|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ana Maria Villas Bôas
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 3:30 pm Assunto: Ficus com mais de 15 anos |
|
|
Olá pessoal
Tenho um ficus a mais de 15 anos, o coitado é muito resistente pq poucas vezes coloquei adubos ou algo do tipo nele, não tinha tempo algum pra cuida-lo. Mantive-o vivo apenas com agua, e atenção quando podia. Hoje tenho ele e outros dois, e quero cuida-los da melhor maneira. Um inclusive ja tirei duvidas com vcs aqui do site, e por isso irei questionar sobre este meu ficus tb. Ele tem galhos quebrados, como vcs podem ver nas fotos, pois tive mudanças de casa, e acabam acontecendo acidentes, ele tem galinhos muito fininhos e esta num formato bem feinho. Esta muito alto e "desengonsado". Coloquei esta semana osmocote nele (conforme aprendi aqui no site) e gostaria de saber oque posso fazer pra deixa-lo mais bonito, com os galhos mais parelhos. Ja me recomendaram passar pra um vaso maior, mas tenho medo que desenvolva demais e perca o formato de bonsai. Não sei se poderia dar umas amarrações nos galhos dele pra tentar dar formato, mas tenho medo de quebrar algum. E qto ao galho grosso quebrado que aparece na foto, gostaria de saber se nunca mais irá brotar ? Ele não terá mais galhos no tronco mais abaixo? Pq na foto percebam que ele tem um galinho perdido la embaixo, os outros são todos mais acima. Enfim, são tantas as perguntas, e por isso qualquer conselho, resposta, dica, ensinamento dos mais basicos inclusive qto à rega d'agua, que hj coloco umas 3 vezes por semana, se esta correto, tudo que puderem me passar, eu agradeço enormemente.
 |
|
|
 |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Qui Mar 08, 2012 4:59 pm Assunto: |
|
|
E como tem trabalho aí!
O ficus realmente é muito resistente e boa de se trabalhar.
Na minha opinião ele precisa de uma aramação. Pesquise pelo site que você vai encontrar boas sugestões para fazer isso. Ou então espere alguma respostas da galera mais experiente. Acho que as folhas também estão muito grandes. Mas quando fizer as intervenções, não faça todas de uma só vez! E sobre aquele galho, acho que não brota mais não!
No mais, vamos esperar dicas mais técnicas dos nossos colegas! _________________ ===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 08, 2012 8:04 pm Assunto: |
|
|
Ana Maria,
seu Ficus está digamos "atrasado" em relação ao desenvolvimento e tendência de adequá-lo ao Bonsai, por se tratar de 15 anos de cultivo. Mas isso não significa que você perdeu sua planta e que deve desistir dela. Simplesmente foi porque você deve ter cultivado ela nesse vaso ou algum similar durante todo esse tempo e não deixou ela se desenvolver mais do que isso.
Sua planta tem muito potencial, principalmente para o estilo Shakan, para saber sobre os estilos de bonsai sugiro você dar uma pesquisada aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/Estilos.php
Além dessa matéria, tem várias outras muito interessantes e que auxiliam muito na produção de um Bonsai!
A não ser que seja contra a sua vontade, acredito que o principal é colocar sua planta para se desenvolver, engrossar o tronco, permitir ela rebentar mais brotos abaixo da copa atual, etc. E como faz isso?
Bom, você poderá adquirir uma bacia plástica, dessas de 1,99, com aproximadamente 30~40cm de diâmetro por 15~20cm de altura. Pegue um ferro de solda ou algum pedaço de ferro com uma boa espessura, e faça furos nas laterais e no fundo, para permitir a passagem de oxigênio pelas raízes. Prepare um bom substrato drenante, para poder desenvolver suas raízes e planta no geral:
caco cerâmico de tijolo/telha - Pegue algumas telhas ou tijolos maciços (de preferência), podendo ser também os furados, e quebre eles dando uma granulometria de aproximadamente 3 mm a 5 mm. Para isso você pode utilizar peneiras, dessas utilizadas em construção, de variados tamanhos de "furo" para permitir uma coleta exata dos grânulos. Esse material permitirá que você que tenha um material inerte, sem nenhum composto que possa danificar a planta, e ainda, reterá a umidade necessária para a planta.
Areia grossa - colete areia de construção, dessas usadas em qualquer construção, peça areia mais grossa que eles tiverem. Peneire um pouco para ficar só com os grânulos intermediando na mesma granulometria do caco de tijolo. Este material também inerte, permitirá a aeração do substrato, auxiliando o desenvolvimento das raízes.
Carvão - Pegue carvão de fazer churrasco, quebre-o e adicione a mistura.
Composto orgânico - Adicione composto orgânico também, pode ser Terra Vegetal, muito encontrada em supermercados e lojas de jardinagem, mas também para ficar melhor você pode comprar condicionador de solo em casas especializadas para agricultura. Assim o seu substrato não ficará tão inerte.
Casca de Pinus - Facilmente encontrada em supermercados ou lojas de jardinagem
A porcentagem para esses materiais fica, respectivamente:
40% - 20% - 10% - 20% - 10%
Feito isso sua planta irá se desenvolver. Mas aí entra sua dúvida a respeito dela perder o controle e sair desenfreada no seu crescimento.
Bom aí é o ponto que aplicamos as técnicas de poda, aramação, desfolha, etc. Primeiramente você pode fazer a desfolha nesse momento, permitindo a você ver quais os galhos necessários e quais são os desnecessários para você compor o estilo desejado, depois a aramação e por seguinte o transplante sem mexer nas raízes (mantendo o torrão - quantidade de terra atual que está por entre as raízes), que nesse caso, considera-se como um falso transplante. Após o desenvolvimento da planta deixe ela crescer para você poder ter galhos suficientes para trabalhá-la. Não se preocupe que ela não vai perder a forma que você desejar, porque você irá sempre conduzindo ela da forma que achar conveniente.
Antes de aramar, sugiro você seguir o conselho do amigo Andrey, pesquise a respeito de aramação. Sugiro você ver esse vídeo:
http://youtu.be/lHdGpf9AfQc
Ele me ajudou muito, mas infelizmente precisa compreender um pouco de inglês. Entretanto, existe muito material pela internet, inclusive pelo fórum. Com certeza você encontrará algo que lhe suprirá o conhecimento. Com o tempo você deverá prestar a atenção na sua planta, para verificar se o arame está marcando os galhos e o tronco, e assim que o notar, retire-o imediatamente.
Você precisará ajudar a planta com um aporte regular de adubação. Normalmente o pessoal utiliza uma combinação de Torta de Mamona + Farinha de Osso. É um adubo orgânico, considerado de liberação lenta, que no caso irá auxiliar muito a sua planta. Mas como você tem osmocote, poderá continuar utilizando-o.
Sugiro este link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13451&postdays=0&postorder=asc&start=0
Mas só adube depois de 45 dias do transplante, pois é um período razoável para a planta poder se adaptar ao novo ambiente (bacia plástica). É muito importante se ater aos dias no calendário, pois a planta reage muito melhor se seguir dessa forma.
Assim, surgirão novos galhos na parte que você deseja, abaixo da copa e dos galhinhos.
Bom, quero frisar que eu sou inciante na arte também, e isso que postei aqui para você é passível ao erro, pois está baseado no que eu aprendi basicamente até hoje, mas posso estar enganado em algum ponto, e assim, peço que os mais experientes possam me corrigir no que for preciso, pois assim aprenderei também. Sugiro a você Ana que leia bastante, fique no mínimo 2h do dia aqui no fórum, vendo os tópicos, vendo como as pessoas direcionam as suas plantas, e assim você aprenderá bastante.
Esta arte é maravilhosa e ensina muito a nós todos!
Abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|