|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 6:00 pm Assunto: Figueira |
|
|
... A retirada destas tetinhas(folhas novas em formação) no extremo dos galhos, chama-se pinçagem e sua função principal é liberar o crescimento dos galhos laterais do galho, cessando seu crescimento apical e distribuindo energia para os laterais. Aumentando a quantidade de subgalhos por galho trabalhado nesta técnica...aumentando a densidade da folhagem! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 3:29 pm Assunto: |
|
|
Se ele optar por fazer a desfolha,
ele deve cortar com tesoura ou arrancar com a mão,
puxando do inicio do galho até o fim?
Pergunto isso porque eu tenho um ficus e gostaria de fazer uma desfolha,
mas é uma quantidade imensa de folha e cortar uma a uma com tesoura
seria uma loucura.
O que fazer para desfolhar um ficus com muitas folhas? |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 3:31 pm Assunto: |
|
|
Flavio Francisco escreveu: | Se ele optar por fazer a desfolha,
ele deve cortar com tesoura ou arrancar com a mão,
puxando do inicio do galho até o fim?
Pergunto isso porque eu tenho um ficus e gostaria de fazer uma desfolha,
mas é uma quantidade imensa de folha e cortar uma a uma com tesoura
seria uma loucura.
O que fazer para desfolhar um ficus com muitas folhas? |
Cortar uma a uma, mesmo sendo uma loucura
Você pode até tentar retirar com as mãos, mas a possibilidade de danificar o galho seria maior, e acredito que você não iria querer isso, não é?
abçs |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 5:55 pm Assunto: Desfolha |
|
|
Como diz mestre Mário: regra número 1!
(paciência)
Na falta dela, gosto de usar as mãos, até desenvolvi uma certa prática e nem me abalo mais. Firmo com uma mão o ramo a ser desfolhado e com a outra venho puxando as folhas no sentido do crescimento, no contrário, geralmente esgaça e a gema é condenada. Pra quem for usar as mãos, aconselho o uso de luvas, pois a seiva é grudenta pacas! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 5:56 pm Assunto: Desfolha |
|
|
Como diz mestre Mário: regra número 1!
(paciência)
Na falta dela, gosto de usar as mãos, até desenvolvi uma certa prática e nem me abalo mais. Firmo com uma mão o ramo a ser desfolhado e com a outra venho puxando as folhas no sentido do crescimento, no contrário, geralmente esgaça e a gema é condenada. Pra quem for usar as mãos, aconselho o uso de luvas, pois a seiva é grudenta pacas! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 6:01 pm Assunto: Cybermula |
|
|
Alguém saberia dizer como se consegue enviar a mesma mensagem 2 vezes enviando "uma" somente! Ainda não entendi como isso é possível, seria eu um cybermula? _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 14, 2012 4:14 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:33 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 5:33 pm Assunto: |
|
|
acompanhando! _________________ ===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 16, 2012 11:11 pm Assunto: jubras |
|
|
E ae Jubras!?
O shari pra ser bem característico em figueiras, teria que ser envolto de matéria viva, simulando uma catástrofe climática, onde um forte vento quebrou a árvore e com o peso rasgou o tronco. Os veios são evidentes. A cicatrização em volta da área morta e exposta se torna interessante e natural. Já no caso da sua, fica no topo da árvore e está(o toco)completamente morto, por mais que se trate o local, nos fícus em geral, a tendência é secar e apodrecer, soltando-se aos pedaços, até que se desintegre por completo. A técnica seria mais pro lado do jin que pro shari. Considerando jins os extremos(galhos) das árvores em madeira morta.
Nada impede que você possa fazer, é possível, mas diferente de aconselhável. Por ser bem grosso, completamente morto, mais alto que os demais e mal posicionado no conjunto, eu no seu caso deixaria o do meio mais alto que os demais, baixando os laterais num nível inferior ao do meio, formando o ponto mais alto da árvore com o tronco do meio e os laterais seriam como exemplo a clara do ovo que envolve a gema.
Está figueira meu brother é única, cuide bem dessa pérola! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 4:06 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:35 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 5:38 pm Assunto: Por hora |
|
|
O melhor a fazer agora é uma boa adubação na estação outono e deixá-la se mostrar pra vç através de uma possível brotação antes do inverno. No inverno suspenda a adubação e o resto fica pro final do inverno!abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 12:14 am Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:35 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 9:13 am Assunto: |
|
|
Hein! Jubras! Blz!
Meu velho, se tu quiser tirar o toco seco agora, sem problemas, não esqueça de selar o corte.Se não tiver uma pasta selante, aplique uma cola de madeira mesmo, é melhor que não passar nada, na necessidade reaplique periodicamente, afim de fechar a porta para fungos e outra pragas. O corte é importante que já deixe alinhado com o último galho mais alto de modo que já continue o tronco a partir dele, gerando uma cicatriz mais agradável aos olhos e mais natural conforme for fechando. Como o toco é grosso e os galhos ainda jovens, quando fizer o corte, afunile gradualmente seu diâmetro em direção ao galho mais alto já mencionado acima, para que fique o desnível de grossura mais harmônico, já pensando no futuro da planta, que irá recuperar o corte desde já então. Quebrando o efeito de galho grosso com broto fino...isso serve para outros pontos da árvore onde o corte drástico é evidente.
A aramação espera para o inverno, vale frisar que a aramação agora é mais grotesca, tentando dar movimento somente para os galhos de brotação primária, pois a planta precisa crescer para engrossá-los, outros galhos de brotação secundária são provisórios e seu futuro na árvore é incerto. Quando você tiver certeza que a bifurcação do galho está no local desejado, você pode avançar a aramação sobre ele, do contrário estaremos perdendo tempo aramando galhos que no futuro serão cortados. Regra número 1 ... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 11:02 am Assunto: |
|
|
ok
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 2:02 pm Assunto: Podas |
|
|
Conhecimento bonsaístico, achei forte. É um hobby apaixonante, na qual estou envolvido até o pescoço já faz um tempinho. E posso ser despejado a qualquer hora de casa pela mulher! É só ela ver mais uma planta chegando, que me bota fora de casa !hehehe! Mas eu sempre dou um jeito de infiltrar mais uma!rsrs abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|