FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Conífera precisando de ajuda
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Silvia Regina da Silva

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2012 3:58 pm    Assunto: Conífera precisando de ajuda Responder com citação

Olá, ganhei esta conífera de uma cliente, estou com ela a 3 meses e não toquei nela ,só coloquei a sol pleno, como nunca trabalhei com a espécie, preciso de ajuda, pois terei de transplanta-la e penso em modelar com aramação, mas aí começa o problema, como é que se faz isso em uma planta com esse porte? Andei viajando pelo forum e vi plantas retorcidas e incriveis, posso fazer isso com ela? Quando devo fazer oque?

Estou bem perdida, agradeço toda a ajuda que receber.....Obrigada.
Eis a moça....

As imagens estão um pouco bagunçadas, mas dá pra ter uma ideia de todos os lados dela, altura total sem escavar e espessura do tronco.
Além de um dos lados que foi podado por um mestre na arte de destruir uma planta!

Ajudem kkk!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2012 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

e vc tem trbalho pela frente em... pra retorcer ela, acredito eu q tera q ser bem devagar pra ela não estourar ja q o a madeira ja esta madura, tipo 1 broto vc mexe pra onde quer e ele num quebra nesse caso ae acredito q se vc força ela vai quebra... talve com algumas tecnicas tipo deita o vaso com poko tempo ela vai virar sozinha e voltar a direção de cima ja dando um formato de L tipo depois volta ela pra de pé normal e ela se retorce denovo entende, ou sei la coloca 1 peso tipo no meio dela q com um tempinho ela vai virando aos pokos... tipo sem forçar...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2012 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Silvia,

Eu aguardaria o inverno para mexer nela, no porte que está vai ter de estudar o que melhor poderá fazer, torcê-la muito acho que não será viável, mas é um material que dá para fazer um trabalho legal, vai estudando os modelos na internet e no inverno mãos a obra rsrsrs.

Abraço!

Nicolau Copérnico
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 02, 2012 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Silvia, é um excelente material. Parabéns.
Concordo com o Luiz arthur. Sua planta aparenta ser bem madura para torções radicais. Tentei com alguns shimpakus mais novos que isso aí e não deu certo, mas se conseguir, será fantástico. Eu iria com calma. Transplante só no fim do inverno mesmo.
Boa sorte, estarei acompanhando.
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 02, 2012 6:08 pm    Assunto: Responder com citação

oi,sua planta é bem bonita e ereta,como o luiz falou tente um estilo reto como o chokkan,ela ficaria muito legal.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2012 10:27 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O nome de sua planta é bem mais complexo que o cultivo dela: CHAMAECYPARIS GRACILIS NANA, ou cedro nana, ou ainda, cedro japones. Ela é uma das plantas mais exploradas no bonsai, sendo que há lindos bonsai formados com ela que sobrevivem bem há mais de trezentos anos, na Asia. O que favorece o cultivo, no seu caso, é a região do país em que reside: no sul ela tem uma boa aceitação climática e resiste melhor às intervenções.

No que consta quanto ao melhor estilo, a sugestão pelo CHOKKAN é a mais acertada: retorcer um tronco dessa grossura iria exigir de voce um conhecimento que, atualmente, não tem. Por isso, apenas para garantir que sua planta continue saudável e apresente ao final um resultado mais que satisfatório, acredito na exploração do melhor estilo, de acordo com as possibilidades da planta e mais em conformidade com sua perícia técnica para lidar com ela.

Cultivar uma planta como essa, dentro do recipiente em que se encontra é bem diferente de cultivá-la como bonsai, principalmente após realizar nela as intervenções necessárias para adequa-la, corretamente, a qualquer estilo proposto. Um dos maiores mestres do bonsai internacional, o americano JOHN YOSHIO NAKA, dizia que o estilo chokkan é o estilo primeiro, que todo candidato a bonsaista deveria formar, antes de tentar qualquer outro estilo.

Se Naka, que entendia muitissimo desse assunto (bonsai) apregoou isso, então é fazer valer essa colocação em relação a voce e a sua planta. O melhor caminho para atingir essa situação é proceder a uma aramação nos galhos. Nesse primeiro estágio, não deverá então transplantar a planta, mas sim estimular seu desenvolvimento e fortalece-la via aporte regular de nutrientes (adubação). Um ótimo adubo é o osmocote, de liberação lenta, que possa ser reposto a intervalo de seis a nove meses (busque na net granulação do tipo 15-09-12, e use duas colheres de sopa, distribuídas sobre o solo, mais proximo da borda do recipiente, afastado do tronco).

Para aramar corretamente, é preciso aprender a faze-lo primeiro. Pegue um arame de aluminio, de boa espessura, e um galho qualquer (pode ser de goiabeira, pitangueira, jabuticabeira, etc), para treinar. Prenda uma ponta firmemente em algum ponto fora da ação (no caso, no tronco) Essa ponta é chamada de ancora, e visa firmar o arame, para quando o galho receber o movimento, após a aramação, ficar firme, se voltar a posição anterior.

Presa a ponta de ancoragem, use o restante do arame para dar voltas perpendiculares sobre o galho, com volteios regulares, com um espaçamento constante e com uma ligeira inclinação (uns 45 graus, p.ex.). Faça isso em toda a extensão do galho de treinamento, até a ponta, sempre apertando ligeiramente o arame, mas sem forçar em demasia, para evitar que o arame "estrangule" o galho, dificultando a passagem da seiva. Treine bastante até compreender bem esse mecanismo e verificar que está apta, então, a fazer isso nos galhos da sua planta, sem causar danos.

Uma dica: um arame é adequado a um galho se, ao usar uma ponta do arame conseguir "empurrar" o galho. Se, ao invés disso, for o galho que dobrar o arame, então o arame estará fino ou muito maleável, e não surtirá o efeito buscado. O comprimento do arame em relação ao galho a ser aramado deverá sempre se em torno do comprimento total do galho desde a base (tronco) até sua ponta, mas um terço. Com isso, ao fazer os volteios adequadamente, o arame dará certinho para o trabalho, não sobrando ponta, nem faltando arame na ponta do galho.

Num primeiro momento, minha sugestão é que voce arame, cuidadosamente, todos os galhos de sua planta, sem cortar nem retirar nenhum. Ao aramar, afaste cuidadosamente as "escamas", que são a folhagem caracteristica dessa espécie com as pontas dos dedos, enquanto dá os volteios no arame. Lembre-se que o arame precisa ficar firme, mas não muito apertado, para não prejudicar o curso da seiva. Um mesmo arame pode ser usado para fixar dois galhos opostos, desde que eles não estejam na mesma altura. Comece com um volteio simples no tronco, para ancorar, em seguida use uma ponta para um galho e a outra ponta para outro galho. Isso garante maior estabilidade e permite uma educação mais duradoura, sem risco de volta ao status quo anterior.

Para facilitar sua vida, sugiro uma pesquisa por imagens no google, procurando informações sobre como proceder corretamente quanto ao estilo CHOKKAN, bem como sobre metodos e técnicas de aramação no bonsai:

http://www.bonsai.guiasites.net/armacao.html

Se voce dominar o idioma ingles, sugiro que pesquise nessa lingua, pois são melhores e em maior numero os sites que explicam detalhadamente essa matéria. Pesquise, por exemplo: wiring branches bonsai, wiring bonsai, wiring trunk bonsai, etc. Mesmo não dominando o idioma, pode-se conseguir ótimos resultados tambem, com o google tradutor.

Quanto ao reenvase: sugiro continuar a cultivar sua planta no recipiente atual pelos próximos dois ou tres anos, para firmar bem o estilo chokkan, garantindo um resultado mais promissor. Findo esse trabalho, com o resultado garantido adequadamente, será então o momento de escolher um ótimo vaso e realizar o transplante de maneira segura, sem prejuízo, nem risco de dano.

Qualquer duvida, é só perguntar.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2012 5:01 pm    Assunto: Responder com citação

Silvia, assino embaixo do que o velho amigo Nicky escreveu!

Chokkan é estilo ideal para a espécie e em função da espessura do tronco. Não tem como retorcer.

Antes de aprender a cultivar essa espécie, matei algumas.

Depois aprendi com um amigo bonsaísta aqui de Curitiba, que tem inúmeras Nana, as seguintes dicas. Desde então nunca mais matei alguma:

1. Não fazer muitas intervenções simultaneamente. Uma de cada vez e com bom espaço de tempo.
2. Não gosta de sol forte (aqui no sul vai bem)
3. Substrato mais orgânico como se fosse uma mirtácea
4. Pouco exigente em adubo. Se adubar muito corre o risco de matá-la.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Silvia Regina da Silva

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 10:08 am    Assunto: Conífera precisando de ajuda Responder com citação

Em Primeiro lugar, muito Obrigada por todos vocês terem acompanhado meu novo desafio... Valeu muito cada opinião...
Porem fiquei com duvidas, que são: Para fazer a aramagem e ancoragem dos galhos devo proteger com borracha?
Devo deixar estes galhos totalmente na horizontal ou mais abaixo ?
Quando aramar as pontas: deixo bem separadas tipo leque ou voltadas para algum angulo?
Aquelas suculentas ajudam a manter a umidade do vaso ou elimino todas?Como não sei a quantos anos ela esta neste vaso,nem se tem boas raizes. Deixa-la mais 2 ou 3 anos neste vaso não é ariscado?
Posso arquear os galhos agora ( inicio de março) ?
E finalmente, como pode ser visto nas fotos, ela esta ao lado de uma piscina, toma sol direto todo o dia alem do reflexo da água.Ela pode continuar neste local ou devo por a meia sombra?

E só para desesperar ainda mais os amigos, alem desta tenho a irmã desta que está muito judiada, alem de 5 buxões que estão reagindo muito bem na areia , mas isto para bem depois....

Muito Obrigada novamente.
Very Happy
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Prezada Silvia,
Exponho minha opinião e deixo para os mais experientes corrigirem, ok ?

Para fazer a aramagem e ancoragem dos galhos devo proteger com borracha?
Resposta: Alguns colegas protegem sim, inclusive eu. Não vi maleficios nessa conduta. Independente da borracha, é importante proteger sim.

Devo deixar estes galhos totalmente na horizontal ou mais abaixo ?
Resposta:Creio que o estilo peça um movimento. veja este bom topico: http://aidobonsai.wordpress.com/2011/03/29/chokan-galeria-do-estilo-formal/

Quando aramar as pontas: deixo bem separadas tipo leque ou voltadas para algum angulo?
Resposta: é importante dar preenchimento tridimensional na planta e acredito que o leque dá melhor essa sensação.

Aquelas suculentas ajudam a manter a umidade do vaso ou elimino todas?
Resposta: sugiro retirar, pois roubam nutrientes para a conifera.

Como não sei a quantos anos ela esta neste vaso,nem se tem boas raizes. Deixa-la mais 2 ou 3 anos neste vaso não é ariscado?
Resposta: Por ser uma planta madura, não precisaria ser passada para outro recipiente, se não o vaso definitivo, acredito. Assim, não acho que é arriscado não.

Posso arquear os galhos agora ( inicio de março) ?
Resposta: acho que até é possível ser feito, mas não me lembro da época correta, acho que é final do inverno.

E finalmente, como pode ser visto nas fotos, ela esta ao lado de uma piscina, toma sol direto todo o dia alem do reflexo da água.Ela pode continuar neste local ou devo por a meia sombra?
Resposta: Conífera aqui na minha região pede sol direto.
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Silvia, o Bruno mandou bem nas respostas. A única ressalva que eu faço é que, realmente as coníferas gostam de sol pleno.....exceto a Chamaecyparis obtusa nana gracilis. Nana, para os íntimos!! Rsrsrs!
O ideal é sol de meio período, preferencialmente o da manhã.
Evitar o sol do meio-dia.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Silvia Regina da Silva

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 8:33 am    Assunto: Conífera precisando de ajuda Responder com citação

Obrigada Bruno e Elio, por sua atenção...
Mas continuo na duvida,posso tentar modelar agora que aqui começamos a pensar no outono?

E quanto as folhas? Devo diminuir pinsando para então aramar ( certo?)posso fazer nesta época? Oque tenho feito é retirar o que por ventura seca como galhos e pontas...

Caramba... Coisa séria ser analfabeta em um assunto e importar-se tanto com uma planta.....Desculpem amigos por tantas perguntas, mas realmente não conheço ainda as particularidades da nana..Mas chego lá!!!!

Novamente muito Obrigada.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Silvia, o que vc pode fazer agora é dar uma raleada na folhagem, ou seja, com uma tesoura (não com os dedos), entrar com a ponta da tesoura dentro dos "tufos" e cortar os galhinhos, principalmente os que estão nas forquilhas (axila) de outros galhos maiores.
Isso vai dar uma boa arejada, visualização para futura aramagem e boa entrada de sol, o que evitará secagem dos galhos internos.

Aramagem deixe para o inverno.

abraço

Um exemplo aproximado

Antes

Depois

Silvia Regina da Silva

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 6:33 pm    Assunto: Conífera precisando de ajuda Responder com citação

Muito obrigada Elio, farei o possivel para acertar de cara...

Posto o resultado assim que tiver tempo livre ( calculo varias horas no banquinho)

Obrigada.

E quanto as tuas imagens tenho só uma palavra : UAU ( Já que fizeram o favor de inutilizar a palavra NOSSA heheh)
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2012 4:20 pm    Assunto: Re: Conífera precisando de ajuda Responder com citação

Silvia Regina da Silva escreveu:
Muito obrigada Elio, farei o possivel para acertar de cara...

Posto o resultado assim que tiver tempo livre ( calculo varias horas no banquinho)

Obrigada.

E quanto as tuas imagens tenho só uma palavra : UAU ( Já que fizeram o favor de inutilizar a palavra NOSSA heheh)

Silvia, horas no banquinho é a parte mais prazerosa de ser um bonsaísta!!
Curta!
Abraço

Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Ahco esta especie muito bonita !! tenho varias mudas que fiz de estacas .. e quero trabalhar o tronco nelas agora que estão pequenas .. depois que cresce e complicado !!! Confused Confused Confused Confused

Linda planta!! de uma pesquisada pelo nome na net que achara varias de inspiração!!

abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: