ter e uma espaço de tempo para planta desemvolver como torno nutriente se nao ai atrapalha o metabolismo da planta e vai passar a atrapalhar .
Pode usar no escorredor pra dar um UP na planta ,muitos Bonsainsta usam enrraizadores me transplantes , recuperação , etc ..
Aora tem que ficar ATENTO!! para oque é ERRAIZADOR ! tem muitos fertilizando abase de fosforo e potassio , que vem escrito enrraizador !!
isso noa e enrraizador ..o fosforo e potassio sao elemento que priorisam o desenvolvimento das raizes !
O hormonio enrraizador e o AIB Acio idrol botirico ou o mais fraco Tiamina a vitamina B1.. quando comprado no mercado livre quanse sempre vem mais B1 que Aib .. 1g de AIB custa 45,00 ,então quando for comprar porucre vendedor com mais qualificações de maisor confianção e nao mais barato pois e jogar dinheiro fora!
Em questão das Crisbonsai , nao e que deve ficar longe e sabe oque compra muitas mudas que vendem nao desenvolvem bem como bonsai !!
então pega o dinheiro vai em uma floricultura e compra uma muda que vale apena cultivar e que tera futuro!
Abraços. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
lucianopp
Registrado: 26/07/09 Mensagens: 21 Localização: São Gonçalo-RJ
|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 7:24 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, tem alguma dica pra poda do pinheiro ? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 8:11 pm Assunto: |
|
|
Luciano ,
qual pinheiro seria?? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
lucianopp
Registrado: 26/07/09 Mensagens: 21 Localização: São Gonçalo-RJ
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qui Fev 16, 2012 12:28 pm Assunto: |
|
|
Lucianos ,
Aprece a planta , mas nao e um pinheiro .. como voce tisse eum TUIA.. pinheiro e outra planta!! a respeito desta acho melhor recurar ela antes e podala com risco maisor ainda de matala!
Diz como esta o solo dela , sol, adudo ,rega ..etc historico geral.
Abraço. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
lucianopp
Registrado: 26/07/09 Mensagens: 21 Localização: São Gonçalo-RJ
|
Enviada: Qui Fev 16, 2012 1:51 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, eu achava que a tuia fazia parde da família dos pinheiros hehe. desculpas então.
Ok, vamos falar sobre o histórico dela então.
Como disse, tenho ela a quase 1 ano e ela sempre ficou nesse estado de "parece que vai morrer" com algumas folhas secas, no entanto ela se mantem viva a bastante tempo.
Recentemente troquei o substrato dela. Costumo fazer uma proporção de 50% terra e 50% areia mas com ela coloquei um pouco a mais de areira (cerca de 65% areia) pro solo não ficar muito enxarcado e secar mais rápido pra ser se melhora um pouco essas folhas secas. Ainda não deu tempo pra saber se melhorou ou não, essas tuias demoram pra dar uma resposta.
No preparo do substrato eu coloquei torta de mamona em uma boa proporção, não coloquei osmocote pq os meus acabaram infelizmente, mas estou prestes a comprar mais.
Sobre o sol. Ela pega bastante luz, ceca de 3hr de luz direta e 2~3hrs de luz secundária. Acho que essa proporção está boa o problema mesmo, como falei antes, é a região que não ajuda. Aqui faz MUITO calor, embora a tuia goste de luz ela não gosta muito de calor não é ?
Enfim... é basicamente isso.
Um abraço ! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qui Fev 16, 2012 8:18 pm Assunto: |
|
|
Luciano,
Esta legal ... geralmente esta Tuias 4 horas de sol no minimo e uma boa .. agora nunca se deve colocar adubo no substrato , principalmete torta de mamona que e um adubo organico forte.. substrato e sem adubo !! nem omoscote .. adubação so depois de 2 mese de trasplante se a planta estiver saldavel ..e na quantidade certa !!
Creio que deve mante o cultivo da sua planta sem nem uma intervenção ate el se recuperar bem .. pois se nao o reisco de perdela e muito grande ! ela com certza ja esta debilitada e qualquer intervenção a gora como poda aramação , e mesmo adubação mais stressar mais e matar a planta!!
Faz o seguinte continua regando e dandosol a planta e vai trabalhao outra planta a seu coleção se nao iver outra ja esta na hora de aumentar!!
Abraço.. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
lucianopp
Registrado: 26/07/09 Mensagens: 21 Localização: São Gonçalo-RJ
|
Enviada: Qui Fev 16, 2012 8:36 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
Obrigado pelas dicas, vou seguir os seu conselhos sim hehe.
Tenho algumas outras plantas na minha coleção, inclusive vou deixar a tuia descansar um pouco e me concentrar nas outras até ele melhorar um pouco.
flw !! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO


Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Fev 17, 2012 8:47 am Assunto: |
|
|
Cara,
Eu acho que uma poda de limpeza cairia bem. Retire essas acículas secas e os galhos que não tem acículas verdes, pois estes já estão mortos mesmo. Assim, você vai aerar mais a planta e permitir que a luz solar penetre no seu interior, estimulando novas brotações (lembrando que um galho sem acículas tende a secar, portanto não mexa nas acículas verdes por enquanto).
Quanto ao enraizante, ele não surte nenhum efeito se for utilizado como fertilizante. A função dele é outra, como o próprio nome diz, enraizar. Por isso, o ideal é que seja utilizado somente quando for feita alguma poda nas raízes, ou para fazer a reprodução assexuada da planta (alporque, estaquia, mergulhia etc.).
Voltando às acículas secas, eu não creio que sua planta esteja debilitada devido a isso, pois como você mesmo disse, ela está com esse aspecto já há muito tempo. O que falta mesmo, na minha opinião, é uma limpeza geral para que ela continue se desenvolvendo.
No entanto, se perceber que ela está piorando, isso pode ser sintoma de ácaros. Nesse caso, faça o teste da folha branca, como explicado em outros tópicos aqui do fórum e proceda com o extermínio, pois esse tipo de praga mata muito rápido se não for tratada a tempo.
Quanto à planta em si, eu creio que é uma ótima espécie para ser trabalhada como bonsai, com ótimos resultados, inclusive. O que ocorre é que nós temos muito preconceito quanto às plantinhas vendidas como bonsai nos supermercados, mas nos esquecemos que são plantas morfologicamente idênticas àqueles explendidos bonsai que temos visto por aí, de criadores mais renomados. A única diferença é que, nesse caso, são mudinhas com muita paciência e trabalho à frente, para se tornarem dignas de admiração.
A sua muda, a pesar da intitulação, me parece ter uma estrutura ótima, e que com alguma paciência, poderá lhe render um trabalho admirável.
Eu sou adepto da tese de que não existem plantas ruins (dentro das espécies que cultivamos, é claro) para obter um bonsai de boa qualidade técnica e visual. Só existem plantas que necessitam de um pouco mais atenção e paciência do que outras, mas que, ao final, tornam o trabalho muito mais gratificante.
Um abraço. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|