FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Entendendo as nativas do Agreste
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 15, 2012 1:39 pm    Assunto: Entendendo as nativas do Agreste Responder com citação

Olá pessoal,
Peço permissão ao Mestre Mario, primeiramente, e aos colaboradores do fórum para fazer este post. O assunto tangencia a arte do bonsai, entretanto, acredito que poderá favorecer aos amigos quanto ao entendimento do assunto abordado, e consequentemente para mim, quanto à minha necessidade.

Este meu tópico se fez pela razão de que eu estou prestes a concluir o curso que faço, e como toda graduação, preciso realizar um "projeto de graduação" com foco em Design, pois é a minha área. O tema da minha monografia está relacionada ao Design Social, uma vertente dentro da área do Design, que visa atribuir qualidade de vida as pessoas margeadas da sociedade, trazer oportunidades de ascensão social por meio de produtos, criar um projeto ético mediante as necessidades reais do ser humano. Isto é um resumo grosseiro do que se trata a área. No entanto, meu estudo está focado nas zonas rurais do Agreste pernambucano, em específico cidades circunvizinhas à cidade de Caruaru. Minha proposta de projeto trata-se de um produto que possa suprir as necessidades relacionadas à obtenção de água da população desta região em específico. Para isso, irei assimilar uma outra área, muito utilizada na indústria que se chama Biônica, onde verifica-se as estruturas físicas (macro ou micro) da natureza, gerando assim um produto, como por exemplo o sonar de um submarino ou radares de aviões, baseados na capacidade do morcego, dentre tantos outros exemplos.

Meu estudo estará focando na flora nativa do Agreste Pernambucano. Pretendo buscar essas estruturas naturais, identificar um grupo, analisá-lo e abstrair as suas funções relacionadas com a obtenção da água e armazenamento da mesma. Tomando conhecimento desde uma visão macro ou micro, mas de forma que possa haver um entendimento das suas funções para contemplar esta capacidade de absorver a água e mantê-la em suas estruturas.
Partindo disto, criarei uma abstração e projetarei um produto com as funções supracitadas.

Gostaria se possível, que os amigos pudessem me ajudar quanto à identificação das espécies nativas do Ageste Pernambucano. Como também, de saber onde eu poderia obter essas informações (flora nativa do Agreste e suas funções) com maior precisão, seja livros, sites, artigos, etc., qualquer tipo de material ou mídia.

Acredito que mesmo não criando uma relação direta com a arte, este tema pode trazer um conhecimento interessante para podermos saber lidar melhor com as nativas dessas regiões, que toca toda a região Nordeste.

Agradeço desde já a atenção,
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 18, 2012 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

Alô !!!!
Entre em contato com os foristas de Pernambuco, principalmente com Luiz Galvão.
Com certeza este poderá lhe ajudar e muito.
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: