|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
romeucr 1.o PASSO

Registrado: 03/07/07 Idade: 40 Mensagens: 175 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Fev 27, 2012 11:20 am Assunto: |
|
|
ninguém pra explicar o porque? rs |
|
|
 |
ramon.cirilo 1.o PASSO

Registrado: 22/08/11 Idade: 32 Mensagens: 149 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Qua Mar 14, 2012 8:19 pm Assunto: |
|
|
romeucr escreveu: | também não entendi... se a idéia do escorredor/mamadeira é agilizar o crescimento, porque o correto seria colocar direto na bacia?? |
Bom, pelo que eu entendo de escorredor+mamadeira, posso dizer que a função do escorredor é ser bem drenante, fazendo com que a parte das raízes mais próximas da planta, que possuem função mais de sustentação do que de absorção, não fiquem encharcadas, "afogando" a planta.
Além disso, o escorredor tem a função de facilitar o desenvolvimento das raízes finas(que absorvem mais), para que estas cheguem à mamadeira, onde encontrarão muita umidade e nutrientes para o desenvolvimento da planta.
A meu ver, se plantar direto na mamadeira, teríamos um substrato puco drenante, que poderia matar a planta pelo excesso de água.
Portanto, acredito que a combinação escorredor+mamadeira busca uma espécie de equilíbrio, entre drenante e não drenante, induzindo às raízes crescerem para baixo, fazendo com que cresçam mais, favorecendo o crescimento geral da planta.
Desculpe-me se fui muito descritivo ou redundante, e peço aos mais experientes que me corrijam, caso eu esteja errado. |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 14, 2012 9:09 pm Assunto: |
|
|
Olá Ramon,
Com relação ao uso da mamadeira+escorredor, eu entendo como o sistema funciona. E o que eu mais vejo é que o sistema serve para desenvolver a planta.
O que eu nao entendo é que se é para desenvolver mais rapidamente, porque tirar deste sistema e colocar no solo seria mais vantajoso... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Mar 14, 2012 11:14 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, para desfazer dúvidas, um resumo:
1. SOLO = a melhor solução. A planta tem umidade e temperatura controlada, bem como nutrientes à disposição. Não há barreiras para as raízes.
1.1. - Inconveniente= na hora de retirar perde-se muitas raízes ciliares, que, dependendo da espécie pode matar a planta.
2. BACIA OU VASO GRANDE = O grande espaço para as raízes crescerem (por consequência também a parte aérea) é ideal para qualquer planta.
2.1. - Inconveniente= Temperatura, umidade e nutrientes depende de VOCÊ. O que pode não ser o ideal para a planta.
3. ESCORREDOR/BACIA = As raízes buscarão a matéria orgânica rica da bacia, porém, devido à barreira do fundo do escorredor fará com que raízes se acumulem no escorredor, o que ajudará na retirada do escorredor da mamadeira. As poucas raízes que encontrarem o substrato (rico) na mamadeira dará um crescimento vigoroso à planta.
Na hora de retirar o escorredor da mamadeira teremos 2 grandes benefícios: 1. boa quantidade de raízes. 2. É só passar o facão embaixo do escorredor que vc desfaz a ligação escorredor/mamadeira.
Ainda, se vc quer (e é bom que queira) um sistema radicular baixo (para poder colocar em vaso raso), coloque o substrato no escorredor somente até à metade.
3.1. - Inconveniente= Assim como no ítem 2, o desenvolvimento da planta não é tão vigoroso como no ítem 1.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ramon.cirilo 1.o PASSO

Registrado: 22/08/11 Idade: 32 Mensagens: 149 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 7:57 am Assunto: |
|
|
Nossa Romeu, agora que fui entender a sua pergunta, havia entendido que não sabia por que não colocar direto na mamadeira. Mas o Elio chegou como sempre para nos dar uma aula e tanto.
No mais, obrigado. |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 11:34 am Assunto: |
|
|
humm to começando a entender hehehe
Mas assim, para acelerar o crescimento da planta:
Elio, como você descreveu, me parece que o crescimento no solo é mais lento do que na mamadeira.. é isso?
Por exemplo: eu tenho um "toquinho" que quero engrossar e que cresça o mais rápido possível. O ideal é solo ou escorredor/mamadeira??. (sem entrar em detalhes de adubação, especie, etc...) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 7:02 pm Assunto: |
|
|
romeucr escreveu: | humm to começando a entender hehehe
Mas assim, para acelerar o crescimento da planta:
Elio, como você descreveu, me parece que o crescimento no solo é mais lento do que na mamadeira.. é isso?
Por exemplo: eu tenho um "toquinho" que quero engrossar e que cresça o mais rápido possível. O ideal é solo ou escorredor/mamadeira??. (sem entrar em detalhes de adubação, especie, etc...) |
Romeu, dê uma relida no meu post. No solo é a melhor solução e que enseja o maior crescimento.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 7:49 pm Assunto: |
|
|
hummm ultima linha do seu post rs
valeuu!! |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Sex Mar 16, 2012 1:41 pm Assunto: |
|
|
Ou melhor ainda planta no chão !!! a planta desenvolve melhor que na bacia, quanse nao precisa de rega so adubar e controlar o eslilo ou nao!!  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 16, 2012 2:48 pm Assunto: |
|
|
Gustavo Ribeiro escreveu: | Ou melhor ainda planta no chão !!! a planta desenvolve melhor que na bacia, quanse nao precisa de rega so adubar e controlar o eslilo ou nao!!  |
Gustavo, exatamente o que eu postei acima!
abraço _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|