FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

pinus
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nathalia C
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 5:09 pm    Assunto: Responder com citação

Marco ja que sou do ceará poderia me dizer quais os meses considerados inverno para as plantas?obrigada! Rolling Eyes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 11:08 pm    Assunto: Pinheiro Responder com citação

Olá!

Ninguém melhor que vç que mora no ceará, pra saber que é praia o ano todo!rs
Quanto aos procedimentos:
vç pode seguir as dicas do Nick quanto as pedrinhas e as regas, quanto ao sol, por ser uma jovem muda, não precisa e não gosta de sol tão forte o dia inteiro. Pra manter um aspecto legal das agulhas, mínimo 4h de sol. Se puder protegê-lo das horas mais quentes,blz! O sol direto durante o dia inteiro ficará pra quando sua planta amadurecer mais, criar maior resistência...Qual adubo irá usar? Vamos com calma... Não quero ser mal interpretado... O que pretende fazer? Colocar em escorredor?

Editado pela última vez por MarcoBonsaiPoa em Seg Mar 05, 2012 8:58 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 11:09 pm    Assunto: Pinheiro Responder com citação

O período de chuvas é quando a temperatura fica mais amena por aí, correto? E este período já começou e vai até maio, se persistir a estiagem espere pelas chuvas! Como está planta, precisa de um período anual de dormência através do frio e aí não faz frio, sugiro mesmo usar um local mais sombreado e protegido no período chuvoso pra tentar amenizar esta falta de frio e dar o descanso anual de uns três meses.Ar livre, nada de interior, os pinheiros detestam ambientes fechados por muito tempo. abç
Nathalia C
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 11:26 am    Assunto: Responder com citação

Marco pretendo colocar em um escorredor,e estava pensando em usar um adubo que minha irmã usa que é o N-P-K umas pedrinhas coloridas,o que acha?Sobre as chuvas aqui você está certo,por enquanto as chuvas pararm mas acho que irão voltar.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 1:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Nathalia, a respeito de quando começa o inverno, veja a tabela abaixo:

Dia 21 de dezembro - Início do verão

Dia 21 de março - Início do outono

Dia 21 de junho - Início do inverno

Dia 23 de setembro - Início da primavera

Na região Norte, muito próxima ao seu estado, há uma grande incidência de chuvas, nessa época do ano, o que leva a maioria das pessoas a acreditar tratar-se de "inverno". Alguns chegam ao cumulo de dizer que no nordeste só há duas estações climáticas: inverno, chuvoso, e verão, calor. Ou seja, outono e primavera não existem.

Bem, lamento dizer que isso pode até parecer ser dessa forma, e vale muito considerar essas peculiaridades climáticas quando se trata de um cultivo no solo, ou seja, em plantas que ficam fixas ao chão. Diferentemente do que acontece com as plantas cultivadas em vasos especiais, sob condições e cuidados diferenciados, visando transforma-las em um bonsai. Como salientei antes, as plantas, os virus, as bactérias, os fungos e liquens, todos esses seres percebem nuances minimas no clima, no tempo, que passa desapercebido para nós, seres humanos.

Então, quando digo que a melhor época é no inverno, estou me referindo a estação climatica que começa no dia 21 de junho e segue firme até o dia 22 de setembro, quando tem inicio a primavera (no dia 23 de setembro). Mas pode ser que chova no verão, no outono, no inverno e mesmo na primavera. Mas essa chuva toda não influi no cultivo, nem garante resultados satisfatórios quanto às intervenções que fazemos em nossas plantas, pois as plantas "sentem" o clima melhor do que nós, e irão reagir ao clima, e não às nossas intervenções, que se não forem as adequadas e relacionadas diretamente com o clima, farão com que nossas plantas sequem, percam galhos, ou mesmo morram.

Marco, em relação à procedencia do P. Ellioti, voce está certo e eu errado: Pinus elliottii var.elliottii ocorre no sul e sudeste dos Estados Unidos, sul da Flórida, ao norte até o sul da Carolina do Sul e, a oeste, até o rio Mississippi. Porém, quanto à resistencia deste em relação ao P. Thumbergii, que é o Pinheiro Negro, devo ressaltar que eu estou certo: ele tem maior resistencia, tanto é assim que foi escolhido para ser cultivado em larga escala visando a produção de celulosa, e tambem para reflorestamento, em especial como proteção a areas degradadas. Isso não ocorre com o P. Negro, pois sua resistencia e desenvolvimento são bem mais lentos, além de que o P. Negro vive mais anos que o Ellioti.

