Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos V. Resende 1.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Mensagens: 103 Localização: Rio Paranaíba-MG
|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 2:50 pm Assunto: |
|
|
A sim. fiko sempre de olho quando acho uma coro la e pego, mais sei nao minhas estaquias to com duvida, +- quantos dias vc acha que ela começa a crescer raiz?
o Bosque é um projeto que requer muita paciêcia afinal eu plantei as sementes e elas são novinhas.
e o shimpaku pode deixar quando tiver novidades posto. vai demora tbm mais é isso ai .
Gostaria de saber se algum colega poderia indicar um bom livro pra iniciante. pois não sei qual seria o melhor.
Abraço a todos os amigos. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 5:58 pm Assunto: |
|
|
De modo geral, você sabe que as estacas "pegaram" - isto é, criaram raizes - quando começam a emitir brotações. Às vezes isso engana, pois algumas espécies emitem brotações mesmo sem terem enraizado - como a jabuticaba, por exemplo, que chega até a frutificar, sem ter emitido uma única raiz - utilizando-se da energia acumulada na sua seiva. Mas mesmo assim esta é uma boa forma de identificar as estacas que pegaram.
De qualquer forma, mesmo que já tenha visto que suas estacas estão emitindo raíz, não é bom mexer muito com elas não, pois as primeiras raízes são frágeis e quebram muito fácil. Deixa elas num canto, então, por bastante tempo antes de mexer.
Há algumas revistas especializadas à venda, geralmente, em bancas de jornais. Também se encontram muitos livros para download na internet.
Um livro muito recomendado pelo pessoal do fórum é o do Mário, à venda no site do Atelier do Bonsai. Certamente é um material de grande qualidade, mas confesso que ainda não adiquiri nenhum exemplar.
Um abraço a você e aos outros colegas. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 11, 2011 10:22 pm Assunto: |
|
|
Tiago Valeu mano pelas dicas .
e pelo Livro tbm .
continui acompanhado esse trabalho, e quando tive novidades eu posto aki
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 12:00 pm Assunto: |
|
|
Ola amigos.
Queria a ajuda de todos eu amarrei meu shimpaku a 4 meses atrás e tirei hj só que a goma de pneu quando fui tira arranco uma boa parte da casca e fiko podre no lugar. e como os vasos condutores xilema e floema é na casca queria saber se já aconteceu isso com alguem oque eu posso fazer?
esse branco é onde arranco a casca
[/img] _________________ 'Se envelhecer na terra a sua raiz e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova.' JÓ 14-8,9 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 7:26 pm Assunto: |
|
|
Cara..
Não achei boa idéia vc tirar agora os arames e borrachas agora. Juníperus tem que ficar 8 meses mais ou menos pra ficar na forma desejada. Quanto a casca, fica meio perigoso isso que aconteceu no meio do verão....
Quando for tirar a borracha, tome muito cuidado pra não acontecer isso..
Agora é cobrir esses machucados com pasta cicatrizante para não apodrecer a madeira..
Mas como a planta está bem saudável vamos torcer para que não sofra muito..
Grande abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 28, 2012 8:14 am Assunto: |
|
|
Caro MC.
Eu tirei um pouco uma goma que eu tinha colocado só num lugar pra ve como tava e quando tirei tava podre aquela parte ai retirei o restante. mais a forma fiko a mesma, a qual estava amarrado.
e a minha ideia era agora fazer um shari no tronco e troce ele de modo que eu vire a copa para cima e essa outra parte do galho para baixo onde vai vira um giin, só que eu não vo da conta tive olhando e estudando esse tronco é muito duro e eu não sei c do conta.
Vc entendeu a minha intenção?
Valeu _________________ 'Se envelhecer na terra a sua raiz e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova.' JÓ 14-8,9 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Fev 29, 2012 12:12 am Assunto: |
|
|
Cara.. entendi sim..
E acho que vai ficar bem legal..
Mas veja só... estamos no verão.. as plantas estão se desenvolvendo rápido..
Deixe pra fazer isso no inverno então... Período de dormência.. vai ter mais chances de sucesso..
Abrass _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 01, 2012 1:31 pm Assunto: |
|
|
Mc. Valeu pela dica da revista já estou lendo ela e vai me ajuda muito .
Sim vo leva sua dicas, e aki vc pode me da uma ajuda de como vo faze pra torcer esse tronco?
e boas noticias hj já com três dia e só um galinho que secou sinal que os outros não vão morrer.
e pedi o Alexandre pra me ajuda com uma projeção.
e só tenho a agradecer, a ajuda pois é só vcs pra pode me ajuda pq aki na minha cidade é só eu e o curço mais perto é 400 km daki em BH.
e ainda não dei conta de fazer.
descupe qulquer coisa e obrigado a vc que sempre me ajuda e a todos do forum. valeu. _________________ 'Se envelhecer na terra a sua raiz e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova.' JÓ 14-8,9 |
|
|
 |
|