 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

Registrado: 04/07/09 Mensagens: 880 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 9:34 pm Assunto: Como Reproduzir RESEDÁ |
|
|
Queridos amigos, queria saber como posso reproduzir o RESEDÁ, tenho o rosa, e gostaria de adiquirir o branco.
Já o vi por diversos lugares por onde passo, se for por semente, qual o ideal a recolher para plantar, quando os pendões estiverem ainda fechados formando umas bolinhas verdes para abrirem a flor ou pego o pendão com flores mesmo e planto ?
Desde já, muito agradecido. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 9:47 pm Assunto: |
|
|
João o resedá reproduz facilmente por estquia ou alporquia.
Estacas a serem feitas preferencialmente no inverno. Não sei como esta planta se comporta aí em termos de perda de folhas. Aqui no sul, no outono as folhas amarelam e caem totalmente, voltando a brotar somente no fim do inverno-início de primavera. Então usamos este período em que está sem folhas para fazer a estaquia. Pode fazer estacas bem grosas que tem muita chance de sucesso. Outra forma de fazer é por alporquia, onde o sucesso é garantido mesmo em galhos de calibre muito grosso. Para o alporque o ideal é na primavera-verão, mas em se tratando de resedá dá para fazer praticamente a qualquer época do ano.
Veja abaixo alporque que fiz há alguns anos, a grossura comparado ao braço que o segura. Entre o alproque e a retirada da muda se passaram exatos 50 dias... apenas.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

Registrado: 04/07/09 Mensagens: 880 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Dom Mar 11, 2012 4:36 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado Élio.
Ao meu acesso, não tenho como retirar galhos desse calibre, mas irei tentar de alguns que em um pouco mais finos.
Em breve estarei por perto da árvore e vou retirar, uma bela parte para estaquiar, posto resultados.
Um abraço grande amigo. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO


Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 6:53 pm Assunto: |
|
|
João fico feliz em poder responderr já que meus conhecimentos são poucos. Graças as ajudas deste forum fiz uma experiencia que deu muito certo. Não vou postar fotos agora pq estou no computador do trabalho e não as tenho aqui, mas as prometo. Corte uma garrafa pet de 2 litros, ou 1,5 l, ao meio (a transparente parece mais bonita), fure a base pelos lados (eu usei o ferro de solda que faz um furo uniforme e facil) na volta inteira em tres fileiras. Coloque areia grossa (comprada em loja de material de construção) até a metade, bata para que fique sem ar e firme. Vá à resedá e corte um pedaço de galho, se for possivel já um pouco grosso e quem sabe com uma forquilha, dependendo de como vc projeta o seu futuro bonsai. Corte diagonal de ambos os lados. Deixe na agua com enraizador até o outro dia e passe a pomada cicatrizadora na outra ponta. Depois, enfie o galho até o fundo da garrafa e aperte bem em volta para não deixar ar. Deixe em lugar sombreado e em quinze dia vc já verá os brotinhos. Para nascer as raizes há de ficar mais lagum tempo. Eu molhei todos os dias bem pouco. Mas, tb recebeu chuva alguns dias e até alguma restea de sol. Fiz uma garrafa sem tampa e a outra coloquei uma parte de cima da garrfa pet, formando uma mini estufa. Ambas brotaram em 15 dias. Agora com um mês estão ambas uma beleza. Estou repetindo a experiencia com Manacá, com Jabuticabeira e mais para frente vou fazer com galho do Acer do vizinho (estou esperando o jardineirto podar para mim. A vizinhança que se cuide. Boa sorte. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO


Registrado: 09/07/11 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 6:28 pm Assunto: |
|
|
Isso é bom saber! Tem um resedá na porta de casa....Vou ver se consigo retirar um teco e mandar um alporquia tb.
Como estão os desenvolvimentos dessas estáquias?
Abraço |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO


Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 10:15 pm Assunto: |
|
|
Seguem minhas experiencias a imagem vale mais que mil palavras:
Fotos com menos de um mês do corte e da plantação na garrafa pet.
Espero os resultados: assim como de diversas mudas de manaca, jabuticabeira, acer e uma outra arvorizinha com flor vermelha que não seio nome mas que tenho já 10 anos no meu jardim.
Tente, vale pela experiencia. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Mar 16, 2012 8:49 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, resedá pega de estaca muito fácil.
Obtive resultados muito mais rápidos fazendo a estaca na saída do inverno quando a planta tá saindo da "hibernação" do inverno.
Esta estaca de resedá rosa tem 5 cm.
Esta outra, se não me engano, fiz no início do inverno e demorou horrores pra colocar brotos.
Até de raiz ela pega. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Mar 16, 2012 10:33 pm Assunto: |
|
|
Aqui no sul, as estaquias de caducifolias tem emlhor resultado fazendo em pleno inverno, apesar de obviamente demorar mais para brotar, pois somente brotarão na primavera. A vantagem é que fazendo antes, quando chegar o momento de brotar já estarão parcialmente enraizadas, podendo assim contribuir no desenvolvimento dos novos brotos. A estaqui em plena primavera produz brotação imediata. O problema é que a estaca ainda não tem raizes e pode desidratar com facilidade vindo a secar, mesmo depois de brotada. Claro que se mantivermos em estufa tudo pode ser contornado. Mas como já fiz muitas estacas de caducifolias a campo, me acostumei a fazer em todas as situações as estaquias em pleno inverno, sempre que possível. Exige menos cuidados e é mais segura.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Abr 01, 2012 7:32 pm Assunto: |
|
|
A minha experiencia com resedas sao muito boas , fiz uma coleta em setembro passado de 2 resedas ja adultas de uma casa que esta sendo demolida , as 2 tiveram otimas brotaçoes e stao cada dia mais bonitas , tambem ja fiz estacas de suas brotaçoes e estao brotando com muita facilidade .
Se quiser dar uma olhadinha no topico ai está:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19091&highlight=resedas
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rômulo
Registrado: 18/02/09 Idade: 41 Mensagens: 16 Localização: São Sebastião da Amoreira-PR
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 3:19 pm Assunto: |
|
|
É muito difícil de conseguir sementes de Resedá Gigante (Lagerstroemia Speciosa)? alguém de vcs tem, ou sabe de algum viveiro ou alguém de procedência que possa me vender? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|