Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Fev 19, 2012 1:40 am Assunto: Ligustro Fukinagashi |
|
|
Finalmente encontrei uma planta, um ligustro, que apresentava possibilidades de trabalhar no estilo fukinagashi, o varrido pelo vento.
Julgo um estilo de alto grau de complexidade, mas arrisquei e confesso que me surpreendi positivamente com o resultado inicial.
Claro que ajustes precisarão ser fetos.
A planta foi adquirida já em vaso de bonsai mas estava sem formato definido. Não sei se os movimentos acentuados das curvas prejudicam a estética da planta, mas vamos lá.
Antes:
Desfolhada:
Trabalho finalizado.
Agora ficou a dúvida sobre a frente. Esta?
Ou esta?
Outras dicas, críticas e sugestões são bem vindas. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 19, 2012 3:02 am Assunto: |
|
|
Ficou muito bom esse trabalho, Ricardo!
Uma coisa que eu sempre me perguntei sobre esse estilo é o seguinte:
A árvore deve parecer que foi "esculpida pelo vento" e que a forma dela é uma forma definitiva, ou ela deve parecer que está enfrentando uma ventania nesse "exato momento" e a forma dela é "transitória", como uma foto tirada em uma tempestade ?
A idéia de que ela está passando por uma ventania no momento em que nós a estamos observando sempre me pareceu mais atraente e mais "dramática" do que a idéia de que ela foi deformada por ventos constantes.
A sua me passa a impressão de que a ventania está ocorrendo neste exato momento e que ela está se curvando e resistindo ao vento. Para mim isso dá mais valor à estilização. (espero que isso que eu escrevi não pareça maluquice )
Abraço! |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 19, 2012 9:27 am Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva,
Belo trabalho! Na minha opinião, gosto mais da primeira imagem do fukinagashi. Acho que ela dá uma idéia de arrebatação maior pelo vento. A primeira curva do tronco me passa uma sensação de maior esforço, além de ser mais limpa em relação ao da segunda imagem, a qual me dá uma impressão um pouco confusa entre os dois primeiros galhos.
Abraço. _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Fev 19, 2012 3:47 pm Assunto: |
|
|
Aí Ricardo, bela intervenção. Ficou muito bom mesmo. De fato este estilo nem sempre é fácil de se formar e dar uma sensação real de varrido pelo vento... Sobre a frente, a primeira, com certeza é a mais indicada. Além de estar melhor no geral há um lance de perspectiva que faz com que o varrido da esquerda para a direita sempre parece mais real. Assim como o tronco inclinado, se for da esquerda para a direita parece que de fato está se inclinando, se for da direita para a esquerda parece estar se levantando. Então no caso do varrido pelo vento esta sensação me parece ainda mais marcante.
De outra parte, em se tratando de ligustro creio qeu vais ter muito trabalho em manter o visual do estilo varrido, uma vez que esta planta vai formando logo brotos voltados para cima e com muita compactação de folhagem, coisas que vão contra o estilo... então a tesoura vai ter que estar sempre de prontidão...Um pequeno detalhe que não é muito natural neste estilo é esta curva que o tronco tem para o lado de onde o vento vem... É que em tese, esta curva contra o vento não se formaria, uma vez que o vento forma não somente os galhos e folhagem, mas sim desde o tronco principal... Mas isso apenas como constatação, e na formação deste estilo, seguidamente vemos troncos que vão de encontro ao vento... nem tudo pode ser perfeito...
Parabéns pelo trabalho meu amigo.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Helder Silveira
|
Enviada: Dom Fev 19, 2012 6:19 pm Assunto: |
|
|
Eu gostei da segunda imagem da esquerda para direita. |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Dom Fev 19, 2012 6:47 pm Assunto: |
|
|
MUITO LEGAL O TRABALHO
A FRENTE EU ACHO A TERCEIRA FOTO |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Fev 19, 2012 8:03 pm Assunto: |
|
|
Fala Ricardo!
Fazia tempo que não lia uma postagem do amigo.
Frente? A primeira por razões que os amigos já disseram.
Muito bem estilizado, Ricardo.
Respondendo ao amigo Avelar, o estilo deve indicar não um momento mas sim, uma vida.
abraço! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Dom Fev 19, 2012 9:23 pm Assunto: |
|
|
Realmente a primeira parece ser mais a indicada  |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Seg Fev 20, 2012 5:58 pm Assunto: É |
|
|
VC PODERIA DAR UMA LEVE INCLINADA NO TRONCO PRA DAR UM EFEITO DO VENTO MAIS FORTE. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 20, 2012 10:44 pm Assunto: |
|
|
marco_avelar - valeu. Como disse o Elio Nowaki, a árvore deve mostrar sua vida.
LUIZ ARTHUR - boa interpretação. Obrigado.
Amigo Elio Luis Secchi, esta questão das curvas é muito bem observada. Mas como nem tudo é perfeito, encaro como uma licença poética, hehehehe.
Helder e Ricardo, obrigado.
Elio Nowaki - estou passando por um momento de muita dedicação na empresa e com pouquíssimo tempo livre. Obrigado.
Lucinei - obrigado por sua resposta.
Rogério - vou avaliar sua sugestão. Obrigado. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

Registrado: 22/06/10 Mensagens: 277 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Qua Fev 22, 2012 4:05 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, beleza de estilização, mas eu fico com o Rogerio, talvez desse um pouco de inclinação.
Abraço |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

Registrado: 23/07/11 Idade: 40 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qua Fev 22, 2012 4:31 pm Assunto: |
|
|
que beleza, agaurdando para ver a nova brotação!  |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Sáb Mar 03, 2012 2:31 pm Assunto: |
|
|
Está ficando muito bonito, só que e os 2 primeiros galhos estão muito retos, não seria legal dar a eles um suave movimento???
Acompanhando. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 05, 2012 9:49 am Assunto: |
|
|
Bem observado Guilherme. Obrigado. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Capasciuti
Registrado: 02/10/08 Mensagens: 68 Localização: São José dos Campos-SP
|
Enviada: Seg Mar 05, 2012 11:03 am Assunto: |
|
|
Bom trabalho Ricardo!!
Sobre a frente, eu ficaria com a primeira opção (3a foto) sem duvidas!
Se minha, daria uma inclinada para a direita para tentar minimizar a primeira curva, que esta incomodando um pouco. Além disso, poria um pouco mais de movimento nos galhos inferiores tentando não deixa-lo tão retos e tentar tira-los do mesmo nível (parecem muito iguais). O quanto de inclinação, somente com a planta na mão e ir "tombando" o vaso...
Grande Abraço!! |
|
|
 |
|