Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
wesleybiologia
Registrado: 28/07/10 Idade: 39 Mensagens: 38 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 11:37 am Assunto: Estilização de Ficus com lindo nebari |
|
|
Olá pessoal!!!
Fui presenteado com esse lindo Ficus e gostaria da ajuda dos nobres colegas quanto ao o que fazer com essa planta. A copa está alta, pensei a pricípio zerar e formar a copa mais baixa, mas antes da "alicatada" gostaria de outras opiniões. Desde já obrigado, abço e muitas energias positivas!!!!
Nebari:
Frente:
Lateral:
 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 6:27 pm Assunto: |
|
|
Wesley, confesso que também gostei do nebari de sua planta. E muitas pessoas com certeza gostarão de seu sapecto diferenciado. Mas também devo dizer para não fugir do aconselhamento correto, que tecnicamente este nebari não está dentro do que se preconiza como o ideal para um bonsai... Até aí tudo bem, afinal quem tem que gostar da planta é o próprio dono, em princípio. Mas no momento em que a colocamos as vistas do público temos que estar abertos as opinòes divergentes. Especialmente considerando que tecnicamente tem gente muito mais avançada do que qualquer um de nós, simples navegadores neste fórum.
sobre a copa de fato seria interessante fazer uma poda bem drástica, mas poderia selecionar um galho de melhor movimento e não cortar curto, rente ao tronco, mas sim com um comprimento de uns 15 cm e esperar a nvoa brotação pois este poderia ser a continuidade do tronco principal. As fotos podem enganar, mas creioo que o galho mais grosso, à direita seria o candidato a isso.
Espero ter ajudado. Desculpe o copo de água fria, mas preciso ter coerência com o que aprendi nestes 6 anos participando deste fórum.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
wesleybiologia
|
Enviada: Qua Mar 14, 2012 11:42 am Assunto: |
|
|
Oi Elio! Muito obrigado pela opinião! Entendo perfeitamente o que vc disse, respeito e concordo a crítica. Foi justamente em busca de opiniões divergentes que postei esse tópico , isso auxilia e estimula o amadurecimento das idéias, principalmente se tratando de um iniciante como eu! hehehe..
Enfim... eu gostei bastante da sugestão, obrigado novamente. Vou aguardar algumas outras opiniões antes de "bater o martelo"!!
Abraço e muitas energias positivas! |
|
|
 |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 5:30 pm Assunto: |
|
|
acompanhando _________________ ===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 11:10 pm Assunto: |
|
|
Wesley, o Elio sempre com suas palavras sensatas.
Minha sugestão é diferente da do Elio.
Eu aproveitaria este movimento e inclinação do tronco e formaria uma copa pequena e compacta.
Veja uma projeção tosca mas que passa minha ideia:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Mar 16, 2012 11:04 pm Assunto: |
|
|
Wesley, é bom ver outras opiniões sim... O interessante em bonsai é que normalmente se colocarmos a mesma planta na mão de 10 onsaístas diferentes, teríamos 10 trabalhos diferentes...A sugestão do amigo Ricardo é mais rápida a execução. Somente não me agrada em um tronco inclinado todos os galhos saindo do mesmo ponto, o que normalmente ocorre no estilo hokidachi... mas...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
wesleybiologia
|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 4:43 pm Assunto: |
|
|
Pois é....quanto mais opiniões melhor! E muito obrigado pela sugestão Ricardo, bastante interessante tbm....acho que vou iniciar por esse caminho e observar como a planta vai responder....
Abraços e muitas energias positivas!!!! |
|
|
 |
|