De fato voce não sugeriu a retirada das agulhas no caso do Pinheiro Negro da colega Nathalia. Mas o simples reenvase, mesmo mantendo o substrato anterior, pode acarretar a morte da planta, considerando a estação atual do ano, e a diversidade climática existente na região em que ela mora (alta incidencia de chuvas no verão). As chuvas por lá, nessa época do ano, não amenizam o calor, elas trabalham no sentido de aumentar a umidade do ar, mas preservam o calor.

Com isso, o pinheiro está em pleno vigor de seiva, com as raízes trabalhando a pleno vapor. Se vc as remove de um local para outro, preservando todo o sistema radicular (sem cortes nas raizes) e cuidando de manter todo o substrato em que elas estão imersas, mas apenas mudando o recipiente de cultivo, há uma remota chance de que a planta consiga superar essa mudança e não vir a morrer.

Por outro lado, ao mudarmos o recipiente e ao mesmo tempo parte do substrato, a planta irá sofrer essa alteração e o resultado não será, de maneira alguma, o sugerido por voce. No caso do pinheiro negro, não há parametro para se comparar o manejo dele com o de outras variedades de pinheiro japones (como o vermelho e o branco) e muito menos ainda com especies de outras zonas de cultivo (como no caso do elioti, que é america do norte, portanto, hemisfério norte). Os resultados dessa intervenção, em cada uma dessas variedades de pinheiro japones e do elioti, nunca será a mesma.

Quanto à adubação, antecedente ao remanejamento da planta, voce está correto. Ela prepara a planta, deixando-a em condições excelentes para suportar as mudanças necessárias, a serem implementadas com o reenvase ou replantio. Mas, aqui vale então o correto: isso se aplica a determinadas espécies, e nem sempre com garantia de sucesso, quando realizada em pleno verão, e não no inverno.

Eu tenho em meu viveiro uma jabuticabeira coletada há mais de dois anos. Fiz a retirada do chão em pleno inverno, plantei em um recipiente contendo apenas caco ceramico e bioplant e desde então, após o primeiro ano, foi que iniciei a adubação, realizei duas desfolhas e uma aramação, após podar alguns galhos. Essa jabu está super saudável, extremamente vigorosa, bem nutrida. Pergunto a voce: acha que eu teria chances de que ela continuasse dessa forma, e não viesse a secar e morrer, caso seguisse suas orientações e realizasse agora o seu reenvase, ao invés de esperar a estação correta, que o inverno?

Bem, a resposta é não. A planta não iria resistir e iria morrer. Secaria de baixo para cima, de dentro para fora, e isso iria ocorrer gradativamente, levando aí uns seis a oito meses para finalizar, mas ao final a planta estaria irremediavelmente perdida, seca, morta.

Mas como? Eu não adotei todos os procedimentos corretos? Ela não estava vigorosa e saudável? Ela não estava plenamente preparada, graças a substancial adubação continuada que vinha recebendo? Então como é possível que tal resultado ocorra?

Será o fator climático tão pouco importante assim? Bem, minha experiencia diz que não. Por isso, minha recomendação foi em sentido contrário à sua. Algumas espécies, algumas variedades de determinadas espécies, não suportam alterações como um reenvase simples, se não for esse trabalho realizado dentro do período climático correto. Outras, por outro lado, suportam até mesmo que se lave as raizes e se faça o replantio em um substrato totalmente novo, inclusive cortando para reduzir em até 70% o volumo do sistema radicular.

Um exemplo dessa magnifica planta altamente resistente a isso? Serissa Foetida. Tenho umas centenas em meu viveiro e garanto a voce que ela resiste, pois por experimentação própria concluí esse resultado. Fora ela, há algumas outras, que toleram bem, tanto para menos quanto para o minimo, mas não totalmente como a serissa.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 3:42 pm    Assunto: Pinheiro Responder com citação

Opa nick!blz! O seu clima é bem diferente do meu, é seco e quente, deve ser por isso que as plantas morrem!
A única planta que não me atrevo a mexer em raízes nesta época é a piranta. ?A Érica não possuo, mas conheço sua fragilidade. Já perdi muita planta, muita mesmo, são 17 anos de experimentos no cultivo, já deu pra saber quem morre, quem vive. Vários paradigmas foram quebrados, quanto a época certa pra isso ou aquilo. O que falo é por que já fiz, o que não fiz não me atrevo, aí somente acompanho para aprender! Grande abç

Natália este adubo não aconselho, se for usar, use doses bem mínimas....ex: 5g por l / de substrato
Nathalia C
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 4:31 pm    Assunto: Responder com citação

Novamente obrigada pelas ajudas de vocês,nickyfury obrigada por ter colocado as estações,e Marco vou usar outro tipo de adubo,posso usar a torta de mamona?Estou cuidando deles seguindo as dicas d vocês,fiz furos no jarro,coloco ele para pegar sol pela manhã,vejo se o solo esta seco para poder aguar,ele está muito lindo,observei hoje que o caule dele tem aparência de um caule de uma arvore velha,sera que ele está mal tratado? Shocked
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 4:50 pm    Assunto: Pinheiro Responder com citação

Pelas imagens, parece tudo normal!

Quanto as pedrinhas, ainda as mantem?

A torta de mamona é bom sim, só que devido ao mal cheiro, sempre coloco pra fermentar antes do uso. Pode encrementar a mistura, aumentando os níveis de (P e K) adicionando farinha de ossos e cinza de madeira.

Pra fermentar, misture tudo numa bacia com água, tape com uma tela e leve ao sol, proteja das chuvas. A hora que secar bem a água, desmanche o torrão e guarde em pote fechado. Em torno de 30 dias fica pronto. A tela serve pra protejer dos insetos.

Procure o adubo forth jardim, os pinheiros adoram!
Nathalia C
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Vou procurar esse que me indicou,as pedrinhas vou tirar amanhã Very Happy acho que irei comprar um bonsai de caliandra,aqui tem um rapaz que vende bonsai,irei na loja dele para da uma olhada,ha muito tempo quero um de caliandra,acho muito lindo!
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 6:10 pm    Assunto: Pinheiro Responder com citação

As caliandras são muito charmosas, principalmente a de vocês aí , a (spinosa).
Sugiro descobrir o contato do Sergivaldo Costa, grande bonsaísta ae do nordeste. Poderá orientá-la sobre o que fazer com seu pinheiro negro aí em sua região. Abç
Nathalia C
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

vou procurar o contato dele Marco,obrigada pela dica!
Capasciuti

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Nathalia,

Como vc pode perceber, existem duas opniões com relação a melhor epoca para intervenções em pinheiros. Respeito a opnião do Marcos, mas sou meo medroso nesse sentido, então, se minha, esperaria o inverno. Mas isso, no final, vc decide (acho que já ouvi isso em algum lugar Very Happy )

Sobre adubo, outra dica que tb dá certo: compre um pouquinho de osmocote NPK 15 09 12 com micro nutrientes e um saquinho de Biokachi. Este ultimo é um adubo organico que já vem com esse monte de farinha que vc está descobrindo agora e tem excelentes resultados quando administrados em conjunto com o osmocote.

Com essa adubação fica mais dificil vc mandar um overdose de adubo no coitado. Fique bem atenta a isso tb... adubo de mais, faz mal tambéns, principalmente quando utilizamos adubos quimicos que são aplicados na forma liquida...

Caso não saiba onde comprar, segue:

http://www.idealbonsai.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=361

http://www.tocadoverde.com.br/biokashi-1kg.html

Lembrando que não tenho nenhum relacionamento comenrcial com essas lojas, apenas indiquei para facilitar.
Nathalia C
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 10:11 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada pela dica Capasciuti,vou olhar esses saites,e concordo com você
Nathalia C
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

estou pensando em comprar um bonsai de azalea,será que ela se da com o clima daqui?o que acham?
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2012 7:51 am    Assunto: Responder com citação

Só pra lembrar que onde a Natália mora, o inverno só existe no calendário! E quando isso acontece, acho que deve-se observar a época com temperaturas mais amena. Não adianta ser inverno e a temperatura ser acima de 30º. Em épocas de chuvas, pode cair bastante de 30º.
É só uma análise particular, não discordo que a época "ideal" pra intervir com pinheiro negro seja o inverno, mas ideal eu garanto que não é a mesma coisa que "única" época pra isso. No caso da terra da Natália, precisa-se usar de bom senso e interpretar o clima, visando atingir o mínimo possível a planta.

Capasciuti
já vem com esse monte de farinha que vc está descobrindo agora
(irônico hein!)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: