FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ok
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ok
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 1:02 pm    Assunto: ok Responder com citação

ok

Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:24 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

jubras, é um belo material e de muito potencial, mas vc não teria mais fotos de angulos diferentes e de preferência desfolhada?
Quanto ao que vc esta seguindo chamamos de cresce e corta, para forçar a emição de novos brotos aumentando a massa verde da planta, para os ficus de uma forma geral esta é a melhor técnica, mas vc não pode descuidar dos outros pontos, como a rega e adubação, transplante quando nescessário e etc...
E boas vindas ao amigo conterraneo.
Atenciosamente.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ok
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

ok

Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:25 pm; num total de 1 vez
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 2:17 pm    Assunto: Responder com citação

Se me permite, te aconselho a desfolhar pois ela esta com saude e depois tirar novas fotos, para podermos observar a posição dos galhos.
Valeu
ok
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 2:20 pm    Assunto: Responder com citação

ok

Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:25 pm; num total de 1 vez
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

jubras, na realidade só não se faz a desfolha no inverno, respeitando a dormencia da planta, e vc tem que fazer para reduzir o tamanho das folhas, chamamos de pinçar este é o termo se estiver interaçado, e quanto a é poca, ainda falta bastante para iniciar o inverno, ou a dormencia da planta.
Valeu
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Jubras,

Lindo o material !! olha a desfolha de ficus e muito usada no verão e ja estamos quase no final dele .. Alias quase todas plantas se faz desfolhas no verão ..

PLantas para se fazer formação estrutural usase fazer ete 4 desfolhas no anos dependendo a especie e do crescimento da plantas . O importante na desfolha e que a planta depois da ultima desfolha tenha as folhas amadurecidas , com verde forte masi escuros folhas mais duras para que se realize outra desfolha !

Acredito que seria uym boa voce fazer a sua planta e outra coisa e cultivala local onde pegue batente sol , ja que parece que ela ja foi feito o Yamadori ja tem um tempo .

Pre desenvolver a parte aerea dela agora e isso , Desfolha , sol , agua e adubação!

Logo tera um bonsai adimiravel!!

Abraços..
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, belíssimo material...

Acompanhando
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Jubras, é bom ver mais um meio vizinho por aqui neste fórum. E tens aí um material fantástico para bonsai.
Esta questão de formação da copa é algo que se leva bastante tempo para aprender, e posso afirmar que sem algumas dicas presenciais com quem esteja mais preparado é muito difícil se chegar a um entendimento adequado de como isso se realiza.
Não sei qual a sua possibilidade, mas a distância nem seria muito grande para você nos visitar nas reuniões da Associação Amigos do Bonsai em Rolante. Ali temos alguns colegas com alto nível de conhecimento, como o Xaméu por exemplo que ganhou no ano passado o concurso classificatório como representante do Brasil no concurso da Federação Latinoamericana de Bonsai.
Nossas reuniões passaram a ser sempre no segundo sábado do mês, à tarde.
Se tiver interesse me passe uma MP que eu te dou as dicas...
Eu gostaria muito de ver esta planta ao vivo, se pudesse trazer, e possivelemente na comapnhia de nossos colegas, trabalhar ela. É um material que não se poderia correr o risco de cometer erros que o possam comprometer. É um material realmente fantástico, mas por enquanto apenas isso. Para chegar a um bonsai de qualidade vai precisar ser muito bem estilizado.

abraço
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2012 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Jubras,
você tem um excelente material em mãos.
Como os amigos falaram sobre a desfolha é cabível fazê-la neste momento sim, não irá prejudicar sua planta. Digo isso com propriedade pois eu também tenho ficus e fiz recentemente numa minha e ela já está respondendo muito bem. Saliento que ela vinha com saúde, adubação regular e rega. Portanto, se ela estava debilitada por alguma razão, é melhor esperar.... Entretanto, a desfolha não é algo tão simples assim... é preciso ter uma verdadeira necessidade para fazê-la, e aconselho você ler essa entrevista que o nobre membro Elio deste fórum fez:

http://www.artebonsai.com.br/desf.htm

Quanto as podas, eu tenho uma acerola comigo há um tempo e sempre venho podando ela para criar uma boa estrutura e ramificação...
Sempre que nascem os galhos, quando ela cria 02 pares eu corto o último par, ficando somente 01 de par de folhas. A partir deste par, em cada "axila interna" (desculpe o termo, não sei o nome correto) sairão dois novos ramos, que serão novos galhos. Nestes novos ramos, deixo novamente os 02 pares e corto o último.

A distância do corte entre um par e outro, deixo aproximadamente 0,5 ~ 1 cm. Depois ele secará e cairá sozinho.

Bom, ainda sou iniciante e posto aqui algumas experiências próprias, além de serem (quanto a poda) em outra espécie, mas acredito que ficus não tenha este problema!

Por sinal, este seu ficus parece ser o que chamam de Ilha Verde ou Ficus Green Island, é isso mesmo? Se for, ele tem um excelente calibre....

Sua planta está muito bonita, em pouco tempo terás um maravilhoso bonsai! Very Happy

abraços
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 8:54 am    Assunto: Fícus Responder com citação

Fícus Organensis - minha preferida e planta que possuo mais exemplares, e a sua é fantástica!

Costumo desfolhar em setembro e fevereiro, no mais, vou com a ponta dos dedos retirando as pontinhas terminais dos galhos, isso estimula a brotação das gemas latentes que ficam adormecidas entre o pecíolo e o ramo, e/ou galho.
Se não fizer a desfolha a tendência é cair todas as folhas no inverno e ramos podem alongar e alguns pontos galhos irão secar.
A aramação durante o período de crescimento pode matar alguns galhos tb, principalmente se a planta ficar exposta ao sol intenso.Dê preferência aos períodos de temperatura mais amena.

As minhas adoram adubação orgânica e mistura equilibrada no substrato.Tipo metade material orgânico e o resto drenante.

As podas drásticas realizo com maior aproveitamento em agosto e transplantes tenho sucesso, durante o ano inteiro.

Cara, parabéns pelo material e cuida bem dele, pois é único!!!!!!!!

Editado pela última vez por MarcoBonsaiPoa em Qui Mar 08, 2012 9:03 am; num total de 1 vez
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 9:01 am    Assunto: É Responder com citação

VÉIO,,CADA UM TEM UMA OPINIÃO,,,A MINHA É ESSA:

SUA PLANTA É MAGNÍFICA,,,,MAS PRECISA DE ENGROSSAR OS GALHOS POIS ELES DEVEM FICAR PROPORCIONAIS A EXPESSURA DO TRONCO QUE É BEM GROSSO.PRA ISSO VC PRECISA DEIXAR ELES CRESCEREM BASTANTE PRA PODER ENGROSSAR NAS PARTES MAIS PRÓXIMAS DO TRONCO,,,SÓ AÍ VC VAI PODAR.É MUITO LEGAL TER UMA PLANTA DESSE PORTE,,PORÉM LEVA UM TEMPINHO TBM PRA ELA FICAR COM UMA APARÊNCIA DE ÁRVORE ANTIGA,POIS NA NATUREZA AS ÁRVORES ANTIGAS SÃO GROSSAS ,COM UM BOM NEBARI,,E OS GALHOS COM GROSSURA PROPORCIONAL.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Rogério, quanto ao tempo de formação, realmente nosso colega terá muitos anos de trabalho pela frente! Se ele for trabalhando a formação da copa desde já, naturalmente a planta buscará o equilíbrio de suas proporções...Ainda terá que fazer uma seleção de galhos a serem eliminados, correção das podas drásticas, tem muito pano pra manga, mas com certeza será um trabalho bem prazeroso e espero que nos mantenha informados de tempo em tempo quanto sua evolução! abç
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

jubras, acho que vc ja deve ter escolhido um caminho entre tantos aqui citados,mas ainda a outros como por exemplo estimular os galhos engrossar, eu utilizo em meus ficus uma tecnica que conciste em desfolhar o galho e deixar apnas 3 ou 4 pares de folhas na ponta de cada galho e quando estiver com a espessurta certa, poda para ramificar.
Tenho certeza que vc deve ter muitas duvidas quanto a condução de sua planta e com tempo e dedicação vc encontrará as melhores saidas.
Atenciosamente.
ok
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 09, 2012 11:51 am    Assunto: Responder com citação

ok

Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:26 pm; num total de 1 vez
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

Ir para: