FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calliandra Tweedii
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
LuanRibeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2012 9:52 pm    Assunto: Calliandra Tweedii Responder com citação

Daí galera,

Ganhei essa planta a um tempo atrás e depois de ler tudo o que encontrei no forum e na internet sobre a espécie, sabendo que é muito difícil de ser trabalhada resolvi botar a mão na massa e fazer algumas intervenções.
A copa estava bem densa próximo ao tronco mas isso fazia esconder a bifurcação do tronco e um uro natural que comecei a trabalhar. Como o nebari tende para a escolha de uma frente e o uro para escolha de outra, quero opiniões principalmente sobre qual a melhor frente para ela. Chega de conversa, seguem as fotos.

Antes da intervenção (suposta frente)

Outro lado

Nebari

Deixei crescer livre por um tempo para facilitar a escolha dos galhos.

Escolha dos galhos, aramação e transplante (suposta frente)

Outro lado (detalhe para o uro)

Lateral para visualização do uro

Aguardo opiniões.

Abraços
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 25, 2012 8:57 am    Assunto: Re: Calliandra Tweedii Responder com citação

Luan sua planta é especial pois uma desse calibre não é fácil de encontrar, mas com o tempo e muita pasciencia se acha o caminha Laughing
Cola nas dicas do Elio ele é o mestre em caliandras.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 25, 2012 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Achei a bifurcacão meio grossa para aquela altura da planta em que acontece, me veio uma idéia interessante mas simplismente sugestiva... Analisando a foto em que a cx de fósforo está de "costas" , o tronco mais grosso que vai pra direita, pode ser quebrado e puxado pra baixo, gerando um shari natural sem precisar de retífica, tente visualizar o que sobraria de planta, e como ficaria com o movimento interesante. O shari rasgado em caliandra, se bem tratado depois fica um espetáculo a parte. até mais!
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 25, 2012 1:17 pm    Assunto: Responder com citação

Eu usaria como frente o lado que você escolheu como suposta frente.

Também retiraria aquela raíz alta.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bonsaitakin
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 25, 2012 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

eu ficaria com a primeira foto, mas sem aquela raiz.
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 25, 2012 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

É a raiz me incomodou tb... será que n ficava melhor se inclinasse um pouco o tronco e enterrasse mais a raiz?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 25, 2012 9:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Realmente, a opinião mais convergente prima pela qualidade. Considerando a melhor frente a que voce mesmo definiu, é prioritário cortar fora aquela raiz aerea, que além de não combinar em nada com a planta, ainda depõe contra o cultivador. Pode retirar sem medo que a planta irá suportar bem.

Considerando a imagem que retrata a frente escolhida por voce, ousei sugerir algumas alterações, como forma de melhorar a planta, dando a ela um pouco de conicidade na parte superior. Para tanto, no próximo reenvase, é preciso replantar a planta inclinando-a um pouco para a direita. O galho grosso da direita é reduzido, ou convertido num jin médio. O galho superior esquerdo tambem deve sofrer redução e ser substituído por outra brotação nova que surgir próximo ao ponto de saída em que ele está situado. Por ultimo, o segmento do centro é que será convertido no novo ápice, o que garantirá uma estabilidade visual para sua planta, melhorando a conicidade final:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
LuanRibeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 26, 2012 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

Otoniel, valeu pelo comentário. Foi um ótimo presente da minha namorada.

Marco, fiquei bem tentado em fazer um shari, porém como nunca fiz e essa é minha única calliandra tweedii acho melhor arriscar o primeiro em uma das brevipes que eu tenho.

Tiago e Bonsaitakin, eu havia pensado a respeito da retirada da raiz aérea, não quis fazer sem antes ter opiniões pois fiquei com medo de criar uma conicidade invertida, mas com a opinião de vcs, fiquei ainda mais tentado em retirar.

Iana, gostei da idéia, até pensei em retirar parte da raiz aérea e incentivar o crescimento de novas radiculares enterrando a parte em que foi cortada mas ainda estou na dúvida.

Nickfury, gostei bastante da explicação. Vou reduzir a grossura to galho da direita deixando apenas uma série dos galhos que brotaram na ponta e cortar o ápice pra incentivar uma nova brotação, mas posso fazer essas intervenções agora?

Valeu pessoal!
Abraços
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 26, 2012 5:14 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Luan minha contribuição [img]

Abraços...[/img]
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 26, 2012 11:53 pm    Assunto: Responder com citação

O tronco da direita tá muito estranho, está anulando o movimento da planta para esquerda. Entendo sua precaução, mas se for cortado ou esgaçado e devidamente selado a tendência é fortalecer as outra partes, sem risco algum. Risco seria mexer junto no substrato e raízes sem os devidos cuidados. Mas estou torcendo pra que vç siga um bom caminho e tenha êxito com sua planta.

abç
LuanRibeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 28, 2012 9:52 am    Assunto: Responder com citação

Po Marcio, gostei muito dessa projeção!! Qual programa usou?

Valeu Marco, assim que tiver novidades posto aqui.

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: