|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 1:08 pm Assunto: Podas |
|
|
...continuando
A idéia é manter o tronco do meio mais alto que os demais, formando assim o cume, a copa mais alta, aquela copa que quer cobrir as mais baixas, e estas por sua vez querem se defender, se projetando em busca de luz, formando uma espécie de anéis do planeta saturno. Se for tentar formar sua planta neste parâmetro, não mexa mais agora, deixe-a descansar, apenas a prepare para este procedimento, fazendo um bom plano de adubação agora no outono, visando as podas ou a poda drástica em agosto. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Editado pela última vez por MarcoBonsaiPoa em Sáb Mar 10, 2012 4:23 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 1:37 pm Assunto: Podas |
|
|
Se optar por manter assim, ao menos corte o resto das folhas. Este método ultilizado em manter a metade da folha eu ultilizo em transplantes, isso mantem a atividade da planta, aumenta a iluminação interior e arejamento, e de quebra reduz a perda de água por evaporação, mas no seu caso, você quer formar a copa, ramificar galhos, tem que tirar a folha toda deixando só o talinho. Cortando todo resto das folhas entre o pecíolo, estará liberando a atividade das gemas latentes, formando assim novos brotos e futuros galhos.
Deixar crescer e cortar ajuda no desnível de grossura mas para ramificar sugiro a retirada constante(pinçagem) dos terminais do broto, estimula a densificação da folhagem! Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Editado pela última vez por MarcoBonsaiPoa em Sáb Mar 10, 2012 4:28 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 1:38 pm Assunto: |
|
|
jubras escreveu: |
Aguiar, é esse tipo de informações que eu preciso, obrigado, como esse material da internet que vou ler com muito carinho e sobre como tu faz a poda na tua Acerola, interessante desta maneira. Infelizmente, estou em grande defasagem quanto a estas informações. Mas me diga, pq vc faz a poda da acerola assim, quais são as formas de fazer essa poda, podes falar mais um pouco sobre isso? Abraço |
Não há de que!
Estou aprendendo tanto quanto você!
Bom, quanto a desfolha da minha acerola, faço dessa maneira porque notei que ela responde bem dessa forma, pois pretendo ter seus galhos bem ramificados. Então primeiramente deixava uns 04 pares e cortava deixando dois pares, mas vi que deixando apenas 1 par, ela respondia bem e se ramificava em dois galhos novos. Então, como pretendo ter uma planta que se pareça com uma árvore grande, que no caso tem vários galhos, decidi proceder dessa forma. Posso até estar pecando em alguma coisa, mas acredito que esteja dando certo e alcançando bons resultados.
Nesse mesmo site do Atelier do Bonsai, existe no menu esquerdo dois links chamados O-BONSAI-1 e O-BONSAI-2 que se subdividem em vários outros temas. Vale a pena dar uma lida em tudo para entender a base do processo do bonsai. Não leia só o que eu indiquei sobre a desfolha. O link para ajudar:
http://www.atelierdobonsai.com.br/
No seu caso, vemos que você cortou as folhas ao meio, na verdade isso ( acredito eu) não é desfolha. Se você leu o artigo que enviei falando desta técnica, ele mostra um exemplo de como fica um galho de ficus após a desfolha. O corte deve ser dado no pecíolo, aquela parte miudinha que liga a folha ao galho. Após feito isso, você poderá ver toda a estrutura da sua planta, todos os galhos que serão úteis ou não. MAS, como você disse que não sabia que tinha que ter um projeto, é bom começar do começo. Então, fique paquerando a sua planta, imaginando um estilo (depois de ler sobre eles no site acima) e tentando encontrar um adequado a sua planta, feito isso, você deverá proceder com a desfolha para começar a selecionar os galhos e aramá-los.
Sugiro que se você tem dúvidas sobre a aramação, tente se encontrar com o amigo que se dispôs para poder ajudá-lo. Não só sobre a aramação, mas uma boa condução para este belo exemplar. No entanto, a desfolha e poda de galhos pode ser feita sem receio, que por ser um ficus ele responde bem. A partir daí você poderá conduzir melhor sua planta.
Acredito que você já mexeu um tanto nela. Deixe ela se recuperar do que você fez, e deixe ela crescer livremente, até atingir um bom calibre e equiparar com o calibre do tronco principal. Quando tiver com um bom tamanho você poderá reduzir todos os galhos (após desfolha ) e conduzir perfeitamente este belíssimo exemplar. Se lembre de sempre estar adubando nos momentos certos. Nos dias exatos.
Espero não ter lhe confundido mais ainda... mas é bom que antes de tocar na planta, leia bastante... nós vamos lhe dar dicas pensando que pode ser o melhor para a sua planta, mas também crie um paralelo com o que você pode aprender sozinho e filtrar o que realmente é necessário a sua planta.
Um abraço |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 3:02 pm Assunto: É |
|
|
SÓ ESPERANDO A EVOLUÇÃO DESSA MONSTRA.(NO BOM SENTIDO É CLARO),RSRSRSRSRSRSR. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 4:06 pm Assunto: |
|
|
Algumas inspirações!
Está foto abaixo não é figueira, mas a forma da copa é interessante!
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 2:59 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:30 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 3:47 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:30 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 4:28 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:31 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 4:32 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:31 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 4:35 pm Assunto: |
|
|
ok
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 4:37 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:32 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 4:42 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:32 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 5:53 pm Assunto: Figueira |
|
|
E ae Jubras! Numa boa?
Preparar para o procedimento, quis dizer fortalecer a árvore com uma boa adubação agora no outono, se por acaso resolva diminuir com poda drástica a altura dos troncos em agosto(final do mês), para deixar como a sugestão dada, o tronco do meio ser levemente mais alto que os das laterais, que formará a copa central mais alta e os laterais a parte mais baixa envolvendo a central em seu raio.
Quanto ao resto que escrevi, se optar por não seguir este caminho, e continuar o que já começou, cortar a folha inteira(no cabinho)liberando a gema latente(novo galho) que fica localizado na axila(entre o cabinho e o galho existente. Os brotos terminais tem uma espécie de tetinha(o que dará origem a uma nova folha continuando o crescimento do galho... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 5:55 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:33 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|