FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Como Reproduzir RESEDÁ
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 10, 2012 9:34 pm    Assunto: Como Reproduzir RESEDÁ Responder com citação

Queridos amigos, queria saber como posso reproduzir o RESEDÁ, tenho o rosa, e gostaria de adiquirir o branco.
Já o vi por diversos lugares por onde passo, se for por semente, qual o ideal a recolher para plantar, quando os pendões estiverem ainda fechados formando umas bolinhas verdes para abrirem a flor ou pego o pendão com flores mesmo e planto ?

Desde já, muito agradecido.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 10, 2012 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

João o resedá reproduz facilmente por estquia ou alporquia.
Estacas a serem feitas preferencialmente no inverno. Não sei como esta planta se comporta aí em termos de perda de folhas. Aqui no sul, no outono as folhas amarelam e caem totalmente, voltando a brotar somente no fim do inverno-início de primavera. Então usamos este período em que está sem folhas para fazer a estaquia. Pode fazer estacas bem grosas que tem muita chance de sucesso. Outra forma de fazer é por alporquia, onde o sucesso é garantido mesmo em galhos de calibre muito grosso. Para o alporque o ideal é na primavera-verão, mas em se tratando de resedá dá para fazer praticamente a qualquer época do ano.
Veja abaixo alporque que fiz há alguns anos, a grossura comparado ao braço que o segura. Entre o alproque e a retirada da muda se passaram exatos 50 dias... apenas.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 11, 2012 4:36 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado Élio.

Ao meu acesso, não tenho como retirar galhos desse calibre, mas irei tentar de alguns que em um pouco mais finos.

Em breve estarei por perto da árvore e vou retirar, uma bela parte para estaquiar, posto resultados.

Um abraço grande amigo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2012 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

João fico feliz em poder responderr já que meus conhecimentos são poucos. Graças as ajudas deste forum fiz uma experiencia que deu muito certo. Não vou postar fotos agora pq estou no computador do trabalho e não as tenho aqui, mas as prometo. Corte uma garrafa pet de 2 litros, ou 1,5 l, ao meio (a transparente parece mais bonita), fure a base pelos lados (eu usei o ferro de solda que faz um furo uniforme e facil) na volta inteira em tres fileiras. Coloque areia grossa (comprada em loja de material de construção) até a metade, bata para que fique sem ar e firme. Vá à resedá e corte um pedaço de galho, se for possivel já um pouco grosso e quem sabe com uma forquilha, dependendo de como vc projeta o seu futuro bonsai. Corte diagonal de ambos os lados. Deixe na agua com enraizador até o outro dia e passe a pomada cicatrizadora na outra ponta. Depois, enfie o galho até o fundo da garrafa e aperte bem em volta para não deixar ar. Deixe em lugar sombreado e em quinze dia vc já verá os brotinhos. Para nascer as raizes há de ficar mais lagum tempo. Eu molhei todos os dias bem pouco. Mas, tb recebeu chuva alguns dias e até alguma restea de sol. Fiz uma garrafa sem tampa e a outra coloquei uma parte de cima da garrfa pet, formando uma mini estufa. Ambas brotaram em 15 dias. Agora com um mês estão ambas uma beleza. Estou repetindo a experiencia com Manacá, com Jabuticabeira e mais para frente vou fazer com galho do Acer do vizinho (estou esperando o jardineirto podar para mim. A vizinhança que se cuide. Boa sorte.
Marcio Misso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 13, 2012 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Isso é bom saber! Tem um resedá na porta de casa....Vou ver se consigo retirar um teco e mandar um alporquia tb.
Como estão os desenvolvimentos dessas estáquias?
Abraço
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 15, 2012 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

Seguem minhas experiencias a imagem vale mais que mil palavras:

Fotos com menos de um mês do corte e da plantação na garrafa pet.
Espero os resultados: assim como de diversas mudas de manaca, jabuticabeira, acer e uma outra arvorizinha com flor vermelha que não seio nome mas que tenho já 10 anos no meu jardim.
Tente, vale pela experiencia.
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, resedá pega de estaca muito fácil.
Obtive resultados muito mais rápidos fazendo a estaca na saída do inverno quando a planta tá saindo da "hibernação" do inverno.
Esta estaca de resedá rosa tem 5 cm.

Esta outra, se não me engano, fiz no início do inverno e demorou horrores pra colocar brotos.

Até de raiz ela pega.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 10:33 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui no sul, as estaquias de caducifolias tem emlhor resultado fazendo em pleno inverno, apesar de obviamente demorar mais para brotar, pois somente brotarão na primavera. A vantagem é que fazendo antes, quando chegar o momento de brotar já estarão parcialmente enraizadas, podendo assim contribuir no desenvolvimento dos novos brotos. A estaqui em plena primavera produz brotação imediata. O problema é que a estaca ainda não tem raizes e pode desidratar com facilidade vindo a secar, mesmo depois de brotada. Claro que se mantivermos em estufa tudo pode ser contornado. Mas como já fiz muitas estacas de caducifolias a campo, me acostumei a fazer em todas as situações as estaquias em pleno inverno, sempre que possível. Exige menos cuidados e é mais segura.
abraço
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2012 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

A minha experiencia com resedas sao muito boas , fiz uma coleta em setembro passado de 2 resedas ja adultas de uma casa que esta sendo demolida , as 2 tiveram otimas brotaçoes e stao cada dia mais bonitas , tambem ja fiz estacas de suas brotaçoes e estao brotando com muita facilidade .
Se quiser dar uma olhadinha no topico ai está:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19091&highlight=resedas

Joel
Rômulo

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2012 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

É muito difícil de conseguir sementes de Resedá Gigante (Lagerstroemia Speciosa)? alguém de vcs tem, ou sabe de algum viveiro ou alguém de procedência que possa me vender?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: