|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 8:25 pm Assunto: Duas novas aquisições |
|
|
Nobres colegas hoje ganhei esses dois exemplares de ipê rosa peço a ajuda dos colegas,para saber o q fazer,pois não quero errar com esses 2;por favor dêem suas opiniões, e dicas dos procedimentos que devo fazer;desde ja obrigado.A seguir fotos.
<script></script><noscript> </noscript>
Ela mede aproximadamente 1,50m IPê 1
Para se ter uma ideia da espessura do tronco. Ipê 1
Ipê 2 também com 1,50m
parte de cima do nebari,talvez tenha algo interessante ai.Ipê 2
<script></script><noscript>
</noscript>
espessura do tronco.
ajudem não sei o q posso fazer agora.ou não fazer nada?
a também tenho uma pitanga aqui,posso desfolha-la nesta época ou devo aguarda? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 9:06 pm Assunto: |
|
|
moura, a pitanga pdoe desfolhar que em poucos dias estará com folhas novas...
Quanto aos ipês é uma parada dura... A questão como pode se ver desde logo são os entrenós (espaço entre folhas) muito longos nesta espécie. Também é difícil de fazer eles ramificarem de acordo para se poder dar um bom estilo a planta... O ideal agora seria deixar apenas engordar, plantar no chão ou num escorredor. Podas drásticas podem ser feitas no final do inverno e durante a primavera e estes aí vão precisar. Só que se replantar no chão ou em escorredor agora, não seria bom mexer no torrõ, ou mexer o mínimo possível. Ao contrário, se fizer o transplante no fim do inverno, antes dele rebrotar, poderá fazer uma limpesa e arrumação geral das raizes. Observe que ele deverá perder as folhas durante o outono/inverno. Isso não significa que ele estará com qualquer problema pois é normal da espécie...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 9:45 pm Assunto: |
|
|
Elio muito obrigado por responder,vou proceder a desfolha da pitanga e pensar melhor nos ipês. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 11:27 am Assunto: bonsai |
|
|
A melhor aula que tive sobre cultivo de ipê foi dada pelo bonsaista paulista Renato Bocabelo, quando de um encontro em que participavamos no Atelier do Dom Mario. Na oportunidade, ele levou um exemplar de sua coleção, que cultiva há anos e anos, e que, segundo disse, intervinha o minimo possível na planta, dada a dificuldade da espécie em responder a intervenções que normalmente outras espécies, inclusive nativas, aceitam bem.
O ideal é aguardar até o inverno e fazer o replantio de suas mudas de ipê distribuindo suas raizes o mais radialmente possível. De preferencia, escolha um recipiente adequado, como uma bacia plastica com altura minima de 15 cm, ou então um vaso de treinamento, que poderá vir a ser o vaso definitivo, sem problema, pois tanto a bacia quanto o vaso irão favorecer o controle do sistema radicular inicial, o que irá facilitar o cultivo, de certa maneira.
Recipiente profundos em demasia, para o cultivo, tendem a ser um grande dificultador quando resolver reenvasar ou replantar em recipiente mais raso, por isso a escolha deve ser inicial e imediata, prevendo essa situação.
O cultivo é sempre a pleno sol, com rega controlada. Significa evitar excesso de rega, espaçando bem, para que o solo não fique nem umido, mas bem seco mesmo entre uma rega e outra. Isso não tem nada a ver com as chuvas. O cultivo tambem deverá ter pouca ou quase nenhuma adubação, para evitar acidez excessiva no solo. O ideal talvez seja o osmocote de liberação a 6 meses, o que favorece que a planta irá utilizar apenas o minimo necessário à sua sobrevivencia.
Aramar o tronco na primavera, para dar um leve movimento é o ideal. Galhos tambem devem receber aramação apenas nesse período. No caso, as dicas sobre aramação são de outro cultivador dessa espécie e não do Renato. Ficar atento a retirar o arame antes que marque ou faça sulcos, o que pode comprometer o sistema de circulação de seiva e causar perdas parciais ou totais. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 7:00 pm Assunto: |
|
|
Nicky muito obrigado pelos esclarecimentos;primeira intervenção vai ser o reenvase para uma bacia seguindo suas dicas.
Só mais uma duvida;6 a 7 horas de sol e o suficiente?
É o máximo de sol que da aqui em casa.
E quanto a poda,a melhor época e na primavera?Estou querendo fazer uma poda drástica se a espécie permitir. |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 7:09 pm Assunto: |
|
|
pessoal isso é ipê roxo mesmo,pois tenho uma muda aqui de ipê roxo(dizendo a vendedora que era...)e as folhas são mais claras e mais largas _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 7:16 pm Assunto: |
|
|
Tau esses são ipe rosa e tenho certeza pois sao cultivados separadamente aqui perto,o amarelo,o roxo,e o rosa.No viveiro da cidade. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|