|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Qua Abr 27, 2011 10:43 am Assunto: |
|
|
Oi, Irineu, desculpe a demora.
Nunca cultivei esta espécie, mas sei que é exigente em temperaturas frescas e alta umidade ambiente. Ela vive nas florestas pluviais do sul do Chile, mas não pluviais tropicais e sim pluviais temperadas. Embora faça frio em seu habitat, quase nunca é congelante, tanto que ela é prenifólia.
Mas, como eu disse, não tenho experiência. _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 7:07 pm Assunto: |
|
|
Oi, Irineu
Como estão as plantas?
A minha lenga (Nothofagus pumilio) continua em seu soninho entre -1°C e
4°C... Só vai sair dele em setembro.
Os robles pellín (Nothofagus obliqua) germinaram e estão crescendo.
Também tenho em estratificação o ruil (Nothofagus alessandri), espécie muito rara e endêmica e que, embora seja Nothofagus, não gosta de geadas nem de frio intenso.
Abraço!
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Irineu Santana

Registrado: 02/07/10 Idade: 53 Mensagens: 29 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jul 26, 2011 9:25 am Assunto: |
|
|
Ola Ivo
Me restou somente um Coihue e uma Lenga, mas não tenho utilizado a técnica da geladeira nesta última. Em compensação, estão germinando aproximadamente 20 mudas de arrayan (Luma apiculata), esta sim mais apropriada ao nosso clima.
Abraços _________________ O grande elefante
não anda pelas trilhas
dos pequenos coelhos |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 6:20 pm Assunto: |
|
|
Puxa, que pena!
A lenga precisa de horas de frio se você quiser tê-la por mais de dois anos. A ocorrência dela é andino patagônica e subantártica, sendo uma espécie especializada em climas frios.
Seria bom continuarmos a trocar experiências, não acha?
Att.
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Irineu Santana

Registrado: 02/07/10 Idade: 53 Mensagens: 29 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 6:32 pm Assunto: |
|
|
Sim, vamos trocando idéias.
Acho que é para isso que temos este fórum. _________________ O grande elefante
não anda pelas trilhas
dos pequenos coelhos |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 27, 2011 8:59 pm Assunto: |
|
|
Atualizando:
1 - Lenga (Nothofagus pumilio): saudável, embora cresça muuuuuito lentamente. Continuo aplicando a técnica da noite gelada;
2 - Roble pellín (Nothofagus obliqua): crescendo saudável. Germinou em agosto, sensível no começo, forte agora. Vou tentar fazer sashiki no inverno;
3 - Ruíl (Nothofagus alessandrii): não germinou nenhuma semente;
4 - Roble de Santiago (Nothofagus macrocarpa): estratificando até janeiro. _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Rômulo
Registrado: 18/02/09 Idade: 41 Mensagens: 16 Localização: São Sebastião da Amoreira-PR
|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 10:57 am Assunto: |
|
|
Bom dia!!
desculpem ressuscitar o tópico, mas, como eu consigo sementes de Roble Pelín (Nothofagus Obliqua), quero para plantar como árvore em frente a minha casa, na verdade quero uma árvore de aspecto outonal, tenho aqui em casa sementes de Acer Negundo, mas queria uma coisa mais original, mais próxima de nós, algo do hemisfério sul, mas como vcs tem mais conhecimento, qual vcs me indicam? moro em São Sebastião da Amoreira - PR, clima bem definido, pois minha cidade fica na região mais fria do norte do PR, não é um clima igual a Curitiba, mas é Paraná, já procurei várias espécies, desde o resedá até o acer e o liquidambar, mas se o nothofagus for melhor, me orientem, estou meio perdido em tantas espécies. |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 12:13 pm Assunto: |
|
|
Oi Romulo,
Viveiro nenhum vende Nothofagus obliqua aqui no Brasil, aliás Nothofagus nenhum . São espécies pouco conhecidas. Arrisco-me a dizer que sou o único que tem esta espécie ; pelo menos ninguém mais se manifestou.
