| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Otton
Registrado: 27/02/12 Idade: 35 Mensagens: 10 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 1:33 pm Assunto: Buxinho |
|
|
consegui esse buxinho, acho que maltratei ele um pouco ...
antes
depois
aceitando dicas e críticas |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 2:39 pm Assunto: |
|
|
Bom , vc pediu , então vamos lá.
Criticas:
Retire todo esse exagero de fio azul que vc colocou , não esta ajudando em nada , para que surta efeito vc deve ter varias bitolas de arames ( se usar fios eletricos, desencape, é o minimo ) . Cada galho exige uma bitola de fio diferente, para que fique na posição desejada.
Aramar corretamente é uma arte dentro da arte.
Dicas:
- Ao fotografar, use um fundo preto ou branco , para que possamos visualizar melhor a estrutura da planta, e fotografe dos 4 lados .
-Nesta especie , galho sem folhas é galho morto .
-Se for ancorar , não precisa enrrolar o arame no galho , se aramar com o arame certo , raramente precisará ancorar.
- Nos buxus qualquer broto ou galhinho deve ser preservado até que se tenha certeza de que direção seguir , principalmente os galhinhos proximos ao tronco .
Algumas dicas e criticas que achei pertinentes.
No mais , boa sorte e bom estudo . |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 4:33 pm Assunto: |
|
|
Bonsergio escreveu:"para que surta efeito vc deve ter varias bitolas de arames ( se usar fios eletricos, desencape, é o minimo ) ."
ola pessoal: Sergio,em primeiro lugar,o que é bitola?
E não te contrariando, mas eu li em um site(não lembro qual foi)que se o bonsai não for pra exposição, que não precisa desencapar o fio,e que até ajuda a não marcar o tronco da planta,então qual o certo?
abraços. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 7:17 pm Assunto: |
|
|
É o seguinte, vamos por partes.
Bitola é a distancia entre as faces internas dos trilhos ferroviarios , isso no dicionario, que tb diz : medida rigida , padrão , mas tambem é usado para designar a grossura de um cabo eletrico , exemplo: para um chuveiro 220 wolts devemos usar um fio com bitola de 6mm, ar- condicionado : 4 mm, tomadas 2,5 mm .
Portanto bitola é a grossura do arame ou fio, arames de varias bitolas : arames de varias grossuras.
Arame fino em galho grosso não resolve, arame grosso em galho fino tb não .
Desemcapar ou não :
Com capa e coloridos , chamam muito mais a atenção, quando devem ser o mais discretos possiveis , já vimos plantas aramadas com 4 cores diferentes de fios , demonstrando falta de tecnica e desmanzelo do cultivador , haja visto que sem capa seriam todos cor de cobre e quando expostos a agua e sol, adquirem uma coloração muito parecida com a casca das plantas .. ficando bem discretos.
Afinal queremos mostrar nossas arvores e não uma coleção de fios enrrolados .
Outro detalhe é que o arame de cobre encapado (fio) perde muito de sua rigidez e força , justamente por estar coberto pela sua capa ,
Experimente modelar um pedaço de fio com capa e depois sem , verá o que estou falando. Posso dizer que melhor que desemcapar seria jogar no fogo para que queime a capa e o cobre se aqueça a ponto de alterar sua composição e ficar mais rigido ainda .
Bonsai para exposição :
Eu nunca levei ,e acredito que não terei a honra de mostrar trabalhos meus em exposições , assim como a maioria de nós , mas nem por isso descuido da aramagem e dos cuidados basicos com minhas plantas .
Para mim elas estão expostas o tempo todo para minha apreciação e da minha familia e amigos, o que já é mais que o suficiente para ser caprichoso .
Alias quando são expostos os bonsai, via de regra , já não precisão mais de arames , que são usados na formação da estrutura primaria e secundaria .
Marcar o tronco :
Quando enrrolamos arames no tronco ou galhos devemos ter o cuidado para manter o arame justo mas sem marcar ou machucar a casca. A observação constante é uma regra basica no cultivo e devemos troncar os arames sempre que começarem a marcar , quantas vezes forem necessario, até que o galho ou tronco assuma a posição desejada . Se descuidar marca mesmo, com ou sem capa .
Com o passar do tempo e o aprofundamento nos estudos entendemos que na arte Bonsai tudo deve ser feito o mais perfeitamente possivel, cada etapa , cada detalhe , para que junto com a planta possamos evoluir tambem . Aramar, podar, regar, adubar, estilos, vasos ... etc.. são artes dentro da nobre arte BONSAI.
Espero ter esclarecido sua duvida.
Abraço e boa semana . |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 43 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 8:52 pm Assunto: |
|
|
Amigo, se me permite mais uma dica, ja que pelo visto é iniciante, poste o material e espere os mais experientes darem suas orientações para depois intervir evitando a perda de seu material como neste caso, pois ao meu ver vc exagerou nas intervenções e esta planta não ira reagir.
Atenciosamente. |
|
|
 |
Otton
Registrado: 27/02/12 Idade: 35 Mensagens: 10 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Seg Mar 05, 2012 3:57 pm Assunto: |
|
|
| Agradeço as crísticas e as dicas, na próxima eu não vou mas maltratar tanto a planta. Também a próxima planta que eu adquirir vou postar a foto dela aqui, melhor, vou postar antes de comprar, ai vocês me falam a melhor opção... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 05, 2012 4:23 pm Assunto: |
|
|
Nem tudo esta perdido , analisando a foto dos tais fios azuis, percebemos que o trondo se divide em dois e um dos galhos foi desfolhado(o da esquerda) certo?
Este galho deverá secar porque ficou sem folhas e a planta interrompe o envio de seiva, a opção é trabalhar o galho como jin(galho morto). e formar a copa com o galho da direita, que tem massa verde ainda.
Retire os arames e mantenha a pleno sol , com regas e adubação controladas...Assim que vierem os brotos, vc posta novamente( acredito que em 6 meses estará recuperada).
E assim caminhamos , as vezes um passo a frente, noutras dois para traz.
Abraço e boa semana. |
|
|
 |
|