Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 9:10 am Assunto: Guajuvira Han-kengai |
|
|
Olá amigos
Segue para vossa apreciação o trabalho de estilização de uma guajuvira de yamadori no estilo Han-kengai. Esta planta após recuperação do yamadori foi submetida a um trabalho de aramção e deixada crescer livremente.
O tronco estima-se ter em torno de 40-50 anos com base no período em que foi feito o desmatamento do local.
A planta havia brotado por todos os lados:
Feita desfolha para ver a estrutura. Todos os brotos retos e mais fortes vieram depois do primeiro trabalho que havia sido executado no final do inverno passado.
Muito galho já saiu, mas vai acabar saindo mais.
Aramação final:
Limpesa da madeira morta:
Detalhe da naturalidade desta madeira. Este cerne da guajuvira está assim há muitos anos submetido ao tempo sem nenhum tipo de tratamento. Ele é preto, em alemão regional muitos chamam a guajuvira pelo nome de Schwartz Herz (coração negro) em função da característica desta madeira. Não pretendo tratar a madeira morta com a tradicional calda sulfocálcica pois descaracterizaria esta naturalidade da madeira da guajuvira. Ainda estou estudando qual o tratamento que irei fazer. Talvez deixe assim mesmo pois sua resistência natural ainda durará algumas décadas.
Opiniões, sugestões são sempre bem vindas.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 9:46 am Assunto: Bonsai |
|
|
Ola amigo Elio,como sempre mais uma aula de sua partelinda esta sua guajuvira e eu como sempre seguindo a voces.Ando meio sumido mas nao parado daqui a pouco post o que ando aprontando.
Londissimo seu trabalho.
Abraços |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 7:00 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, em se tratando de uma planta recuperada (yamadori), que crescia livremente na natureza, nem precisaria estar tão preocupado com a formação estrutural definida (em algum estilo classico), mas sim buscar algo que a deixe com a aparencia final o mais natural possível. Creio que o nobre amigo vem conseguindo lograr sucesso nessa empreitada, bastando manter o controle sobre as excessivas brotações, preservando esse contraste.
No meu entendimento (humilde e escasso, rss) voce realizou um ótimo trabalho até agora, principalmente no tocante à exploração do shari, sem o uso da calda sulfocalcica. É seguir em frente, para manter o mesmo patamar de qualidade técnica que vem mantendo. Não há erro. Parabens. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 8:37 pm Assunto: |
|
|
Que beleza, Elio. Parabéns. |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Dom Mar 11, 2012 9:23 pm Assunto: |
|
|
Barbaridade, como sempre, com boas plantas!!
Cuidado com esta tesoura...
Achei bem interessante este trabalho! Parabéns
Grande abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Mar 11, 2012 9:35 pm Assunto: |
|
|
Xará!
Beleza de exemplar. Concordo plenamente em manter a textura e cor da madeira morta.
Bom trabalho de direcionamento dos ramos.
Xará, faço apenas uma pequena sugestão quanto ao visual dela:
Na foto que que aparecem os ramos aramados, o primeiro ramo à direita nasce de um cotoco.
Não creio seja possível transforma o cotoco em Jin por conta da ramo vivo aramado que começa nele.
Então, seria o caso de "aplainá-lo" tirando o aspecto de cotoco, ou mesmo retirando-o totalmente inclusive com o ramo vivo aramado.
Um pequeno detalhe mas, se deixar, não irá depor contra a beleza de bonsai que será futuramente, nas tuas mãos!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 11:39 pm Assunto: |
|
|
Amgos, agradeço as palavras de incentivo e apoio. Para todos isso é importante e dá ânimo a continuidade. Também as sugestões e opiniões são sempre importantes. Meu xará, muito bem observou aque cotoco e com certeza vaiser alvo de algum tipo de intervenção. Como o galho aramado sai quase na axila, possivelmente se possa ritirar todo o toquinho ser sacrificar o galho, vou ver a planta de perto, agora só estou olhada a tela do computador rsrsrsrs... Mas também com algum crescimento dos galhos um pouco acima, este galho provavelmente não faria falta. Agradeço a observação e vou intervir da melhor forma possível...
Felipe, Thiago, Nicky, Andre, Thomas, mais uma vez agradeço vossas considerações...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 11:14 pm Assunto: |
|
|
Puxa, mais uma daquelas plantas que eu fico me perguntando: porque eu não acho uma planta assim??
Simples, porque não faço yamadori em local nativo, hehehe.
Elio, adorei seu trabalho. Com a aramação já dá pra imaginar a copa projetada para a direita.
Parabéns. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Sex Mar 16, 2012 4:44 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio, ta bem encaminhada esta tua guajuvira e concordo contigo esta madeira vai levar decadas para apodrecer mesmo sem ser tratada. Quanto mais velha mais bonita, com aparência mais natural.
Um braço
Afonso _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 18, 2012 8:54 pm Assunto: |
|
|
Pois é amigo Ricardo, creio que está fazendo yamadori com as companhias erradas....ahahahahahahah....Qualquer dia a gente marca um yamadori por aqui... o inverno está chegando...
Obrigado Leão... vamos em frente.
Meu xará, seguindo sua observação, já retirei o toquinho...
Afonso, só quem tem e conhece esta espécie como o amigo sabe de suas inúmeras qualidades, entre elas a dureza e durabilidade de sua madeira. Impressionante também a recuperação que ela tem após uma intervenção, especialmente de desfolha total.
Vejam aí como ela está, apenas duas semanas depois...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Dom Mar 18, 2012 8:55 pm Assunto: |
|
|
LINDONA HEIN.
ABÇ |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Mar 18, 2012 10:13 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis !!!!
Eu, como boa amante da guajuvira, estou maravilhada, pena aqui pelas minhas bandas não existir esta espécie.
Amei de montão sua planta, vai ficar digna de capa de revista.
Parabéns !!!!!!!!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 2:41 pm Assunto: Guajuvira |
|
|
Marcando o tópico pra acompanhar! Legal Élio! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|