FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Foi todo mundo pro escorredor :) fotos!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 11:20 am    Assunto: Responder com citação

ninguém pra explicar o porque? rs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ramon.cirilo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 14, 2012 8:19 pm    Assunto: Responder com citação

romeucr escreveu:
também não entendi... se a idéia do escorredor/mamadeira é agilizar o crescimento, porque o correto seria colocar direto na bacia??

Bom, pelo que eu entendo de escorredor+mamadeira, posso dizer que a função do escorredor é ser bem drenante, fazendo com que a parte das raízes mais próximas da planta, que possuem função mais de sustentação do que de absorção, não fiquem encharcadas, "afogando" a planta.

Além disso, o escorredor tem a função de facilitar o desenvolvimento das raízes finas(que absorvem mais), para que estas cheguem à mamadeira, onde encontrarão muita umidade e nutrientes para o desenvolvimento da planta.

A meu ver, se plantar direto na mamadeira, teríamos um substrato puco drenante, que poderia matar a planta pelo excesso de água.

Portanto, acredito que a combinação escorredor+mamadeira busca uma espécie de equilíbrio, entre drenante e não drenante, induzindo às raízes crescerem para baixo, fazendo com que cresçam mais, favorecendo o crescimento geral da planta.

Desculpe-me se fui muito descritivo ou redundante, e peço aos mais experientes que me corrijam, caso eu esteja errado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 14, 2012 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ramon,

Com relação ao uso da mamadeira+escorredor, eu entendo como o sistema funciona. E o que eu mais vejo é que o sistema serve para desenvolver a planta.

O que eu nao entendo é que se é para desenvolver mais rapidamente, porque tirar deste sistema e colocar no solo seria mais vantajoso...
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 14, 2012 11:14 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, para desfazer dúvidas, um resumo:

1. SOLO
= a melhor solução. A planta tem umidade e temperatura controlada, bem como nutrientes à disposição. Não há barreiras para as raízes.
1.1. - Inconveniente= na hora de retirar perde-se muitas raízes ciliares, que, dependendo da espécie pode matar a planta.

2. BACIA OU VASO GRANDE = O grande espaço para as raízes crescerem (por consequência também a parte aérea) é ideal para qualquer planta.
2.1. - Inconveniente= Temperatura, umidade e nutrientes depende de VOCÊ. O que pode não ser o ideal para a planta.

3. ESCORREDOR/BACIA = As raízes buscarão a matéria orgânica rica da bacia, porém, devido à barreira do fundo do escorredor fará com que raízes se acumulem no escorredor, o que ajudará na retirada do escorredor da mamadeira. As poucas raízes que encontrarem o substrato (rico) na mamadeira dará um crescimento vigoroso à planta.
Na hora de retirar o escorredor da mamadeira teremos 2 grandes benefícios: 1. boa quantidade de raízes. 2. É só passar o facão embaixo do escorredor que vc desfaz a ligação escorredor/mamadeira.
Ainda, se vc quer (e é bom que queira) um sistema radicular baixo (para poder colocar em vaso raso), coloque o substrato no escorredor somente até à metade.
3.1. - Inconveniente= Assim como no ítem 2, o desenvolvimento da planta não é tão vigoroso como no ítem 1.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
ramon.cirilo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 15, 2012 7:57 am    Assunto: Responder com citação

Nossa Romeu, agora que fui entender a sua pergunta, havia entendido que não sabia por que não colocar direto na mamadeira. Mas o Elio chegou como sempre para nos dar uma aula e tanto.

No mais, obrigado.
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 15, 2012 11:34 am    Assunto: Responder com citação

humm to começando a entender hehehe

Mas assim, para acelerar o crescimento da planta:

Elio, como você descreveu, me parece que o crescimento no solo é mais lento do que na mamadeira.. é isso?

Por exemplo: eu tenho um "toquinho" que quero engrossar e que cresça o mais rápido possível. O ideal é solo ou escorredor/mamadeira??. (sem entrar em detalhes de adubação, especie, etc...)
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 15, 2012 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

romeucr escreveu:
humm to começando a entender hehehe

Mas assim, para acelerar o crescimento da planta:

Elio, como você descreveu, me parece que o crescimento no solo é mais lento do que na mamadeira.. é isso?

Por exemplo: eu tenho um "toquinho" que quero engrossar e que cresça o mais rápido possível. O ideal é solo ou escorredor/mamadeira??. (sem entrar em detalhes de adubação, especie, etc...)

Romeu, dê uma relida no meu post. No solo é a melhor solução e que enseja o maior crescimento.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 15, 2012 7:49 pm    Assunto: Responder com citação

hummm ultima linha do seu post rs

valeuu!!
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 1:41 pm    Assunto: Responder com citação

Ou melhor ainda planta no chão !!! a planta desenvolve melhor que na bacia, quanse nao precisa de rega so adubar e controlar o eslilo ou nao!! Very Happy Very Happy Very Happy
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo Ribeiro escreveu:
Ou melhor ainda planta no chão !!! a planta desenvolve melhor que na bacia, quanse nao precisa de rega so adubar e controlar o eslilo ou nao!! Very Happy Very Happy Very Happy

Gustavo, exatamente o que eu postei acima!

abraço

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: