FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ACER KAEDE (TRIDENTE) - PROJETO EM ANDAMENTO
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Djalma Dourado

MensagemEnviada: Dom Jan 15, 2012 7:24 pm    Assunto: ACER KAEDE (TRIDENTE) - PROJETO EM ANDAMENTO Responder com citação

Olá a todos,
Dese já agradeço a calorosa recepção que tive e como dito antes comecei a pratica a arte do bonsai a pouco tempo a mais ou menos 2 anos e preciso de ajuda e sugestões sobre esse meu novo desafio. Um Acer "Kaede" de 7,5 anos e meio com 40cm de altura e 3 cm de circunferência de tronco na parte baixa que adquirir recentemente e o qual estou ancioso para mexe-lo o quanto antes.
Tenho a idéia de fazer um Moyogi.
segue fotos abaixo graças a ajuda de um membro muito bacana chamado LEAO. Vlw Very Happy maninho pela ajuda nas fotos ^^:

Editado pela última vez por Djalma Dourado em Qua Fev 01, 2012 10:35 am; num total de 4 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 15, 2012 7:57 pm    Assunto: Re: ACER KAEDE (TRIDENTE) - 7,5 ANOS Responder com citação

[quote="Djalma Dourado"]Olá a todos,
Dese já agradeço a calorosa recepção que tive e como dito antes comecei a pratica a arte do bonsai a pouco tempo a mais ou menos 2 anos e preciso de ajuda e sugestões sobre esse meu novo desafio. Um Acer "Kaede" de 7,5 anos e meio com 40cm de altura e 3 cm de circunferência de tronco na parte baixa que adquirir recentemente e o qual estou ancioso para mexe-lo o quanto antes.
Tinha a ideia de um Moyogi.
segue fotos abaixo:

Uma mãozinha:

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalma Dourado

MensagemEnviada: Dom Jan 15, 2012 8:13 pm    Assunto: Re: ACER KAEDE (TRIDENTE) - 7,5 ANOS Responder com citação

Muito Grato pela ajuda ^^ agora ficou bem mais facil
vlw Leão \o/
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 15, 2012 10:47 pm    Assunto: Responder com citação

De nada estamos aqui para ajudar uns aos outros!

prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2012 10:44 am    Assunto: Responder com citação

Djalma

Estava com um pré-bonsai parecido com o seu, vindo do mesmo viveiro. A estrutura do tronco estava boa, mas a disposição dos galhos não, assim tive que "reiniciar" a árvore.

Veja como ficou:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=190999#190999
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2012 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Djalma.
Boa planta, bem saudável.
Agora estamos no limite do período para proceder uma desfolha nos aceres a fim de reduzir o tamanho e renovar as folhas. Esta renovação garante que elas permaneçam, com as colorações de outono, por um período bem maior se não fizer a desfolha.

Ao contrários das demais espécies de acer, o Kaede pode ser desfolhado com a mão, arrancando as folhas. Você deve puxá-las no sentido do galho, não ao contrário. Fique tranquilo que não irá danificar as gemas.
Eu acabei de desfolhar o meu, depois postarei fotos.

Você poderá também fazer uma seleção inicial dos galhos, já adiantando a cicatrização dos retirados ainda durante o final deste verão.

Quanto a podas de raízes e troca de vaso, definitivamente agora você não deve proceder isto pois se fizer, colocará em risco a saúde da planta e poderá até perdê-la.
Paciência amigo. Aguarde o final do próximo inverno quando é o período correto para os procedimentos.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Djalma Dourado

MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2012 1:03 pm    Assunto: Responder com citação

Muitissimo obrigado Ricardo

Foi realmente esclarecedor, seguirei conforme recomendado realizando a desfolha e a seleção dos galhos principais para a formação de uma futura estrutura.
Fiquei muito feliz com a sua ajuda, muito feliz e agradecido.
Estarei atualizando as minhas intervenções e acompanhando as suas.
Djalma Dourado

MensagemEnviada: Qua Jan 25, 2012 11:19 pm    Assunto: Responder com citação

Bom Ricardo e amigos

Assim como proposto pelo grande Ricardo Paiva, realizei a desfolha, porém deixei algumas brotações para garanti uma melhor recuperação da planta, mas há ainda uma duvida pois preciso definir a frente da planta para poder realizar uma futura estrutura direcionando os galhos e retirando os desnecessarios, mas antes gostaria da ajuda de vcs.

Segue fotoss:

Mostrando como o nebari ainda está fundo

Aqui tenho os pontos de falha de uma das possiveis frentes, mas acredito que não será possivel

Aqui uma outra possivel frente com menos falhas

Gostaria da sugestões de vocês amigos.
vlw
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2012 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

boa planta meu amigo! tire um pouco dos galhos e da uma aramada depois da nova brotação vc vai ter mais recursos para trabalhar!!
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

Djalma

Contribuo com minha opinião, sou iniciante, mas tem alguns pontos que posso lhe ajudar a pelo menos "pensar" no que fazer...

Você precisa decidir se quer uma árvore "interessante" a curto prazo ou uma árvore "impressionante" a longo prazo.

Veja que você tem um bom tronco e uma boa disposição de galhos, mas precisamos lembrar que estamos falando de um Acer, que é um clássico japonês e que, a priori, deve observar algumas "regras":

1) Conicidade de tronco
Veja que sua árvore tem uma curva que dá "graça" a árvore, mas depois da curva ele segue "reto", sem conicidade ou movimento. Talvez seja necessário cortar o tronco e eleger um novo ápice. Isso também ajudaria a equilibrar altura da árvore x grossura do tronco.

2) Disposição dos galhos
O ideal é buscar uma disposição dos galhos semelhante à do estilo chokkan, sendo que no seu estilo informal, os galhos devem estar nas partes convexas das curvas. Assim vários galhos terão que ser retirados, alguns no futuro talvez tenham que ser enxertados.

3) Posição dos galhos
O ângulo de saída dos galhos em relação ao tronco não pode ser "agudo", não pode sair para cima, pois os galhos de árvores velhas são pesados. Assim vários galhos terão que ser retirados, e talvez forçar o surgimento de outros galhos nas gemas dormentes.

4) Formação dos galhos
Os galhos de uma árvore no estilo moyogi devem ter curvatura e graça, para que estejam em harmonia com a curvatura do tronco. Estes galhos retos que você tem dificilmente você vai conseguir induzir esta curvatura, logo talvez tenha que podar alguns (ou todos)

5) Uros
Como o Acer tem um crescimento forte, estes uros apontados nas imagens podem ser eliminados com o engrossar do tronco. Basta escavar a madeira morta, colocar uma pasta selante e de tempos em tempos cortar o "calo" de cicatriz.

6) Neabari
Acer precisa de um neabari vigoroso e vistoso, assim, no seu caso vai ser essencial fazer uma alporquia e então plantar a árvore em uma bacia grande.

É isso... também estou aprendendo sobre todas estas técnicas, e tendo o domínio (e paciência) grandes pequenas árvores surgirão...

Abraços
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Prumodeq

Djalma Dourado

MensagemEnviada: Sáb Jan 28, 2012 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

Cara cada vez mais vejo o quão grande é a magia por traz dessa arte e o conhecimento que leva a tal magia. Creio que achar o equilibrio sobre tudo é a essencia e a busca dessa arte, agradeço muito mais uma vez pela ajuda de todos que tem contribuido gradiosamente para o sucesso desse meu projeto momiji-Gari na minha linda planta que de agora em diante chamo-a de Hideki-san o que combina muito com ela. Mas desde já agradeço e muito por todos e logo postarei o resultado de toda essa maravilhosa ajuda.

muito obrigado pela a otima ilustração Prumodeq,
não decepcionarei. Prometo!!! ^^
Djalma Dourado

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2012 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Aqui vai as fotos como prometido espero estar no caminho certo.
e espero que o galho da direita o segundo de cima pra baixo não venha a morrer pois ele vez um trek quando eu tencionei ai nem mexi mais espero que não o perca =/
mas mesmo assim estou muito feliz com o projeto Smile

prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2012 11:10 am    Assunto: Responder com citação

Djalma

Na minha humilde opinião de iniciante da arte, acho que a árvore está muito alta, vai demorar para ter uma boa relação grossura tronco x altura árvore. Eu aguardaria as novas brotações e escolheria uma nova copa a partir de algum broto logo acima do galho à direita.

Também deve-se se evitar galhos no estilo "asa de anjo", ou seja, com a saída do galho para cima e no meio deste mudar a direção para baixo, como todos os galhos à direita. Eu tinha uma árvore semelhante e nas reuniões de sábado na APB, o recomendado foi cortar e esperar novas brotações para formar novos galhos...

Abraços
Djalma Dourado

MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2012 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Prumodeq

Sua opnião é muito importante sim, pois consegui realizar os primeiras intervenções nela graças a sua breve aula ^^, e vejo sim que preciso esperar um pouco mais para realizar as proximas, pois realmente falta muito ainda para começar a tomar estilo, é como vc me disse anteriormente em relação ao querer uma árvore apresentavel a curto prazo ou uma impressionavel a longo prazo, estou escolhendo a impressionante e vejo que vou aprender muito com ela nesse periodo.

obrigado mais uma vez pela grnade ajuda e breve postarei novas fotos da evolução.

abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: