|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Qui Fev 02, 2006 7:41 am Assunto: |
|
|
60cm Sergivaldo........caramba !!
Pois é, sou apaixonado mesmo pelos ficus, principalmente pelos microcarpa. Fiz um tempo atrás uma edição gráfica de um dos meus shohin, que mostra bem a evolução dele.......vou postar aqui para que vocês possam ver, falou?
Quanto as raízes adventícias, tome cuidado, pois elas são danadas para engrossar os galhos, deixando-os bem desproporcionais.
Quanto aos elogios, estes são merecidos.
Mais uma vez parabéns e um grande abraço, |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 03, 2006 8:59 pm Assunto: |
|
|
Mário A G Leal escreveu: | Sergivaldo, o registro da árvore, o registro da sua expectativa e de suas emoções, trazem sentido a Arte Bonsai. Mais que a árvore em si, linda, a sua persistência e dedicação merecem louvores. A maioria de nós frequentando a escola enquanto você, nos mostra como ela é feita.
Meu abraço |
Muito obrigado, Mário....
Seu amigo, Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 03, 2006 9:07 pm Assunto: |
|
|
Cláudio C. Ratto escreveu: | 60cm Sergivaldo........caramba !!
Pois é, sou apaixonado mesmo pelos ficus, principalmente pelos microcarpa. Fiz um tempo atrás uma edição gráfica de um dos meus shohin, que mostra bem a evolução dele.......vou postar aqui para que vocês possam ver, falou?
Quanto as raízes adventícias, tome cuidado, pois elas são danadas para engrossar os galhos, deixando-os bem desproporcionais.
Valeu, Ratto,
Vou ficar alerta ao comportamento das raízes. Estive vendo o lance do estilo Banyan, comentado aqui no fórum, e acho que vou estudar um pouco se vale à pena deixá-lo seguir nesse sentido. Senão, poderei ir fazendo apenas algumas podas nas extremidades das raízes, evitando que as mesmas toquem o substrato e engrossem os galhos.
Quanto aos ficus, de modo geral, tenho o F. nerifolia (originário do seu acervo, by Ângela), o F. benjamina, esse aí, F. benjamina variegata, F. que não conheço ( ), outro Ficus que não conheço ( ) e outro Ficus que não conheço ( ). Depois, também, estarei postando algumas fotos para ver se conseguimos identificá-los.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Fev 04, 2006 10:14 pm Assunto: |
|
|
MIGUINHO QUERIDO !!!!!!
Hoje estou super enrolada, tivemos a última reunião sobre a EXPOBONSAI e cheguei em casa super cansada.... UFA!!UFA!!!
Trouxe um vaso do meu ceramista SAMI !!!! Amanhã vou fotografá-lo e enviarei via email para você opinar...........
Quero que me diga sinceramente se é isto mesmo que deseja...
Me aguarde !!!!
Beijos
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Fev 05, 2006 6:15 pm Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | MIGUINHO QUERIDO !!!!!!
Hoje estou super enrolada, tivemos a última reunião sobre a EXPOBONSAI e cheguei em casa super cansada.... UFA!!UFA!!!
Trouxe um vaso do meu ceramista SAMI !!!! Amanhã vou fotografá-lo e enviarei via email para você opinar...........
Quero que me diga sinceramente se é isto mesmo que deseja...
Me aguarde !!!!
Beijos
Oi Miguinha,
Recebi seu e-mail e, como não poderia ser diferente, achei o vaso belíssimo.
Diga-me, o que estás pretendendo fazer???!!!!
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Fev 06, 2006 9:07 am Assunto: |
|
|
Grande Sergivaldo !!!... tudo bem?
Após um afastamento meio prolongado, nada como voltar e encontrar este seu trabalho.... que chega a emocionar de tão belo....
E digo isto por, no mínimo, 2 aspectos:
1- a beleza da planta, ainda mais realçada pelas fotos de sua evolução,
2- o carinho que voce dedica aos seus bonsai, evidente em tudo que voce nos mostra.
Parabéns por este ficus! Realmente uma maravilha!
Continue as nos surpreender sempre...
Um grande abraço,
Charles |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 06, 2006 3:33 pm Assunto: |
|
|
Charles escreveu: | Grande Sergivaldo !!!... tudo bem?
Após um afastamento meio prolongado, nada como voltar e encontrar este seu trabalho.... que chega a emocionar de tão belo....
E digo isto por, no mínimo, 2 aspectos:
1- a beleza da planta, ainda mais realçada pelas fotos de sua evolução,
2- o carinho que voce dedica aos seus bonsai, evidente em tudo que voce nos mostra.
Parabéns por este ficus! Realmente uma maravilha!
Continue as nos surpreender sempre...
Um grande abraço,
Charles |
Meu amigo, Charles!!!!
- Que alegria tê-lo novamente conosco no fórum!!!
Compreendo muitíssimo bem esses afastamentos pois, como você sabe, vez por outra também dou uma sumidinha
Mas nós, que amamos essa arte, não aguentamos passar muito tempo longe desses "bate-papos" com os amigos.
Quanto à planta, sei que não é nada excepcional, o que tento passar aos colegas é a paixão que sinto por todas elas, independentemente de ser ou não ser uma obra de arte. Isto não quer dizer, evidentemente, que não procuro aprender um pouco mais a cada dia que passa.
Suas palavras são sempre muito gentis e encorajadoras.
Um abração e seja novamente bem vindo!!!
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 06, 2006 11:14 pm Assunto: |
|
|
Oi MIGUINHO !!!!!!
Você me pergunta o que estou pretendendo fazer ?????
Só depende de você !!!!!!!!!!!!
É este o vaso pretendido ( o que enviei via email ) ???????
Se for é só falar !!!!!!!!!!
AGUARDO ORDENS !!!!!!!!!!!!!!
beijos
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 07, 2006 8:49 pm Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Oi MIGUINHO !!!!!!
Você me pergunta o que estou pretendendo fazer ?????
Só depende de você !!!!!!!!!!!!
É este o vaso pretendido ( o que enviei via email ) ???????
Se for é só falar !!!!!!!!!!
AGUARDO ORDENS !!!!!!!!!!!!!!
beijos
Oi Miguinha,
Fico todo sem jeito mas não tenho como negar que o vaso dá água na boca.... e supera as minhas expectativas...
Um abração,
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 08, 2006 9:18 pm Assunto: |
|
|
Fala sério MIGUINHO !!!!!!
É ISTO MESMO QUE VOCÊ QUER
O VASO ESTÁ EM MINHA CASA, É SÓ ESPERAR ENTRAR UNS $$$$$$.
VOCÊ MANDA EM MINHA VIDA E NA VIDA DESTE VASO !!!! ASSIM QUE DECIDIR EU CORRO ATRÁS DOS $$$$$
Beijos
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 09, 2006 7:27 am Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Fala sério MIGUINHO !!!!!!
É ISTO MESMO QUE VOCÊ QUER
O VASO ESTÁ EM MINHA CASA, É SÓ ESPERAR ENTRAR UNS $$$$$$.
VOCÊ MANDA EM MINHA VIDA E NA VIDA DESTE VASO !!!! ASSIM QUE DECIDIR EU CORRO ATRÁS DOS $$$$$
Beijos
Oi Miguinha,
É exatamente um vaso desses que estou precisando. Não tenho dúvidas que a planta ficará muito bem.
Brigadão pela dedicação e aguardo sua decisão $$$$$
Um abração,
|
|
 |
brunopalma
|
Enviada: Qui Fev 09, 2006 10:06 am Assunto: |
|
|
Linda, linda, linda, Sergivaldo! Fiquei sonhando com o dia em que conseguirei resultados assim...
Gostei muito do que você disse sobre as fases da planta. As fotos e suas palavras são incentivo para quem, como eu, está começando agora. Ontem, por sinal, consegui uma mudinha de ficus, minha primeira!
Abraços
Bruno |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 11, 2006 11:42 pm Assunto: |
|
|
Olá Bruno,
Fico muito feliz que tenha entendido minhas palavras.
Conheço muito bem essa expectativa, criada em torno do nosso primeiro bonsai. Nosso desejo é que nossa muda seja rapidamente transformada num lindo bonsai, como um passe de mágica.
Aos poucos, porém, aprendemos que não é assim. E, como diz nosso amigo Mário, tem que ter "paciência...".
Este é o grande segredo.
Um grande abraço,
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Qui Fev 16, 2006 6:29 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo escreveu: | Cláudio C. Ratto escreveu: | 60cm Sergivaldo........caramba !!
Valeu, Ratto,
Vou ficar alerta ao comportamento das raízes. Estive vendo o lance do estilo Banyan, comentado aqui no fórum, e acho que vou estudar um pouco se vale à pena deixá-lo seguir nesse sentido. Senão, poderei ir fazendo apenas algumas podas nas extremidades das raízes, evitando que as mesmas toquem o substrato e engrossem os galhos.
Quanto aos ficus, de modo geral, tenho o F. nerifolia (originário do seu acervo, by Ângela), o F. benjamina, esse aí, F. benjamina variegata, F. que não conheço ( ), outro Ficus que não conheço ( ) e outro Ficus que não conheço ( ). Depois, também, estarei postando algumas fotos para ver se conseguimos identificá-los.
Um abração,
Sergivaldo |
Sergivaldo,
Sei que estou em dívida com você por aquela Myrtacea, mas quanto ao ficus, tem um conhecido que poderia ajudar na identificação. Este é co-autor do livro " Figueiras no Brasil". Por aqui tenho umas 10 espécies com as quais estou trabalhando, pois como disse anteriormente.....gosto muito.
Então se possível, faça algumas exsicatas destes morfotipos e também fico aguardando as imagens, falou ?
Pensei que este ai fosse um microcarpa ........?!
Um abraço, |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 16, 2006 7:31 am Assunto: |
|
|
Oi Ratto,
Também acredito que o ficus neste post seja um F. microcarpa. Acho que errei na pontuação , na verdade, quando falei "Ficus benjamina, esse aí, ....." quis me referir à duas espécies (Ficus benjamina, esse aí (Ficus microcarpa), ...... Desculpe nossa falha....
Quando à identificação das espécies, tentarei fazer as exsicatas. O problema maior será conseguir vê-las frorindo. Aí eu pergunto: dá para identificar apenas com as folhas??
Estarei providenciando algumas fotografias para te enviar também.
Um grande abraço,
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|