Quanto à adaptação do roble pellín, ainda estou estudando isso. Em minha região, de clima subtropical marítimo, com verão um pouco quente (máxima de 28°C) e inverno ameno (mínima em torno de 5°C, raramente zero) ela está se adaptando, mas como bonsai. Não sei como se comportaria como árvore de rua. Em sua região de origem, no Chile e Argentina, ela resiste a verões secos com até 38ºC, e os invernos são frios, mas não extremos. Suponho que seria uma boa espécie para as zonas de altitude que vão do Planalto Paulista até o RS, evitando-se as áreas próximas do mar.
No que se refere à lenga (Nothofagus pumilio), nem pensar. Ela é uma espécie ultraespecializada que exige geadas até nas noites de verão. Não sobrevive quando transportada para regiões fora de seu habitat nem no Chile.
Vou tentar reproduzir o roble pellín no inverno. Meus dois exemplares estão muito saudáveis. Vamos ver no que dá.
Abraços!
*Tópicos podem e DEVEM ser ressucitados  _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Rômulo
Registrado: 18/02/09 Idade: 41 Mensagens: 16 Localização: São Sebastião da Amoreira-PR
|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 1:26 pm Assunto: |
|
|
Ivo, o que vc acha das espécies que eu relatei, Acer Negundo, Liquidâmbar Styraciflua e Resedá (Lagerstroemia índica), qual seria melhor na minha região onde as máximas variam de 26º a raramente 30º e mínimas de 5º a 0º?
E outra, sou meio leigo em estratificação, tentei uma vez o Acer palmatum, mas nada, tentei o Liquidâmbar, das dez sementes que tentei nasceram duas e ainda os benditos passarinhos comeram, o resedá, nunca achei sementes, será que funciona por estacas? E o Acer Negundo? dizem que é um dos que mais aceita o clima temperado do Brasil, só que não oferece cores intensas, apenas o amarelo, desculpa tanto bombardeio de perguntas, mas sou meio fanático por árvores de florestas temperadas decíduas. |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 2:55 pm Assunto: |
|
|
Pois é, Romulo. Já vi que compartilhamos uma paixão: as decíduas de clima temperado.
Todas as espécies citadas por você vão muito bem na sua região. Quanto à propagação, vamos por partes:
1) Acer negundo: facílimo por estaquia, desde que respeitadas suas duas épocas: fim do verão (fevereiro), estaca ponteiro verde endurecida ou meio do inverno (julho), estaca lenhosa;
2) Liquidambar styraciflua: não precisa estratificar a semente; apenas semeie em areia úmida (não encharcada!)em maio ou junho e deixe; elas nascerão em agosto ou setembro;
3) Lagestroemia indica: não compensa tentar reproduzir por semente. A alporquia é a melhor escolha. Pesquise sobre este método de propagação na internet.
4) Acer palmatum: duro, duro, duríssimo de germinar; às vezes a estratificação deve durar mais de um ano. Exige temperaturas em torno de 3°C e umidade na medida.
Pergunte à vontade.
Abraços!
|
|
 |
Rômulo
|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 3:08 pm Assunto: |
|
|
Muito bom suas respostas, agradeço mesmo, e o Acer negundo? tenho bastante semente dele, como é a estratificação, ele só fica amarelo mesmo no outono? |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 8:14 am Assunto: |
|
|
Ae galera! estou curioso pra ver a imagem delas, postem aí por favor!!!!!!!! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 10:35 am Assunto: |
|
|
O Acer negundo requer uma estratificação simples, 4°C ou 5°C por 30 a 60 dias em areia úmida (não encharcada). Sei que há uma variedade dela que fica rosada no outono, mas acho que não foi introduzida no Brasil ainda.
Abraços!
|
|
 |
Rômulo
|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 11:09 am Assunto: |
|
|
Ivo escreveu: | O Acer negundo requer uma estratificação simples, 4°C ou 5°C por 30 a 60 dias em areia úmida (não encharcada). Sei que há uma variedade dela que fica rosada no outono, mas acho que não foi introduzida no Brasil ainda.
Abraços!
Ivo |
Em que época eu faço essa estratificação, qual mês do ano, no outono? no inverno? |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 11:14 am Assunto: |
|
|
A melhor época é em junho e julho, para germinar en agosto. _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|