Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 24, 2012 9:52 pm Assunto: Calliandra Tweedii |
|
|
Daí galera,
Ganhei essa planta a um tempo atrás e depois de ler tudo o que encontrei no forum e na internet sobre a espécie, sabendo que é muito difícil de ser trabalhada resolvi botar a mão na massa e fazer algumas intervenções.
A copa estava bem densa próximo ao tronco mas isso fazia esconder a bifurcação do tronco e um uro natural que comecei a trabalhar. Como o nebari tende para a escolha de uma frente e o uro para escolha de outra, quero opiniões principalmente sobre qual a melhor frente para ela. Chega de conversa, seguem as fotos.
Antes da intervenção (suposta frente)
Outro lado
Nebari
Deixei crescer livre por um tempo para facilitar a escolha dos galhos.
Escolha dos galhos, aramação e transplante (suposta frente)
Outro lado (detalhe para o uro)
Lateral para visualização do uro
Aguardo opiniões.
Abraços _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 8:57 am Assunto: Re: Calliandra Tweedii |
|
|
Luan sua planta é especial pois uma desse calibre não é fácil de encontrar, mas com o tempo e muita pasciencia se acha o caminha
Cola nas dicas do Elio ele é o mestre em caliandras. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 10:08 am Assunto: |
|
|
Achei a bifurcacão meio grossa para aquela altura da planta em que acontece, me veio uma idéia interessante mas simplismente sugestiva... Analisando a foto em que a cx de fósforo está de "costas" , o tronco mais grosso que vai pra direita, pode ser quebrado e puxado pra baixo, gerando um shari natural sem precisar de retífica, tente visualizar o que sobraria de planta, e como ficaria com o movimento interesante. O shari rasgado em caliandra, se bem tratado depois fica um espetáculo a parte. até mais! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 1:17 pm Assunto: |
|
|
Eu usaria como frente o lado que você escolheu como suposta frente.
Também retiraria aquela raíz alta. |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

Registrado: 23/07/11 Idade: 40 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 1:33 pm Assunto: |
|
|
eu ficaria com a primeira foto, mas sem aquela raiz. |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

Registrado: 06/01/10 Idade: 39 Mensagens: 172 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 4:54 pm Assunto: |
|
|
É a raiz me incomodou tb... será que n ficava melhor se inclinasse um pouco o tronco e enterrasse mais a raiz? _________________ Iana Melo |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 9:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Realmente, a opinião mais convergente prima pela qualidade. Considerando a melhor frente a que voce mesmo definiu, é prioritário cortar fora aquela raiz aerea, que além de não combinar em nada com a planta, ainda depõe contra o cultivador. Pode retirar sem medo que a planta irá suportar bem.
Considerando a imagem que retrata a frente escolhida por voce, ousei sugerir algumas alterações, como forma de melhorar a planta, dando a ela um pouco de conicidade na parte superior. Para tanto, no próximo reenvase, é preciso replantar a planta inclinando-a um pouco para a direita. O galho grosso da direita é reduzido, ou convertido num jin médio. O galho superior esquerdo tambem deve sofrer redução e ser substituído por outra brotação nova que surgir próximo ao ponto de saída em que ele está situado. Por ultimo, o segmento do centro é que será convertido no novo ápice, o que garantirá uma estabilidade visual para sua planta, melhorando a conicidade final:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 2:55 pm Assunto: |
|
|
Otoniel, valeu pelo comentário. Foi um ótimo presente da minha namorada.
Marco, fiquei bem tentado em fazer um shari, porém como nunca fiz e essa é minha única calliandra tweedii acho melhor arriscar o primeiro em uma das brevipes que eu tenho.
Tiago e Bonsaitakin, eu havia pensado a respeito da retirada da raiz aérea, não quis fazer sem antes ter opiniões pois fiquei com medo de criar uma conicidade invertida, mas com a opinião de vcs, fiquei ainda mais tentado em retirar.
Iana, gostei da idéia, até pensei em retirar parte da raiz aérea e incentivar o crescimento de novas radiculares enterrando a parte em que foi cortada mas ainda estou na dúvida.
Nickfury, gostei bastante da explicação. Vou reduzir a grossura to galho da direita deixando apenas uma série dos galhos que brotaram na ponta e cortar o ápice pra incentivar uma nova brotação, mas posso fazer essas intervenções agora?
Valeu pessoal!
Abraços _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 5:14 pm Assunto: |
|
|
Amigo Luan minha contribuição [img]
Abraços...[/img] _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 11:53 pm Assunto: |
|
|
O tronco da direita tá muito estranho, está anulando o movimento da planta para esquerda. Entendo sua precaução, mas se for cortado ou esgaçado e devidamente selado a tendência é fortalecer as outra partes, sem risco algum. Risco seria mexer junto no substrato e raízes sem os devidos cuidados. Mas estou torcendo pra que vç siga um bom caminho e tenha êxito com sua planta.
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 28, 2012 9:52 am Assunto: |
|
|
Po Marcio, gostei muito dessa projeção!! Qual programa usou?
Valeu Marco, assim que tiver novidades posto aqui.
|
|
 |
|